quinta-feira, 27 de junho de 2024

O QUE SIGNIFICA A SALVAÇÃO EM CRISTO

https://igrejaceleirodedeus.com.br

Salvação é: libertação, resgate. Salvar alguém é o mesmo que libertar alguma de alguma situação que o aprisiona ou resgatar de um cativeiro ou, simplesmente, livrá-lo de algum perigo. A salvação em Cristo é o ato de Cristo libertar o homem da servidão do pecado, resgatá-lo levando-o de volta a Deus, de quem o pecado o afastou e também é o livramento da condenação eterna, por meio do sacrifício de Jesus em nosso lugar.

Em Isaías 59.1,2, o profeta diz que os nossos pecados fazem separação entre nós e o nosso Deus. Observe que a separação parte de nós, pois somos nós que desobedecemos a Deus, a rebelião parte do ser humano, e ao não seguir as leis divinas, estaremos seguindo outras leis que são contrárias às dele.

É importante observamos também que todas as pessoas pecaram, não houve um ser humano sequer que se manteve obediente às ordens do Senhor, conforme afirma o Salmo 14. 2,3.

Uma vez entendido isso, necessitamos reconhecer que precisamos ser salvos. Desde o pecado original, isto é desde a sua origem, no Jardim do Éden, o pecado foi transmitido a toda a humanidade, de modo que já nascemos em pecado. No entanto, a queda de Adão e Eva não pegou Deus de surpresa, ele sabia que o casal iria tentar driblá-lo, por isso, antes de fundar o mundo ele já tinha um plano de salvação preestabelecido. Esse plano consistia em enviar Jesus para se sacrificar em lugar de toda os pecadores.

 

Por que Deus enviou Jesus para se sacrificar ao invés de cobrar do próprio homem?

1. Em Jo 3.16, a Bíblia responde a essa pergunta dizendo que Deus enviou Jesus, seu único filho, porque amou o mundo (a humanidade) de tal maneira. A expressão ‘de tal maneira’ significa que o escritor desse Evangelho não achou palavras para mensurar o amor de Deus em fazer esse sacrifício. Tenha em mente que o primeiro sacrifício em favor da humanidade veio da parte de Deus:  ele enviou seu filho amado - leia Mt 3.17; Lc 9.32-35. O amor de Deus por nós culminou em seu misericórdia, pois uma vez que o homem viva em pecado e isso o fez se afastar do próprio Deus, com suas próprias forças o homem não veria sentido em se sacrificar por sua salvação, visto que o pecado nos cega para a justiça. Jesus precisaria vir ao mundo justamente para abrir os olhos aos que não enxergavam a verdade. Sem Jesus todos somos cegos espirituais - Is 42.16; 2 Co 4.4; Ef 4. 17. 18.

2. O pecado entrou no mundo por meio de um homem - Adão - desse modo, a salvação também viria por meio de um homem - Jesus. Desse modo, Jesus foi enviado por Deus para salvar os pecadores para que a justiça divina fosse feita: uma criatura sua germinou o pecado no mundo, seu próprio filho espalharia a salvação. Leia Rm 5. 12-15.

3. O primeiro homem, Adão, não era induzido pelo pecado, pois antes de sua desobediência o homem era santo, não tinha pecado. Assim, Adão escolheu desobedecer a Deus, usando seu direito de usufruir do livre-arbítrio (sua liberdade de escolher). Assim também, Jesus não tinha pecado, e, embora veio viver no meio de um mundo contaminado pelo pecado, fez uso de seu livre-arbítrio escolhendo obedecer a Deus. Isso é observado em suas palavras as quais afirma que veio cumprir a vontade do Pai - Jo 6. 38 - e, em sua tentação no deserto, ele respondeu ao diabo usando a Palavra de Deus, “Está escrito”,  e não se firmou em seus próprios desejos, como fez Adão no princípio - Mt 4. 8-11. Assim  sendo, Jesus foi enviado para se sacrificar por nós porque Deus o conhecia e sabia que ele usaria seu livre-arbítrio em favor da vontade de Deus, que também era a sua vontade - Jo 15.9, 13 -, isto é, de resgatar o homem trazendo-o de volta para si.

4. Dentre outros motivos, Deus enviou Jesus para nos mostrar o grande valor que temos diante dele. Pedro nos faz refletir -1 Pe 1.18-21 - sobre o alto preço com o qual fomos comprados, a saber, com o precioso sangue de Jesus, o próprio Filho de Deus e que também é Deus - Jo 1.1; Jo 14.8-11. O apóstolo Pedro estava querendo dizer que não foi uma acontecimento sem importância o Filho de Deus ter descido de sua glória, ser gerado por uma criatura sua, criado por quem ele criou e depois ser morto por quem ele deu a vida. Para pagar um preço tão alto pela nossa redenção, isso quer dizer, pelo menos duas coisas: devemos valorizar a nossa salvação a ponto de ser a coisa mais importante nessa vida e, da mesma maneira, precisamos entender o quanto Deus valoriza o ser humano que, apesar de cheio de defeitos, ele não abre mão, pois somos obras de suas mãos, feitos para o louvor de sua glória. Fomos criados não só para glorificar a Deus, louvar a sua glória, mas também somos a criação que engrandece o poder criador de Deus - Ef 2. 10. Já parou para pensar nisso?

 

No amor de Cristo,

Leila Castanha

05/06/2024

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Registre suas dúvidas ou opinião sobre o texto acima. Será um prazer ler seu comentário.