domingo, 31 de março de 2024

A BÍBLIA, O MANUAL DE MISSÕES

 

https://br.freepik.com/vetores-premium


TEXTO BÍBLICO: Mc 16.15

Quando falamos de missões, estamos nos referindo à pregação do Evangelho. A palavra EVANGELHO significa "boa nova, boa notícia ou boa mensagem". No entanto, por que a Igreja tem essa incumbência?

De acordo com Rm 10.13,24, as pessoas não poderão crer em quem nunca ouviram falar, também não poderão ouvir se ninguém for falar a elas. Pensando nisso, Jesus deu essa missão ao seu povo, isto é, cada um que for alcançado pelo evangelho deve levá-lo adiante.

Em Rm 10.14-17, Jesus diz que através da Palavra de Deus as pessoas crerão nele. Daí já entendemos que a mensagem que devemos pregar é a que ele ensinou em sua Palavra. No versículo 17, o apóstolo Paulo torna a dizer que a fé vem pelo ouvir, através da Palavra de Deus.

Uma vez que já entendemos que devemos pregar o evangelho para que as pessoas creiam em Jesus, no versículo 16 do texto acima, Paulo também não esconde que nem todos crerão na mensagem que anunciamos, mas isso não deve ser desculpa para não se pregar, porque os que crerem, só crerão se ouvirem o evangelho. O apóstolo Paulo disse que se fez tudo para todos, para de todo modo conseguir salvar alguns (1 Co 9.22). Esses alguns importa para Deus. Então, o que é de fato o evangelho, o que é essa boa notícia que Jesus nos mandou pregar?

Em 2 Co 5.17-20, o apóstolo Paulo afirma que essa mensagem a ser pregada é a mensagem de reconciliação, ou seja, que Deus em Cristo está reconciliando consigo o mundo. Reconciliar é fazer as pazes. Quando um casal briga e decide se reconciliar, isto significa que ambos resolveram fazer as pazes. Além disso, Paulo esclarece que nós, a Igreja,  somos os embaixadores de Deus ao mundo, ele "pôs em nós o ministério da reconciliação" (v.19 - grifo meu). Esse é o ministério (o serviço) do qual Deus nos incumbiu. Desse modo, podemos resumir o que observamos até agora da seguinte maneira: as pessoas precisam ouvir o evangelho para poder crer,  nós somos os mensageiros enviados por Deus para lhes flar as boas novas, e o evangelho, essa boa nova, é a mensagem de Deus convidando o mundo para ser reconciliado com ele, ou seja, Deus está com uma bandeira branca e deseja que todos voltem a ter paz com ele, isto é, ele está pronto para nos receber de volta.

O EVANGELHO É CRISTOCÊNTRICO: Atualmente, é comum vermos nas igrejas uma preocupação muito grande com o conforto e a aceitação das pessoas em relação à liturgia do culto e toda a sua programação. Tememos magoar alguém, mesmo sem intenção, porque isso pode fazer com a pessoa magoada nunca mais retorne à igreja. Isso indica que estamos vivendo um evangelho antropocêntrico (o homem é o centro), quando, na verdade, o evangelho encontrado na Bíblia é cristocêntrico (Cristo é o centro). Há igrejas que ao separar alguém para o  ministério, fazem isso de acordo com o grau de amizade que possui com o candidato e o próprio ministério (igreja) passa de pai para filho, como se a igreja fosse uma empresa e a autoridade eclesiástica fosse por hierarquia. Não era assim na igreja primitiva: At 13.2,3 nos mostra que quem separava para a obra era o próprio Espírito Santo. A Igreja orava e jejuava e depois esperava o Senhor escolher.

Conta-se a história de um pastor que orava para Jesus levantar para o ministério de sua igreja um diácono e um porteiro. O pastor estava de olho em duas pessoas que eram exemplos na fé: um era banqueiro e o outro era um verdureiro. Apresentou-os a Jesus em oração e o Espírito Santo lhe disse: "Coloca o verdureiro como diácono e o banqueiro como porteiro". O pastor relutou, acreditando que o banqueiro não aceitaria a proposta devido ao cargo, a seu ver, ser muito humilde. Porém, obedecendo à ordem do Espírito, convidou os irmãos, conforme fora instruído em oração. Ambos ficaram muito felizes pelos cargos que lhes fora confiado. O verdureiro passou a servir dentro da igreja com muita alegria e o banqueiro trabalhava na porta com muito gosto. O templo começou a encher, e, após especularem sobre o motivo, o pastor descobriu que quando as pessoas passavam na rua e viam o banqueiro na porta, entravam na igreja porque pensavam: "Se o porteiro é um banqueiro, quem será que está no púlpito?". A igreja cristocêntrica é assim, deixa Deus agir em sua sabedoria.

O EVANGELHO DE CRISTO NÃO É POR CONVENIÊNCIA

 O pastor argentino Juan Carlos Ortiz diz, em seu livro "O discípulos",  que muitos cristãos têm pregado o 5º evangelho, o qual ele denomina de "Evangelho Segundo os Santos Evangélicos", ou seja, um evangelho por conveniência. De acordo com sua análise, pregamos textos, como Mt 11.28-30, evidenciando o versículo 28 - "Vinde a mim todos os que estais cansados e oprimidos e vos aliviarei" - todavia, negligenciando o restante do texto - "Tomai sobre vós o meu jugo e aprendei de mim que sou manso e humilde de coração. E encontrareis descanso para as vossas almas".

Quando a pessoa aceita Jesus, crendo Nele por meio de um evangelho pregado pela metade, ela tende a não permanecer na fé. Se dissermos a elas que vindo a Cristo ele as aliviará e acabará com toda opressão e cansaço que atormentem a sua, e, após aceitarem Cristo, tudo continua igual, a impressão que essas pessoas terão é de que fizemos propaganda enganosa. E nesse caso é enganosa mesmo, pois, de acordo com Jesus, o descanso para a alma será encontrado somente após ele tomar a direção da vida da pessoa e ela aprender com ele a ser mansa e humilde.  Pessoas sem autocontrole não podem ser controladas pelo Espírito Santo, e pessoas arrogantes querem o tempo todo tomar o lugar de Deus, e por isso precisam aprendem primeiro com Cristo, pois a glória divina, ele dá a ninguém (Is 42.8)

Certo dia passei por uma igreja que tinha uma grande faixa dizendo: "Pare de sofrer! Jesus quer mudar a tua história". Embora a mensagem pareça muito bíblica e, sem dúvida, possui um apelo humanitário, ela não está representando a mensagem do Evangelho de Jesus. Em Jo 6.33, Jesus não isenta os seus servos de sofrimento, pelo contrário, ele disse "no mundo tereis aflições". Não há brecha para se achar qualquer outra coisa além do que foi dito, o verbo está no indicativo (expressa certeza).  

Outro versículo muito comumente pregado nos cultos de evangelização é Fp 4.13 - "Posso todas as coisas naquele que me fortalece" - há quem pregue que o que você quiser conseguirá através de Cristo. Esse não é o Evangelho que a Bíblia prega, e nem o que o versículo citado expressa. Se lermos os versículos anteriores, isto é, versículos 10-14, veremos que o apóstolo Paulo está dizendo que aprendeu estar feliz em toda e qualquer circunstância, na fartura e na necessidade, na abundância e quando passa fome, ser honrado e ser desprezado, etc. Ele diz isso porque inicia sua carta agradecendo os irmãos de Filipos (os filipenses) pelo cuidado que tiveram para com ele (lembre-se que Paulo estava preso), no entanto, ele diz que embora seja grato, ele não depende dessa honra, pois ele aprendeu ficar bem, ser feliz em qualquer circunstância da vida, pois quem o fortalece é Deus. Essa é a mensagem do apóstolo Paulo e não a que ouvimos por aí e alguns saem divulgando como sendo o que a Bíblia diz.

O pastor Juan Carlos Ortiz, a quem já me referi acima, diz que há pessoas que aceitam a Jesus como uma garotinha que recebe um pão com geleia: come toda a geleia do pão e depois joga o pão fora. Essas pessoas são aquelas que aceitam Jesus por causa das bênçãos, de tudo o que ele pode lhes dar, mas quanto a Cristo, o pão vivo que desceu do céu (Jo 6.51), elas rejeitam. É por isso que há nas igrejas muitos crentes anêmicos espirituais, subnutridos, porque se alimentam de coisas passageiras (milagres, prosperidade financeira, etc.). Jesus disse que quem se alimenta dele (não do que ele dá), viverá eternamente. Estamos cheios de igrejas repletas de mortos espirituais, pois seus membros não têm prazer na Palavra de Deus, e Jesus já havia declarado que a Palavra que Deus enviou ao mundo é vida (Jo 12.50), e quem liberta o homem de toda opressão é a Palavra de Deus (Jo 8.32), é ela que santifica (Jo 17.17). Quando ficamos facilitando as coisas para as pessoas virem a Jesus, estamos demonstrando com isso que não conhecemos o manual de missões. a Bíblia Sagrada. Paulo diz, em Rm 1,16, que não se envergonha do evangelho de Cristo, "porque é o poder de Deus para SALVAÇÃO de todo aquele que crê". Não há coisa mais poderosa para salvar as pessoas e trazê-las para Deus do que a mensagem que o próprio Deus deixou para elas, isto é, o EVANGELHO. 

Quando o povo veio do cativeiro babilônico, Esdras começou a levá-los de volta para Deus, por meio da leitura diária da Palavra (7 dias consecutivos). Ele lia e explicava o texto para os homens, mulheres, crianças e todo o povo que tinha condição de entender. O período dessa aula era desde o início da manhã até o meio-dia. Esdras não se preocupou que as pessoas ficariam cansadas, ele só se lembrava de que sem Deus eles estariam perdidos. E, contrário alguns de nós pensariam hoje, o povo estava ATENTO à Palavra de Deus. Decerto, o cativeiro com todas as dificuldades que aquele povo enfrentou fez com que se voltassem de coração para as leis de Deus, pois na direção dele o povo estava seguro. Por isso, muitas vezes Deus permite que a Igreja seja perseguida e passe por momentos de muita dificuldade para ela poder se voltar para ele. Igrejas que tem o homem como centro, tira o Senhor do meio dela, e, por amor aos seus, muitas vezes Deus pesa a sua mão. Voltemos enquanto é tempo a dar ouvidos à Palavra do nosso Mestre, pois o Espírito Santo zela pelas coisas de Deus e ele tem ciúmes da Igreja  (Tg 4.5) e "dura coisa é cair nas mãos do Deus Vivo" - Hb 10.31

Vi uma frase que dizia: "Deus não é aspirina para a hora da dor" (aspirina serve como analgésico, assim como a dipirona e o paracetamol), e muita gente vem para a igreja procurando alívio para a sua dor, mas não procurando Deus. Deus está disposto a reconciliar o mundo consigo, por meio do seu Filho Jesus Cristo que pagou o nosso preço com seu sangue. No entanto, fazer as pazes conosco não significa que ele vai nos servir. Bem pelo contrário, ele vem nos reconciliar para começarmos do zero, assim como era no princípio, quando ele andava com o primeiro casal no jardim - Gn 3.8. O apóstolo Paulo explicou aos crentes da Galácia(os gálatas) que ao aceitar Jesus como seu Senhor e Salvador, agora ele morreu com Cristo ("estou crucificado com Cristo"); e agora eu não vivo mais, mas Cristo vive em mim. 

O Novo Testamento tem esse nome porque, através de Cristo, Deus firmou um testamento, um pacto, uma aliança com o mundo. Esse testamento é selado com o sangue de Jesus. Ele diz respeito ao novo acordo de paz entre Deus e o mundo (no Antigo Testamento seu acordo era com os judeus apenas, agora é com o mundo). E que acordo é esse? O acordo é o seguinte: Deus, por meio de seu Filho que se sacrificou pela humanidade, está com a bandeira branca hasteada, convidando a todas as pessoas a aceitarem o acordo de paz entre ele e nós. E esse acordo vem com um brinde: por causa do sangue que Jesus derramou por nós, entramos nesse acordo com o direito de sermos adotados como seus filhos.

É lindo esse plano magnífico de reconciliação! E as palavras de Paulo em 2 Co 5.17-20, despertando os  irmão de Corinto para fazerem a missão pela qual Jesus comissionou  sua Igreja foram as seguintes: "Somos embaixadores de Cristo, como se Deus tivesse fazendo o seu apelo por nosso intermédio. Por amor a Cristo lhes suplicamos: Reconciliem-se com Deus". (versão NVI).  Ou seja, nosso papel como embaixadores de Cristo ao mundo é dizer a todos que Deus está pronto para se reconciliar com todos, e quem aceitar a sua proposta, deverá fazer um pacto de compromisso com o seu Filho Jesus, e então esse acordo será validado, pois o sangue de Cristo foi o preço pago por essa nova aliança entre Deus e o mundo.   

Um abraço!

No amor de Cristo,

Leila Castanha

31/03/2024

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Registre suas dúvidas ou opinião sobre o texto acima. Será um prazer ler seu comentário.