segunda-feira, 8 de abril de 2024

CRISTO, O TEMA CENTRAL DA BÍBLIA

 

https://br.pinterest.com

TEXTO BÍBLICO: Jo 1:43-45

     Desde Gênesis até Apocalipse, a Bíblia apresenta Jesus, na verdade, o objetivo central da Bíblia é revelar Cristo, pois o plano divino sempre foi restaurar a comunhão do homem com Deus, e isso só é possível através de Cristo, visto que esse era o plano de resgate do homem desde antes da própria queda. (leia 1 Pe 1.18-20; Ef 1.4). Em Gênesis 3.15, o plano da salvação por intermédio de Cristo já havia sido revelado, e o apóstolo Paulo confirma o comprimento dessa profecia em Gl 4.4. No texto bíblico acima citado (Jo 1.43-45) observamos que Filipe, ao anunciar a Natanael que havia encontrado Jesus, que era o Messias prometido, ele diz que havia achado "aquele sobre quem Moisés e os profetas escreveram", ou seja, com essas palavras Filipe se referiu a todo o Antigo Testamento, do Pentateuco aos livros dos profetas (Pentateuco são os 5 primeiros livros da Bíblia, escritos por Moisés: Gênesis, Êxodo, Levíticos, Números e Deuteronômio). Em Jo 5:46, o próprio Jesus cita o Pentateuco, mostrando aos seus ouvintes que tudo o que as Escrituras falavam o fim era.

Observação: Ao dizer que Jesus é referido do Gênesis ao Apocalipse, isto é, do início ao final da Bíblia, não significa que a Bíblia está em ordem cronológica: não pensemos que gênesis foi escrito primeiro, depois foi êxodo, etc. Na verdade, a Bíblia foi organizada por assunto, não por data, assim temos os livros do Antigo Testamento agrupados na seguinte ordem: Pentateuco (5 livros de Moisés), história, livros poéticos e os profetas (maiores e menores). Essa designação de "maiores" e "menores" se refere ao tamanho do livro, por exemplo: Isaias faz parte dos profetas maiores, porque seu livro é extenso (66 capítulos), em comparação com Obadias, que faz parte dos profetas menores, porque seu livro é menor do que outros (só tem 1 capítulo). No Novo Testamento acontece a mesma coisa, são organizados por assunto: primeiro vem os Evangelhos (livros que contam desde o nascimento de Jesus até sua volta ao céu), depois vem as epístolas paulinas (as cartas do apóstolo Paulo, a maioria é endereçadas a determinadas igrejas), em seguida as epístolas gerais (cartas de vários autores enviadas para todo o povo de Deus, não tem um destinatário específico), e, por fim, vem o livro da revelação (apocalipse). 

     A encarnação de Jesus foi um episódio muito profundo, embora devido à distância do tempo pareça algo tão simples: quando Cristo aceitou nascer como um ser humano, como qualquer pessoa humana, isso exigiu dele uma humildade extrema, o apóstolo Paulo diz que ele se "esvaziou a si mesmo", isto é, ele trocou tudo o que ele era (poderoso, imortal, glorioso etc.) pelo nada que são os seres humanos (fracos, limitado, sentimentos instáveis, etc.). Entenda isso: Jesus era o próprio Deus se despindo de todo o seu poder  e autossuficiência e se entregando, sem qualquer defesa, nas mãos de suas próprias criaturas (leia Fp 2.7). 

     Phillip Yancey, em seu livro "Decepcionado com Deus", ao tratar do grande sacrifício que Jesus realizou ao se encarnar (tornar-se carne, humano), relata que outro autor, C. S. Lewis, comparou a encarnação de Cristo à transformação de um humano em uma lesma (tão baixo ele desceu para se fazer um de nós). Já o próprio Yancey pondera que ao assumir a forma humana, Cristo precisou vir ao mundo como um bebê recém-nascido, totalmente dependente, frágil e sem controle de si mesmo. Era Deus nas mãos dos homens (inimaginável isso, não é?). E, ainda mais inimaginável é o pouco valor que damos a esse tremendo ato de amor, de um Deus que, desde o princípio, fez questão de suas criaturas.

     Phillip Yancey ainda pontua que a encarnação de Cristo deu a ele e a nós, seres humanos, a oportunidade de manter um relacionamento próximo e direto com a divindade, coisa que, antes desse acontecimento não era possível devido à glória de Deus , que impossibilitava qualquer contato do divino com o humano (veja como o povo sentia medo da glória de Deus: Ex. 20. 18, 19; o próprio Moisés  sentiu medo - Ex 3. 6). O autor observa que quando um ser divino se manifestava ao homem (fosse anjo ou o próprio Deus), ao invés, de saudar a pessoa com um "bom dia", "boa tarde", "shalom", ou qualquer saudação da época e do lugar, ele já chegava dizendo: "Não tenha medo". Daniel, quando recebeu a visita de Gabriel,  anjo mensageiro de Deus, ficou tão apavorado que suas pernas ficaram tremendo; ele narra que seus joelhos batiam um no outro, e olha que o anjo já chegou dizendo para ele não ter medo (leia Dn 8. 18; Dn 10. 9-12).

Observação: *Cristofania é um termo técnico da teologia cristã utilizado para designar as aparições de Cristo pé-encarnado ocorridas no Antigo Testamento). 

Observação 2: Ao ser encarnado, Jesus recebeu esse nome porque significa Salvador, para se referir a sua missão no mundo. 

     Quando dizemos que Jesus é o tema central da Bíblia, isso significa que ele não somente foi profetizado e referido desde o Antigo Testamento, mas ele apareceu em toda a história. A Bíblia apresenta uma trindade (três pessoas que vivem em unidade, isto é, não vivem em prol de si mesmas e de seus poderes, mas são intrinsicamente ligados, são eles: o Pai, o Filho - Jesus - e o Espírito Santo). Embora a palavra trindade não se encontre na Bíblia, a distinção entre eles é notória (leia Mt 3.16,17;   Mt 28. 19). Na criação, a Trindade (Pai, Filho e Espírito Santo) agiram juntos, observe que o verbo está no plural "façamos", isto significa que havia mais de um ser fazendo o homem, além disso, na língua original em que essa passagem foi escrita, o hebraico, onde lemos Deus, está Elohim, esse termo se refere ao plural. Se fosse só uma pessoa seria Elohá, que é a forma singular de Deus (Leia Gn 1. 26). O mesmo aconteceu na confusão das línguas, na torre de Babel (Gn 11.7).

     Jesus estava com Deus (o Pai) antes que o mundo existisse (Jo 11.7). No texto a seguir, além de mostrar que Jesus já habitava com Deus, antes de tudo, e foi ele que fez tudo, e que tudo é para ele, João evidencia que, apesar de Cristo ter nascido ser seis meses depois dele (ou seja, como humano, Jesus era  mais novo do que João). pois Maria ficou grávida quando Isabel já estava de seis meses, mas, para evidencia que antes de ser encarnado Jesus já existia, por isso ao falar sobre Cristo revelou que João, na verdade, Jesus veio antes dele, visto que ele era eterno  (Lc 1.36Jo 1.1,2,3,18,26,27). 

JESUS APARECEU EM VÁRIOS MOMENTOS NO ANTIGO TESTAMENTO

     Jesus havia aparecido para algumas pessoas no Antigo Testamento. Há duas nomenclaturas que aparecem no Antigo Testamento que se refere a Jesus, além de outras: Eu Sou  e O anjo do Senhor. Além dessas, podemos identificá-los por atributos próprios dele, ou seja, de acordo com o que as profecias falam sobre ele.  O próprio Jesus havia dito que "antes de Abraão Eu Sou" (Jo 8.58). Observamos que ele se apresenta da mesma maneira em alguns episódios no Antigo Testamento, como, por exemplo, quando Moisés pergunta como dirá a Faraó quem o enviou, o Senhor lhe disse para dizê-lo "Eu Sou me enviou a vocês"- Ex. 3.14. Ele também afirmou que quando o crucificassem "vocês descobrirão que EU SOU" (Jo 8.28).

     O Anjo do Senhor também é outro nome dado a Jesus - Atenção: para se referir a Cristo, o artigo deverá ser definido (o), quando aparece como um anjo do Senhor - artigo indefinido (um) - se refere a anjos, de fato. Outra evidência também é que um anjo comum (serafins, arcanjos, etc.) não podem receber adoração, somente Deus pode.  Veja o que Jesus respondeu ao diabo (um anjo caído) quando ele sugeriu que Jesus o adorasse (leia Mt 4.10). No entanto, quando lhe adoravam, ele não repreendia, mas aceitava a adoração, visto que ele é Deus - (leia Mt 8.1-3Jo 9.38; Mc 2.7). Quando João recebeu a revelação descrita no livro de Apocalipse, ele ajoelhou-se para adorar o anjo que lhe revelara aquelas coisas, mas o ser angelical o repreendeu (leia Ap 22. 8,9). Todavia, Jesus aceitou adoração de todos e aA Bíblia revela que ele é Deus, por isso pode ser adorado (leia Is 9.6 "Deus Forte"; João 1.1- "o verbo era Deus"; Hb 1.8 - "ó Deus"). 

     Algumas aparições de Jesus no Antigo Testamento: Leia - Jz 13.18  (conversou com o pai de Sansão - "Maravilhoso" é um termo messiânico - Is 9,6). Socorreu Agar e seu filho Ismael no deserto (Gn 16. 7,14 ). Impediu Abraão de matar Isaque (Gn 22.11,12). Encontrou-se com Jacó, primeiro em sonho (Gn 28. 11-19), depois apareceu a ele, revelando que era ele quem lhe fez promessas em Betel  (Gn 31. 11-13). Apareceu a Moisés na sarça ardente - sarça ardente significa, mato que pegava fogo, mas não ficava queimado - (Ex 3. 1-6). Apareceu a Josué - apresentou-se como "príncipe do exército do Senhor", isto é, o comandante do exército celestial - no entanto, não era um anjo qualquer porque aceitou ser adorado por Josué, além de que a mensagem que deu a ele foi a mesma que deu a Moisés (leia Jz 2.1-5). Apareceu a Gideão para animá-lo (Jz 6. 11-14). Há mais textos velho testamentários que mostram Jesus agindo no Antigo Testamento, mas ficaremos por aqui a fim de não estendermos mais o texto.

     Que o Espírito Santo nos faça enxergar os mistérios revelados sobre a encarnação de Cristo para valorizar esse grande sacrifício do Filho de Deus, que por amor a nós desceu ao mais baixo estado, de criador a forma e vida de criatura, e ainda foi rejeitado pelos seres que criou, por fim ainda morreu uma morte vergonhosa, visto que a cruz era castigo para os piores criminosos. Oro para que o Santo Espírito nos faça reconhecer o amor de Deus em Cristo e seu sacrifício a fim de reconciliar consigo o mundo.

     Jesus sempre esteve presente na história humana com aqueles que serviam a Deus de coração, e antes de voltar ao céu ele deixou duas promessas que se resume em uma: "Vou, mas enviarei outro Consolador, o Espírito Santo para estar convosco" e "Estarei convosco todos os dias". Por meio do seu Espírito, que habita em nós e trabalha nos lembrando tudo o que Jesus ensinou, o próprio Cristo está presente conosco. 

Que lindo mistério é a Trindade: Jesus veio falar o que o Pai mandou e o Espírito Santo vem lembrar a igreja tudo o que Jesus ensinou da parte do Pai. Que união e harmonia! Que aprendamos a sermos um assim como eles são um (Jo 17. 20, 21) .

Que o amor de Deus em Cristo Jesus, arda em nossos corações

No amor de Cristo,

Leila Castanha

07/09/2024


BIBLIOGRAFIA

Bíblia Sagrada, NVI

Decepcionado com Deus - Phillip Yancey

Revista Maturidade Cristã,, lição 4 - 1991, 2º trimestre - CPAD

*Cristofania – Wikipédia, a enciclopédia livre (wikipedia.org)


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Registre suas dúvidas ou opinião sobre o texto acima. Será um prazer ler seu comentário.