sábado, 23 de fevereiro de 2013

A IMPORTÂNCIA DO BATISMO NAS ÁGUAS


Geralmente, quando o pastor pergunta a alguém qual o motivo pelo qual deseja se batizar a resposta é  a seguinte:
-Quero me batizar porque desejo fazer parte do corpo de Cristo!
Embora a resposta pareça muito boa, este não deve ser o principal motivo para alguém descer às águas batismais, por isso, vamos entender um pouco mais a fundo o que significa o ato do batismo.
A palavra “batismo” vem do grego “baptismos”, que quer dizer “mergulho”.
O batismo nas águas é um simbolismo, assim como são o pão e o vinho da Santa Ceia. Embora qualquer um possa comer o pão que, normalmente compramos na padaria ou no supermercado, e pode beber o suco de uva, só os cristão devem participar desse cerimonial porque após a oração ele passa a ser ingerido pelo seu significado e não pelo sentido real. Ou seja, não é mais um pão ou um vinho, mas é o símbolo do corpo e do sangue de Jesus.
Assim também funciona com o batismo nas águas, por isso não deve ser realizado sem um entendimento prévio.  Durante a cerimônia batismal, as águas não serão mais um lugar de tomar banho, mas ela carrega um significado, de forma que quem descer sob ela, está confessando que aceita tudo o que implica a representação do ato.
Então, vamos entender qual é o significado do ato batismal. O batismo nas águas é símbolo de sepultamento. Ou seja, quando uma pessoa morre, o processo final é sepultá-la. Da mesma maneira acontece quando a pessoa decide viver para Deus: seu velho homem deve morrer e como consequência, ser sepultado. É aí que entra o simbolismo do batismo: quando o pastor mergulha um irmão em Cristo nas águas, significa que aquela pessoa que vivia para o mundo e era regida pela sua natureza carnal, está morta e naquele momento foi sepultada. Ao emergir (sair da água), significa que o velho homem foi deixado lá embaixo, e agora a pessoa que subiu renasceu como um novo homem que dali em diante fará a vontade de Deus e não mais a sua própria.
O pastor argentino Juan Carlos Ortiz disse que ao batizar os irmãos, na hora de imergi-los (mergulhá-los), ele diz o seguinte: “Eu te mato para você renascer para Cristo, em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo”.
E é exatamente isto o que simbolicamente acontece no ato batismal: a morte de alguém para o pecado e o seu renascimento para Deus.
É muito importante entendermos que o batismo nas águas é só um simbolismo. Ele não é um meio de santificação, ou seja, ninguém será salvo só porque é batizado.  O batismo é um ato de obediência a Deus, uma vez que Cristo declarou que “quem crer e for batizado será salvo” (Mc 16.16). Porém, ao entendermos a importância do ato e compreendermos o Evangelho o qual aceitamos, nos negarmos a descer às águas poderá implicar em perda da salvação, não porque o batismo tem poder de salvar alguém, mas porque não estamos dando importância a um mandamento de Cristo. Lembre-se do texto citado acima, o qual nos mostra dois passos para a salvação: 1º: Quem crer; 2º: For batizado; 3º: Será salvo. Compreende agora a importância?
O batismo nas águas dá direito ao cristão de ser integrado como membro da Igreja de Cristo. O grande problema de se tomar essa decisão sem responsabilidade é o peso que lhe sobrevirá, conforme exorta o apóstolo Paulo após explicar aos irmãos de Corinto o simbolismo da Santa Ceia do Senhor (que muitas igrejas dão permissão para participar somente após o batismo nas águas), dizendo o seguinte:
“Por isso, aquele que comer o pão ou beber o cálice do Senhor, indignamente será culpado do corpo e do sangue do Senhor. Examine-se, pois o homem a si mesmo... Pois quem come e bebe sem discernir o corpo do Senhor, come e bebe para sua própria condenação” (1 Co 11.27-29). (itálicos meus)
O batismo nas águas também é uma confissão pública de fé, e o próprio Jesus deu o exemplo, batizando-se também. Como ele não tinha pecado, não havia necessidade alguma de passar por essa cerimônia, mas como diz a Bíblia, em tudo Ele se deu como exemplo (1 Pe2.21)
Como ato de obediência a Deus, o batismo é também um ato de fé, visto que, só obedece a Deus quem crer nele. Por isso, Jesus disse (Mc 16.16) que “quem crer e for batizado será salvo”. Perceba que primeiro ele diz “quem crer”, porque o batismo, como qualquer outra cerimônia simbólica, só é realizado por quem crê. Por exemplo: só tem sentido fazer simpatias se a pessoa crer que aquilo acontecerá. Ninguém em sã consciência escreve uma carta para o Papai Noel, de fato, se não acredita em sua existência. Assim também, só obedecemos a Palavra de Deus quando cremos Nele.
Podemos entender a partir dessa observação o porquê de todos os que aceitavam o Evangelho, consequentemente, descer às águas do batismo. (Leia At 8.12; At 8. 35-38; At 9.18).
Embora algumas igrejas só permitam que o novo convertido seja batizado após uns meses de experiência, não parece ser o que ensina as Escrituras. Vejamos a narração de Atos dos Apóstolos 8.35-39 e prestemos atenção, em especial, na pergunta do eunuco e na resposta de Filipe:
“...Chegando a certo lugar que havia água, disse o eunuco: “Eis aqui água. Que impede que eu seja batizado”? Filipe respondeu-lhe: “É lícito (permitido), se creres de todo o coração”.(vv. 36,37)
Aí percebemos que o único empecilho  para alguém não ser batizado é se o indivíduo não crer no Evangelho.  Todavia, se ele crê é lícito (é permitido) que ele desça às águas batismais, e aos poucos vá crescendo na graça e no conhecimento do Senhor Jesus, que é o dever de todo cristão (2 Pe 3. 18)

Nota: 1. “Eunuco” era o nome dado aos homens que eram responsáveis pela guarda das mulheres do rei (geralmente eram castrados).
            2. A sigla “vv” quer dizer, versículos.

RESUMINDO:
O batismo nas águas é a confirmação pública de que a pessoa crê no Evangelho de Jesus Cristo e deseja sepultar seu velho homem e tornar-se uma nova criatura. Assim, entendemos que não é correto participar do batismo sem estar certo de que você realmente deseja mudar de vida, isto é, que você deseja  andar como Cristo andou (Leia 1 Jo 2.6).
Portanto, se você não tem certeza de que quer se batizar, provavelmente isso quer dizer que você não tem certeza de querer ser participante da Igreja de Cristo ou não entendeu ainda a importância desse ato simbólico para os cristãos. Realmente, é algo que deve ser pensado, porque Deus não aceita  hipocrisia (fingimento), mas se servir de ajuda, termino estas linhas dizendo-lhe que vale a pena servir a Deus porque, conforme dizia o salmista “Ele é bom e a sua benignidade (bondade)  dura para sempre” (Leia o Sl 136 e veja quanto você tem a ganhar com Ele).


 No amor de Cristo,

Leila Castanha

 SP 02/2013


24 comentários:

  1. eu serei batizada, pela gloria de DEUS, e eu queria saber mais sobre a importância do batismo. esse texto me ensinou mais, e me deu mais motivação para desce as águas, eu tinha muita duvidas e medos, mais eu acabei de ler esse texto, e nas minhas orações eu me fortaleci mais .. FIQUEM NA PAZ DO SENHOR O:)

    ResponderExcluir
  2. Prezada Jessica fico muito feliz pela sua decisão em descer às águas. Não sei qual é exatamente suas dúvidas, mas para que eu possa procurar saná-la acho importante que você escreva-as, caso não queira torná-las públicas pode utilizar meu e-mail postado neste blog. Em relação ao batismo quero afirmar que não há escolha melhor do que esta, pois é gratificante servir a Deus. Receba meu forte abraço e meus parabéns pela sábia escolha. Fique na doce paz do Senhor Jesus e seja bem-vinda à família de Cristo.
    Com amor,
    Sua irmã em Cristo,
    Leila Castanha

    ResponderExcluir
  3. Nossa amei.pois estava muito preocupada na resposta que daria ao pastor quando ele me fizesse a pergunta mas agora estou mais tranquila... Obrigado pela ajuda.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Querida irmã Liliane Maria,
      Fico muito feliz por tê-la ajudado a compreender a importância do batismo nas águas, e espero que sua compreensão a tenha levado a decidir-se por descer às águas batismais para fazer parte da grande família de Cristo. Será uma imensa alegria para o povo de Deus recebê-la, formalmente, como membro da família cristã. Que Deus continue te abençoando mais e mais. Um forte abraço!

      Excluir
  4. Amei muito bom o texto.me ajudou bastante pois vou me batizar mês que vem dia vinte e este texto me ajudou muito. Obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Glórias a Deus! Fico muito feliz pela sua decisão e a minha oração é para que Deus te ajude a concretizar esta bênção, e que o salmo 27.4 se torne uma realidade na tua vida. Um forte abraço e fique na doce paz de Cristo.

      Excluir
  5. Muito obrigada! Amei, e me ajudou bastante <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Prezada Micaele Sales,
      Fico muito agradecida a Deus por tê-la ajudado a esclarecer seus questionamentos a respeito da importância do batismo nas águas. Espero que, ao compreender esta realidade cristã, você tenha também se decidido por declarar sua fé cristã, participando deste belo rito ordenado por Cristo. Oro para que esta tenha sido a tua decisão e, desde já, sinta-se bem vinda a esta grande família, e afirmo que você só tem a ganhar fazendo parte do povo de Deus.
      Sinta-se abraçada, no amor fraternal,
      Em Cristo Jesus

      Excluir
    2. quais são os documentos precisos para se batizar nas águas

      Excluir
    3. Prezado Leitor,
      Biblicamente, para batizar-se nas águas é necessário apenas que você creia na salvação ofertada pelo sacrifício do Senhor Jesus Cristo e queira viver uma vida de santificação, isto é, voltada para Deus, evitando a prática do pecado. No entanto, na maioria das instituições cristãs, é exigido que se comprove se o candidato ao batismo é solteiro ou casado. Os demais documentos, como RG, CPF, por exemplo, são pedidos por algumas igrejas, enquanto que outras não solicitam. Você pode se informar com o secretário da sua igreja, com o pastor ou algum crente mais antigo que, certamente, saberão te informar melhor, pois isso varia de igreja para igreja. Mas, se seu desejo é dar esse passo tão importante no mundo cristão, pois é ordem de Cristo, te parabenizo pela sábia decisão, e adianto que você está no caminho certo. A decisão de batizar-se significa que você pretende viver segundo os ditames das Palavra de Deus, pois a partir de então, oficialmente, você será ligado ao corpo de Cristo, que é a Igreja.
      Obrigada pela participação e que Deus te abençoe!

      Excluir
  6. Nossa foi muito gratificante esse post, descerei às águas mês que vem, mas esse texto me ajudou e muito. Muito obrigado. Que Deus te abençoe tremendamente!

    ResponderExcluir
  7. Prezado Sergio Luis,
    Fico grandemente agradecida a Deus por este post ter servido para acrescentar na sua vida, no entanto, minha maior alegria é em saber que você se decidiu a fazer parte da Igreja de Cristo. Deus seja louvado pela tua vida e que o Espírito Santo te faça crescer mais e mais em Cristo Jesus nosso Senhor. Parabéns pela sábia decisão!

    ResponderExcluir
  8. como devo tratar um irmao que foi batizado nsaguas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Prezado Francisco lopes farias nunes,
      Creio que um irmão recém-batizado deve ser tratado com muito amor e alegria, pois cada um que a Igreja ganha para Cristo é mais uma alma que o Adversário perde. Como Igreja, devemos nos rejubilar por cada irmão que desce às águas, pois através deste ato ele está declarando que agora o seu viver é Cristo. Além disso, ao ser batizado ele pode ser oficialmente reconhecido pelos irmãos como parte do corpo de nosso Senhor Jesus.

      Excluir
  9. Qual é a melhor frase para falar no dia do batismo quando o pastor pergunta a alguém qual o motivo pelo qual deseja se batizar

    Nome:sabrina

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Prezada Sabrina,
      Todas as frases mostradas no texto, e que são comuns de serem ditas na hora de alguém responder o porquê quer se batizar são válidas. A questão discutida é se essa pessoa entendeu o real significado do batismo que é a confirmação de que queremos morrer para o mundo e passar a viver para Deus. Talvez esta seja a melhor resposta, mas não há regras, o importante é compreender o significado desse ato. Assim sendo, diga o que você realmente sente em relação ao por que você tomou esta decisão tão maravilhosa. Caso você seja candidata ao batismo, receba desde já os meus parabéns! Sábia escolha!

      Excluir
  10. Um casal que vive juntos solteiro os dois pode batizar sem se casar no civil?
    Pois recebo uma pensão e posso perder!

    ResponderExcluir
    Respostas

    1. Prezado Anônimo,
      Primeiramente, peço desculpas por não ter conseguido respondê-lo antes. Com respeito a sua pergunta, quero parabenizá-los pelo interesse em batizarem-se, pois já é um indício de que vocês querem fazer a vontade de Deus.
      Na verdade, as igrejas cristãs, em sua grande maioria, não aceitam batizar pessoas que vivem juntos sem serem casadas, isto porque, segundo o entendimento bíblico destas igrejas, isto contradiz a ordenança bíblica de 1 Coríntios 7. 8, 9, que diz que se a pessoa solteira ou viúva não consegue viver sozinha, então se case. Observe que o motivo do apóstolo Paulo aconselhar tais pessoas a casarem-se, é para não ficarem se abrasando (pegando fogo), isto é, ardendo de desejo sexual.
      Para Deus, o casamento é o meio legal para que homem e mulher consumam o ato sexual, e antes desse compromisso a Bíblia proíbe esse tipo de relação. Em Hebreus 13.4, a ordem bíblica é honrar o casamento (tê-lo em alta estima). Nesse versículo, fica evidente que ao tratar do “leito sem mácula” (sem mancha) o escritor deixa claro que ele refere-se ao “leito conjugal” (de casados). Ele não deixa espaço algum para alguém pensar que possa viver uma vida em comum (com relação sexual) com outra pessoa, sem casarem-se.
      Em relação à pensão que vocês recebem, é uma questão bem complicada, principalmente vivendo num país como o nosso que não dá subsistência necessária aos seus cidadãos. Todavia, é importante salientar que ser cristão implica em confiar em Deus em todos os ângulos da nossa vida (conjugal, emocional, financeira etc).
      Certa vez Jesus disse que se Deus não desampara nem os passarinhos, como Ele iria nos desamparar? (Leia Mateus 6. 25-33). O apóstolo Paulo disse a mesma coisa aos irmãos da cidade de Filipos (Leia filipenses 4.6).
      Quando nos batizamos nas águas, estamos fazendo uma confissão pública, através desse ato, que agora pertencemos a Deus, e iremos viver segundo a Sua vontade. E muitas vezes isto implica em renunciar (perder algo) - (Veja Mateus 10.37; 19.29). Lembre-se de que tudo o que tem aqui é passageiro, e o que Deus nos dá é muito melhor, pois é eterno. Se nos submetermos a vontade de Deus, ele faz questão de providenciar as nossas necessidades (Leia 1 Pedro 5. 6,7).
      Assim sendo, resta-me apenas repetir as palavras de Davi nos Salmos 37.25: “Já fui jovem e agora sou velho, e nunca vi um justo desamparado, nem os seus filhos mendigando o pão”.
      Não estou dizendo que com Jesus vocês nadarão em dinheiro, mas sou testemunha de que ele nos sustenta em nossas necessidades.
      Vale a pena confiar nele, e vocês verão o quanto Ele é capaz de fazer por vocês.
      Um grande abraço,
      No amor de Cristo.

      Excluir
  11. Estou querendo me batizar mas não sei se estou pronta. O que faço? Como é estar bem preparada para o batismo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Prezada Anônimo,
      Primeiramente, desculpe-me pela demora em respondê-la, mas não foi possível fazê-lo antes. Em relação a sua pergunta, conforme esclareci no texto acima, o batismo é um ato público de fé que deve ser realizado conscientemente. Seu propósito é declarar publicamente que o nosso objetivo daqui para frente é viver para Deus, morrendo, desta forma, para o mundo. Assim sendo, para descer às águas batismais o importante é ter desejo de servir a Cristo.
      Não pense que você deve esperar parar de pecar, porque isto é impossível: uma coisa é pecar por prazer, outra coisa bem diferente é pecar porque somos pecadores. Há uma frase que acho bem interessante, e penso que te ajudará a compreender o que digo: “Não somos pecadores porque pecamos, na verdade, pecamos porque somos pecadores”. É muito comum os novos convertidos preocuparem-se sobre o fato de sentirem-se tentados a pecar, mesmo tendo desejo de servir a Deus. A Bíblia diz que toda tentação que nos sobrevêm é humana – é algo próprio do ser humano, não provém de Deus, mas ele nos ajuda a vencê-las (Leia 1 Coríntios 10.13 e Tiago 1.13).
      Além disso, o apóstolo Paulo confessou que muitas vezes ele fazia o que não queria por causa do pecado que habitava nele (Romanos 7. 16-22). Veja que o apóstolo Paulo não tinha prazer em pecar, mas seu corpo decaído o levava a fazer coisas que ele não queria, e, nesse caso, Deus deixou-nos um escape: confessar o pecado e procurar deixar de praticá-lo (Leia 1 João 1.8, 9, Provérbios 28.13). É importante também salientar que devemos fugir da aparência do mal, isto é, não brincar com o pecado, conforme está escrito em 1 Tessalonicenses 5.22.
      Na verdade, a santificação (separação do pecado) é um ato gradual, vai acontecendo aos poucos, conforme vamos crescendo em Cristo, pela leitura da Bíblia e a oração. É por isso que o apóstolo Pedro exorta os irmãos a “crescerem” na graça e no conhecimento de Jesus (1 Pedro 3.18).
      Conforme vamos buscando fazer a vontade de Deus, as obras da carne (o que praticávamos antes) vão saindo e dando lugar ao fruto do Espírito (características novas que passamos a possuir) – Leia Gálatas 5. 13-25).
      Vá em frente caso o seu propósito em batizar-se seja o de confessar, por meio do ato batismal, que você quer tornar-se uma nova pessoa em Cristo. Se este for o seu objetivo, então você está prontíssima para se batizar. Afinal, o batismo nas águas é isso: matar o velho homem (na imersão) e ressurgir uma nova pessoa em Cristo (emersão).
      Observação: O batismo não te santifica, é apenas uma confirmação pública da sua decisão em mudar de vida, pela ação do Espírito de Deus. O que te transforma é o teu compromisso em fazer a vontade do Senhor, examinando a Bíblia e mantendo contato com Ele em oração, a fim de viver conforme a vontade Dele. Então, o Espírito Santo vai operando essa transformação.
      Espero tê-la ajudado, e desejo que a sua decisão seja viver uma vida digna do Evangelho.
      Que Deus te abençoe grandemente.
      Receba meu abraço,
      Em Cristo Jesus.

      Excluir
  12. O que devo responder quando o pastor mim perguntar pq vc quer si batizar?? O que eu falo .??

    ResponderExcluir
  13. Prezado leitor,
    Em primeiro lugar, não há uma resposta padrão para essa pergunta, por isso você deve dizer a verdade sobre o motivo de você querer se batizar. Creio que você já leu o texto postado acima, então você já sabe o porquê alguém precisa ser batizado nas águas. Mas, se quiser mais alguma explicação sobre o que falar, aconselho a ler as respostas que dei a alguns leitores, pois respondo exatamente essa mesma pergunta que você fez. Isso indica que você não é o único com essa dúvida. Leia os comentários acima e tenho certeza que sua dúvida será respondida. Saiba que essa é uma importante decisão, pois é ordem do próprio Jesus Cristo: "Quem crer e for batizado será salo". um forte abraço!

    ResponderExcluir
  14. Preciso de ajuda o que devo falar depois do batismo se o pastor me pergunta e pedir uma palavra da biblia nao sei estou apredendo aos poucos sou batizada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Prezado leitor,
      Agradeço pela sua visita ao blog e seu comentário. Com respeito à sua pergunta, basta ler minhas respostas a mesma pergunta de alguns leitores e você, certamente, encontrará a sua resposta.
      Muito obrigada e continue aprendendo a Palavra de Deus. Só Jesus é o Caminho, a Verdade e a Vida. E o batismo e a sua confirmação pública de fé. Deus o abençoe.

      Excluir

Registre suas dúvidas ou opinião sobre o texto acima. Será um prazer ler seu comentário.