terça-feira, 26 de março de 2013

O PODER DO NOME DE JESUS

extraído de https://i.pinimg.com

“E estes sinais seguirão aos que crerem: em meu nome, expulsarão os demônios; falarão  novas línguas; pegarão nas serpentes; e, se beberem alguma coisa mortífera, não lhes fará dano algum; e imporão as mãos sobre os enfermos e os curarão.” (Mc 16.17)
Na lição anterior observamos baseados na Palavra de Deus, a função do sangue de Jesus e agora veremos as funções do nome de Cristo. Neste versículo citado acima observamos cinco poderes conferidos ao nome de Jesus, os quais são respectivamente:
A)   Expulsar demônios;
B)   Falar novas línguas;
C)   Pegar nas serpentes;
D)   Não sofrer dano algum diante de uma situação de morte;
E)   Curar enfermos
. Nesta lição, no entanto, nos deteremos apenas no primeiro tópico, isto é, analisaremos o poder do nome de Jesus para expulsar demônios. Na realidade, existe grande confusão por parte de alguns cristãos quanto a estas duas fontes de poder: o Sangue e o Nome de Jesus. E por isso alguns irmãos expelem demônios clamando pelo Sangue de Cristo, quando na verdade, o Sangue de Jesus tem outra função bem diferente, as quais já foram comentadas na aula intitulada “O Poder do Sangue de Jesus”.
É muito comum observamos na televisão ou até mesmo nas igrejas, cristãos expulsando espíritos malignos usando a seguinte expressão: “O sangue de Jesus tem poder!”. Outros, aterrorizados com a manifestação desses espíritos, gritam para amedrontá-los: “Jesus, me cobre com o teu sangue!”. Na realidade, Deus é misericordioso com a nossa ignorância e permite que o diabo  obedeça a nossa ordem, porém, o próprio Jesus advertiu aos que confundiam as orientações divinas por não conhecerem a Bíblia: “Errais não conhecendo as Escrituras, nem o poder de Deus.” (Mt 22.29).
Segundo a Palavra de Deus, o sangue de Jesus tem poder salvífico, ou seja, sua função é purificar o pecador a fim de salvá-lo da condenação eterna. Como arma para expelir demônios, Jesus ensinou a seus discípulos que deveriam utilizar o poder do seu Nome.
Para melhor compreendermos, veremos a seguir textos bíblicos onde  esta verdade se fundamenta. O primeiro texto já foi exposto acima (Mc 16.17), o qual transcreve o ensinamento de Cristo aos seus discípulos, dizendo-lhes: “Em meu nome, expulsarão demônios” (v 17) (itálico meu).
Mateus, também, narra um dos ensinamentos de Jesus, no qual Ele diz que expulsar demônios não é ingresso para ninguém ser salvo. Para explicar que o poder de seu nome não deve ser usado como meio de salvação Jesus disse aos que assim pensavam: “Muitos dirão naquele Dia: Senhor, Senhor, não profetizamos nós em teu nome? E, em teu nome, não expulsamos demônios? (...)” (Mt 7.22). (itálicos meus)
Aqui podemos observar, dentre outras lições, que todos os que expulsavam demônios entendiam que deviam fazê-lo “Em nome de Jesus”.
No texto de Marcos (17.16), assim como em todos os outros que citarei, não encontramos nenhuma referência do poder do nome de Jesus para a salvação. O poder do seu nome é para outras coisas, como por exemplo, curar enfermos e expelir demônios. (Leia o texto “O Poder do Sangue de Jesus” e você entenderá que o sangue de Cristo tem poder exclusivo para a salvação de todo aquele que crer).
Observamos em 1 Jo1.7 que o apóstolo São João diz que o poder do sangue de Jesus é para nos purificar de todo o pecado. Mas Lucas, em Atos 16.18,  nos mostra que o nome de Jesus é  a arma que devemos utilizar para expulsar demônios e não o sangue de Cristo. Vamos observar a sua narrativa sobre como o apóstolo Paulo expeliu um espírito maligno de uma adivinha:
“E aconteceu que, indo nós à oração, nos saiu ao encontro uma jovem que tinha espírito de adivinhação, a qual, adivinhando, dava grande lucro aos seus senhores, esta, seguindo a Paulo e a nós, clamava, dizendo: Estes homens, que nos anunciam o caminho da salvação, são servos do Deus Altíssimo. E isto fez ela por muitos dias. Mas Paulo, perturbado, voltou-se e disse ao espírito: Em nome de Jesus Cristo, te mando que saias dela. E, na mesma hora saiu.” (grifo meu)
Outro discípulo, que não andava com os discípulos de Jesus, também aprendeu que para expulsar demônios, deveria usar o poder do nome de Cristo. Entendemos isto ao lermos a passagem de Lc 9.49,50, que relata o seguinte:
E, respondendo João, disse: “Mestre, vimos um que em teu nome expulsava os demônios, e lho proibimos, porque não te segue conosco, E Jesus lhes disse: Não o proibais, porque quem não é contra nós é por nós.” (grifo meu)
Percebeu a preocupação dos discípulos? Não era o modo como o homem expulsava demônios, mas porque não andava junto com eles. E na resposta de Cristo não vemos nenhuma crítica quanto ao uso de seu nome para expelir o espírito maligno, ao contrário, Jesus o apoiou dizendo aos seus discípulos para não proibi-lo.
Lucas, narra outro episódio, no qual o apóstolo Paulo, em uma de suas missões havia expulsado demônios e feito muitas maravilhas. Quando os judeus exorcistas viram que os demônios lhe obedeciam tentaram imitá-lo, expulsando os espíritos malignos invocando o nome do Senhor Jesus, dizendo: “Esconjuro-vos por Jesus, a quem Paulo prega” (At 19.15). Observe que esses judeus imitavam a Paulo, portanto, o apóstolo expulsava os espíritos malignos “pelo nome de Jesus”, da mesma maneira que fez ao expulsar o espírito de adivinhação da jovem adivinha.
Para efetuar cura, a fonte de poder era a mesma: o nome de Jesus. Pedro curava os doentes pelo poder do nome de Cristo, conforme vemos no texto a seguir: “E disse Pedro: não tenho prata nem ouro, mas o que tenho, isto te dou: Em nome de Jesus, levanta e anda.” (Atos 3.6) Observe que nem Paulo, nem Pedro utilizaram o poder do sangue de Jesus para expulsar demônio ou para curar enfermos, mas o Seu Nome.
Para melhor compreendermos o porquê Jesus nos ensinou a usar o nome Dele para expulsar demônios, é necessário entendermos o que significa a expressão “Em nome de Jesus”:
“Em nome de Jesus”, significa “Sob (debaixo) da autoridade de Jesus”, ou seja, somos autorizados por ele a expulsar demônios, curar os doentes etc.
Quando dizemos aos demônios: “Em nome de Jesus, eu ordeno que saia desta vida” é o mesmo que dizermos: “Pela autoridade que Jesus me dá, eu ordeno que saia desta vida”.
Para entendermos ainda mais claramente o significado desta expressão darei alguns exemplos:
O pastor Antonio recebeu um convite para uma festa em uma determinada igreja, porém por já ter outro compromisso não pôde ir. Então, ele enviou o irmão André em seu nome. Ao chegar à outra igreja, o porteiro comunicou ao dirigente que o irmão André veio representando o pastor Antonio. Assim, ele foi apresentado e recebido como se fosse o pastor, sendo em seguida convidado para ocupar um lugar de honra.
É exatamente assim que Cristo fez com seus discípulos: Jesus precisava  voltar para o Céu porque já havia cumprido sua missão na Terra, então, como não estaria mais entre os homens ele precisava de representantes, então, reuniu os seus discípulos e lhes convocou para representá-lo, dizendo-lhes: “Ide por todo o mundo e pregai o Evangelho a toda a criatura. Quem crer e for batizado será salvo, mas quem  não crer será condenado. E estes sinais seguirão aos que crerem: Em meu nome expulsarão os demônios...” (Mc 16.15-17)
Em outras palavras, Jesus estava dizendo: “Eu autorizo vocês a me representarem, expulsando os demônios, curando os enfermos” etc.
Representante é alguém que fala em nome de outro, por isso quando usamos a expressão “Em nome de Jesus”, estamos falando autorizados pelo dono do poder.
Ao dizermos: “Sai dele em nome de Jesus”, os demônios reconhecem que somos “representantes de Cristo” aqui na Terra, porque não estamos falando pela nossa própria autoridade, mas pela autoridade do próprio Jesus.
Para melhor compreendermos a questão de sermos representantes de Jesus na Terra, darei outro exemplo:
Quando ligamos para uma empresa é comum os funcionários nos atender como se fossem a própria empresa: “Casas Bahia, bom dia!”, “Sabesp, boa tarde!” etc.
Em ambos os casos citados como exemplos os funcionários estão agindo como “representantes” de suas empresas, ou seja, estão falando “Em nome” das empresas as quais representam, assim, é como se a própria empresa falasse conosco. Do mesmo modo ocorre, quando expulsamos um demônio “Em nome de Jesus”: é como se o próprio Jesus o expulsasse.
Mais um exemplo para nos ajudar a entender melhor essa expressão:
Outro dia vi duas crianças brigando porque a mais velha não queria deixar o irmão menor ficar no mesmo quintal em que estava. O pequeno correu para casa aos prantos e minutos depois voltou com um recado: “A mãe mandou eu falar  que ela mandou você deixar eu ficar aqui”. O outro, embora chateado, nada pôde fazer, porque o caçula não estava ali apenas por sua própria vontade, agora ele estava falando “em nome da mãe”. Ele estava ali “sob a autoridade dela”.
Compreendeu agora o que significa a expressão “em nome de Jesus”? É exatamente isso: “Eu não tenho nenhuma autoridade sobre as doenças, nem sobre os demônios, mas Jesus me autorizou a expeli-los”. Logo, os demônios não saem porque eu mandei, mas porque ao dizer “Sai em nome de Jesus”, é o mesmo que dizer “Jesus mandou eu falar que ele mandou você me obedecer e sair”.
 Em palavras mais curtas esta frase ficaria assim: “Jesus me autorizou a mandar você sair”. Para falarmos ainda mais resumidamente, diríamos: “Em nome de Jesus, sai!”.
Agora que você já compreende o porquê devemos expulsar os demônios “em nome do Senhor Jesus”, aproprie-se desta arma poderosa para, cheio do Espírito Santo, e a exemplo do nosso Mestre, levar liberdade aos cativos e pregar o perdão dos pecados, pelo poder do Seu Sangue.

No amor de Cristo,
Leila Castanha
03/2013




22 comentários:

  1. eu expulso no sangue pois o sangue dele tem poder!!

    ResponderExcluir
  2. Prezada irmã Rosilene Rosa,
    Primeiramente agradeço a sua participação neste blog. Sei que muitos como a irmã tem o hábito de expulsar demônios pelo poder do sangue de Jesus, e com certeza isso não é nenhum pecado, no entanto o próprio Jesus disse: "Em meu nome expulsarão demônios" (Mc 16.17). Não tenho intenção alguma de obrigar ninguém a fazer o que a Bíblia ensina, pois meu único objetivo ao escrever este texto é de mostrar o que a Palavra de Deus fala sobre o assunto, se a irmã vai acatar ou rejeitar o ensinamento bíblico já não é de minha responsabilidade. Fique na paz do Senhor Jesus Cristo

    ResponderExcluir
  3. Nossa amei o post pois eu estava com muita duvida sobre esse assunto apesar de termos direcionados nas escrituras a respeito disso, mas o inimigo lança duvidas para tentar nos parar.
    Obrigado pelo esclarecimento que Deus continue te abençoando!!Fique na paz do Senhor Jesus Cristo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Prezada irmã Priscila Gouveia dos Santos,
      Agradeço sua participação e fico feliz em poder tê-la ajudado. Que Deus continue lhe abençoando.

      Excluir
  4. Muito bom..
    Sou Católico, e me identifiquei muito com seu blog,
    esclarecedor... gostei muito em ver a diferença do nome e do sangue de Jesus.Desejo q o Espirito Santo, esteja fecundo em sua vida a todo momento.

    ResponderExcluir
  5. Prezado Bras Filho Bras,
    Agradeço a sua participação, e fico muito feliz por este blog ter lhe agradado. Seja sempre bem vindo, e se desejar pode tornar-se membro também. Deus te abençoe!

    ResponderExcluir
  6. Ola gloria a Deus sobre a vida daqueles que se dedicam a Plavra ,quero tb deixar um comentario sobre o sangue,O sangue de Cristo não somente redime os crentes do pecado e do castigo eterno, mas "purificará a nossa consciência de atos que levam à morte, de modo que sirvamos ao Deus vivo!" (Hebreus 9:14). Isto significa que não só estamos agora livres de oferecer sacrifícios que são "inúteis" para obter a salvação, mas somos livres de confiar em obras inúteis e improdutivas da carne para agradar a Deus. Porque o sangue de Cristo nos redimiu, somos agora novas criaturas em Cristo (2 Coríntios 5:17) e pelo Seu sangue somos libertos do pecado para servir ao Deus vivo, para glorificá-lo e desfrutá-lo para sempre.a sesse a www.avidadaigreja.org DEUS ABENÇOE A TODOS.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Estimado Alexandre Mendes,
      Agradeço sua participação e comentário. Seja sempre bem-vindo a este blog. Que Deus continue te abençoando também no seu site.

      Excluir
  7. Expulsar no nome e na autoridade do sangue de Jesus funciona, mas no meu caso, quando faço isso ele, o inimigo fica furioso e me ataca ferozmente. E aquilo que eu preguei ou orei em voz alta e determinei acaba acontecendo ao contrário. As vezes mesmo que só em pensamento. Eu pensava que era o nome de Cristo que trazia má sorte, mas na verdade era a fúria do reino infernal. Bem eu posso escapar da fúria do reino infernal mas quem escaparia a fúria de Deus?

    ResponderExcluir
  8. Prezado Anônimo,
    Agradeço pela sua participação neste post, e também gostaria de salientar que o Inimigo sempre ficara zangado quando alguém tentar impedir a sua obra. Sua função é a de destruir, enquanto que, como mensageiros de Cristo, nossa obrigação é de guerrear contra as hostes das maldades, conforme afirma a Bíblia. Dessa forma, é importante entender que, independente da forma como você expulsa os demônios, é a sua vivência como cristão, juntamente com o poder do nome de Jesus que faz o nosso Adversário recuar. No entanto, a respeito de seu comentário sobre o Inimigo voltar contra você as suas orações, não se preocupe, pois o poder dele é limitado, e nada acontece se o nosso Deus não lhe permitir. Veja a história de Jó (o Diabo só pode agir contra ele depois que Deus permitiu, dizendo-lhe que não tocasse na sua vida), e Jesus disse que todo o poder lhe foi dado no céu e na terra (Mt 28.18), inclusive sobre os demônios. Então, fique em paz, pois como disse Eliseu, "mais são os que estão conosco do que os que estão com eles (2 Reis 6.16).
    Um abraço.

    ResponderExcluir
  9. Realmente eu amei muito entendi direitinho , e voce me ensinou muito , obrigada e que Deus te abençoe <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Prezada Crystal Valente,
      Fico feliz em poder ter-lhe ajudado a compreender esta verdade bíblica. Continue persistindo em conhecer a Palavra de Deus, pois como bem disse Jesus, "errais não conhecendo as Escrituras" (Mt. 22.29). A falta de conhecimento da Bíblia resulta em heresias e faz com que muitos sirvam a Deus sem entendimento. Que Deus continue te concedendo amor pela Sua Palavra.

      Excluir
  10. Que aula esclarecedora!!! Que Deus os abençoe!

    ResponderExcluir
  11. Prezado leitor,
    Obrigada pela visita e comentário, e externo minha alegria por você ter tirado proveito desse texto. Que Deus o abençoe!

    ResponderExcluir
  12. li o Poder do Sangue de JESUS e este sobre o Poder do Nome dEle, ambos estudos me esclareceu muito de forma simples e clara. Obrigado por empenhar-se em ajudar através do estudo. Deus a ilumine cada dia.

    ResponderExcluir
  13. Prezado Carlos Ramos,
    Sou grata a Deus por este post ter sido útil para o esclarecimento destas questões as quais os textos citados se aplicam. Obrigado por compartilhar a utilidade desse estudo, pois tais relatos nos incentivam a continuar esse trabalho. Que Deus continue te abençoando nessa jornada da fé cristã.

    ResponderExcluir
  14. Gratidão gratidão aprendi MT com essa mensagem ✨✨🌾

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Prezado leitor.
      Agradeço pelo seu comentário e participação. Seja bem-vindo ao blog. Que Deus continue te abençoando.

      Excluir
  15. muito bom o ensino !
    é motivador !
    mas ainda há muito que se revelar à respeito do Sangue de Jesus .
    no livro de Apocalipse capítulo 12 .
    declara !
    E eles o venceram pelo Sangue de Jesus .
    À última batalha entre o Anjo Miguel e
    os anjos decaidos teremos participação
    nessa Grande Vitória !
    Clamando O Sangue de Jesus .
    Antonio Gonçalves .
    Belém do Pará

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Prezado Antonio Gonçalves.
      Agradeço sua participação e respeito suas observações que, aliás, são coerentes, visto serem bíblicas. Não há dúvida de que o sangue de Cristo é o meio pelo qual vencemos o Inimigo e temos salvação, visto que sem o sacrifício vicário de Jesus estaríamos perdidos. O que me refiro no texto é a fórmula que Jesus ensinou para expulsão de demônios e que seus discípulos também usaram. No entanto, irei fazer apenas esse breve comentário para não me repetir. Que Deus o abençoe sempre e seja bem-vindo ao blog

      Excluir
  16. Eu estava com muita dúvidas a respeito desses dois poderes, do sangue e do nome, obrigada por nos ajudar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Prezada leitora,
      Agradeço pela sua participação, pois esse blog é voltado para os leitores. Seja sempre bem-vinda a esse espaço. Que Deus a abençoe sempre. Se desejar, pode participar seguindo o blog.

      Excluir

Registre suas dúvidas ou opinião sobre o texto acima. Será um prazer ler seu comentário.