quinta-feira, 19 de junho de 2014

A FUNÇÃO DO ESPÍRITO SANTO


Desde o momento em que aceitamos a Jesus como nosso Senhor e Salvador o Espírito Santo passa a habitar em nós, por isso é de suma importância que conheçamos melhor este Ser que faz parte da divina trindade, que além dele é composta pelo Pai e pelo Filho (Jesus).
Paulo, em 1Co 3.16 e 6.19, diz que o Espírito Santo habita em nós. Embora sua presença no crente não o torne de imediato crente espiritual, sem ele não conseguimos produzir o fruto descrito em Gálatas 5.22 em diante. Os irmãos coríntios, segundo Paulo afirmou, haviam recebido o Espírito Santo, e, no entanto,  o apóstolo os chamou de crentes carnais.

QUEM É O ESPÍRITO SANTO?
De acordo com as palavras de Jesus, registradas em João 14.16, o Espírito Santo é o “outro Consolador”,  e fora enviado pelo próprio Cristo. O termo “outro”, no original grego é allos, e quer dizer “outro do mesmo tipo”. 
Heteros, outra forma grega de designar o pronome “outro”, difere-se de allos porque significa “outro de tipo diferente”. Isto significa que sendo allos e não heteros, o Espírito Santo é outro Consolador do mesmo tipo que Jesus
Sabemos que Cristo era uma pessoa, isto é, alguém que manifesta qualidades como intelecto, sentimentos e razão, ou, de acordo com a Enciclopédia Larousse Cultural, pessoa é “alguém que é capaz de gozar de direitos e de contrair obrigações”, coisas que uma força ativa, como o vento, por exemplo, não pode fazer.
O Espírito Santo é uma pessoa porque, segundo a Bíblia, encontramos qualidades de pessoas  nele, como se pode ver a seguir:
·        Ele convence (Jo 16.8; 1Co 6.19; 1Jo 2.1,27)
·        Leva o homem a Deus (Ef 2.16);
·          Fala (At 4.3); 
·         Impede (At 16.6);
·           Ensina (Jo 14.26; 1 Co 2.13;Observe  o texto de Lc 12.11,12);
·              Guia ( (Lc 4.1; At 8.29; 16.7);
·         Inspira (2Tm 3.16);
·        Intercede (Rm 8.26 ,27);
·        Justifica (1 Co 6.11);
·         Revela (Ef 3.5);
·        Entristece-se (Is 63.10; Ef 4.30)
PARACLETO: O termo Paracleto, conforme se vê no original grego, foi traduzido por Consolador. No grego, Paracleto significa “aquele que dá força" ou “aquele que encoraja”.
Esta é exatamente a função do Espírito Santo: Encorajar-nos, nos dar força, estar ao nosso lado para nos ajudar, a fim de vivermos de modo prático os ensinamentos de nosso Senhor Jesus Cristo.
O sentido do vocábulo Paracleto é também traduzido por advogado, conselheiro, consolador, fortalecedor, socorro, aliado e amigo. A mesma palavra (Paracleto) que foi usado em João 14.16, e traduzida por “Consolador”, também foi usada em 1 João 2.1 em relação a Jesus, sendo traduzida por “advogado”. O que indica ser ele uma Pessoa, não uma força ativa, como querem alguns.
Além disso, podemos entender o Espírito Santo como sendo uma pessoa porque, além das provas já mencionadas, e de acordo com estudantes do grego, o pronome aquele (no grego ekeinos) que foi atribuído a Ele em João 16.8,13 e 14, é usado para designar pessoas.

A  AÇÃO DO ESPÍRITO SANTO NO ANTIGO TESTAMENTO
Observação: O Antigo Testamento era a época em que o testamento (O pacto ou o acordo) de Deus era válido, exclusivamente, para o povo de Israel. Os povos das demais nações (chamados de gentios) não faziam parte desse pacto.
Embora a pessoa do Espírito Santo não apareça muito na história do Antigo Testamento, vimos que desde a fundação do mundo Ele já estava presente: “O Espírito do Senhor pairava sobre a face das águas”. (Gn 1.2). Também observamos sua atuação na vida de algumas pessoas velho-testamentária (da época do Velho Testamento), em exemplos que veremos a seguir.
Apesar de ele estar presente naquela época, sua ação era esporádica (isto é, rara). Ele só agia raramente porque, embora pudesse habitar com os servos de Deus não estava neles, apenas apossava-se deles quando se fazia necessária a intervenção divina.
Assim, quando Deus designava alguém para executar uma missão especial, o Espírito Santo se apoderava daquela pessoa, pois desde o início sua função era dar força e encorajar os homens a fim de cumprirem as ordens de Deus com sucesso.
Assim como hoje, Ele condicionava a pessoa a cumprir seu ofício e executar a missão que Deus lhe confiara, todavia, após a execução do trabalho proposto pelo Senhor, o Espírito Santo se retirava do homem. Podemos observar isso nos exemplos a seguir:
 No momento da unção de Saul a rei de Israel, o Espírito do Senhor se apoderou dele a fim de capacitá-lo e fortalecê-lo para sua missão. Mais tarde, quando já era rei, ele precisava lutar pelo povo, e o mesmo Espírito se apoderou dele (1Sm 10.6; 11.5,6).
 A mesma coisa aconteceu com Sansão (Jz 13.25;14.6,19).Também com Gideão (Jz 6.34), e Bezaliel também teve essa experiência (Ex 35.30-35);
Davi bem sabia quanto era importante a presença desse Ser extraordinário, pois  ao ser ungido rei contou com a  possessão do Espírito Santo sobre ele, conforme nos indica o texto de 1Sm 16.13. Foi o Santo Espírito quem o condicionou a vencer, o até então, maior guerreiro de Israel (o rei Saul).
Dessa forma observamos que, embora não fosse algo constante, as poucas vezes em que o Espírito Santo agia através do ser humano era com o intuito de capacitá-lo, fortalecê-lo ou encorajá-lo a cumprir as determinações divinas.
Sabendo Davi que era o Espírito de Deus quem o fazia forte, certa vez ao confessar sua agonia por ter pecado contra Deus ele clamou ao Senhor angustiado: “Torna a dar-me a alegria da tua salvação, e não retire de mim o teu Espírito Santo” (Sl 51. 11).
O apóstolo aos gentios (Paulo), também compreendia a importância vital que esse personagem tinha na vida dos cristãos, de maneira que advertiu os irmãos efésios (4.30): “E não entristeçais o Espírito Santo de Deus, no qual estais selados para o dia da redenção.”

O ESPÍRITO SANTO NA ÉPOCA DOS APÓSTOLOS
Nessa época, estando Jesus na Terra juntamente com eles, o Espírito Santo não se fazia necessário habitar neles, apenas estava com eles. Em João 14.17, na última parte do versículo lemos as palavras de Cristo: “... Mas vós o conheceis, porque habita convosco, e estará em vós.
Preste atenção: Habita (presente) e estará (futuro). Esta promessa (de o Espírito Santo estar nos discípulos) foi cumprida quando Jesus estava prestes a subir ao céu e comissionou seus discípulos enviando-lhes a continuar sua missão, e ao encerrar suas orientações, disse-lhes: “Recebei o Espírito Santo” (Jo 20.21,22). Agora, aquele Espírito que antes estava com eles, passou a estar neles.

A MISSÃO DO ESPÍRITO SANTO NA VIDA DO HOMEM
 Em João 20.22, lemos que “Jesus soprou em seus discípulos e disse-lhes: Recebei o Espírito Santo”. O verbo “soprou” (no grego, emphusao) usado nesse texto é o mesmo verbo usado em Gn 2.7, onde diz que Deus soprou no nariz de Adão o fôlego de vida e o fez alma vivente. É também o mesmo verbo usado em Ezequiel 37.9: “Assopra sobre estes mortos para que vivam”.
O uso que João faz desse verbo indica que Jesus estava lhes dando o Espírito a fim de lhes produzir vida. Assim como soprou no homem lhe dando vida física, também soprou nos discípulos para lhes trazer vida espiritual.
Esta é a ação do Espírito Santo em nós, produzir vida espiritual, porque o homem natural não consegue por si mesmo produzir fruto digno de arrependimento, isto é obra do Espírito Santo, conforme Paulo afirma em Gálatas 22.5. 
O papel do  Espírito Santo hoje é nos dar força, visto que “Ele nos ajuda nas nossas fraquezas” (Rm 8.26). Também sua função abrange nos preparar e condicionar para o trabalho para o qual o Senhor  nos chamou, suprindo-nos com os dons que ele dá a cada um, e auxiliando-nos a manter a pureza (santidade) para viver em santificação, como noiva imaculada, aguardando o Noivo (Cristo) que um dia virá buscá-la (Leia 1 Co 12.4-11,27).
Que esse maravilhoso Ser que faz parte da divina Trindade possa ajudá-lo cada dia a aprofundar-se nas profundezas das riquezas de Cristo, escondidas nos recônditos de sua Palavra. 
Abra a sua Bíblia e comece a procurar por este maravilhoso tesouro escondido em suas páginas que o levará as mansões celestiais, junto a Cristo Jesus.

No amor de Cristo,
Leila Castanha
15/06/2013







Nenhum comentário:

Postar um comentário

Registre suas dúvidas ou opinião sobre o texto acima. Será um prazer ler seu comentário.