domingo, 3 de março de 2024

A BÍBLIA – O LIVRO


Pergaminho, feito de couro de animal curtido
Primeiramente, é importante que entendamos o significado do vocábulo “Bíblia”. Este nome consta apenas na capa do livro usado pelos cristãos, mas não o encontramos através de seu volume, isto é, não aparece nos livros que a compõem.
O termo “Bíblia” foi primeiramente aplicado às Escrituras por João Crisóstomo, grande reformador e patriarca de Constantinopla (Antigo nome de Istambul)  - 398-404 a.D. - (a.C. quer dizer, ano domini, ou ano do Senhor, é a mesma coisa que D.C. – Depois de Cristo. “Antes de Cristo”, abrevia-se  da seguinte forma: a.C. ). Jesus foi um personagem tão importante, que a história é dividida em “antes e depois de Cristo” (isto é, antes e depois do nascimento dele).
O vocábulo “Bíblia” deriva do grego e significa “Coleção de Livros Pequenos”. Se repararmos bem, veremos que faz todo o sentido a Bíblia ter recebido esse nome, pois ela é composta de vários livros pequenos, divididos em Novo e Antigo Testamento. A saber, 39 no Antigo (ou Velho) e 27 no Novo, somando o total de 66 livros.
O primeiro material utilizado para fazer a Bíblia chamava-se papiro. Após as hastes da folha desta planta ser preparada para a escrita, os gregos a chamavam de “biblos”. De acordo com a Enciclopédia Larousse Cultural esta planta (cyperus papyrus), “ocorria na África, às margens alagadiças do rio Nilo, sendo até hoje cultivada no sul da Itália”.
Por volta do século II (séc. 2º) surgiu o pergaminho, que substituiu o papiro. Assim, os livros (inclusive a Bíblia) já não eram mais produzidos com hastes de uma planta (papiro), mas com a pele de animal ovino ou caprino, a qual era curtida e preparada para se escrever, e recebeu o nome de pergaminho.
Lembre-se de que a Bíblia, assim como os livros antigos, era manuseada em forma de rolo, e ao rolo pequeno de papiro, os gregos chamavam de “biblion”, e o plural de “biblion” é “bíblia”. Portanto, para os gregos, “bíblia” era um termo comum para “coleção de livros pequenos”, e posteriormente, este nome foi dado à Palavra de Deus, por ser ela composta por 66 pequenos livros, que começam com gêneses e acabam com Apocalipse.  Este termo “Bíblia” também é traduzido como “biblioteca”, isto é, local  onde contém coleção de livros.
Os nomes mais comuns pelos quais a Bíblia é conhecida são:
·         ESCRITURAS OU SAGRADAS ESCRITURAS: Veja Mt 21:42; Rm 1.2;
·         A PALAVRA DE DEUS: Mc. 7.13; Hb 4.12;
·         O LIVRO DO SENHOR: Is 34.16;
·         A PALAVRA DA VERDADE: Tg 1. 18;
·         A PALAVRA DE CRISTO: Cl 3.16
Os autores da Bíblia foram diversos: Por exemplo, no Novo Testamento, temos cartas escritas pelo apóstolo Paulo, o livro de Mateus é de autoria do próprio Mateus, o Apocalipse é de autoria de João, e assim por diante. No antigo Testamento, o Pentateuco (os cinco primeiros livros da Bíblia- gênesis até Deuteronômio-, são de autoria de Moisés), há Salmos da autoria de Davi, de Moisés e de outros autores, e assim sucessivamente. Por isso, podemos afirmar que a Bíblia é um conjunto (coleção) de livros de vários autores, porém, uma grande parte destas pessoas viveu em épocas e lugares diferentes o que nos permite dizer que seus escritos foram inspirados pelo Espírito Santo, para seus textos terem sincronia e depois serem achados e reunidos num só livro.
Embora os autores sejam diversos, o autor é o próprio Deus, pois a Bíblia é um livro que trata da vontade de Deus e relata seus mandamentos aos homens, além disso sua escrita foi inspirada pelo Espírito Santo (1Tm 3.16). Ela não engrandece nenhum outro homem a não ser o próprio Deus, através de seu Filho Jesus, o qual dissera ter vindo a Terra fazer a vontade do Pai que o enviou. (Jo 5.30)
O propósito da Bíblia ter sido escrita, é exatamente de apresentar Jesus, como o único caminho que leva o homem de volta à Deus, livrando-o da condenação eterna, predestinada a toda a humanidade desde o pecado de Adão e Eva. João, disse que todos os relatos acerca de Cristo o qual escrevera, foi com o propósito de que creiamos que Jesus é o Cristo, Filho de Deus, e que crendo nele tenhamos vida eterna. (Jo 20.30,31)
A Bíblia se ocupa em contar o principio de tudo, ou seja, como tudo começou, através do livro de Gênesis, que segundo os estudiosos, é de autoria de Moisés (o nome Gênesis significa “começo” ou “inicio”);  Em Êxodo, ela conta através dos escritos de Moisés, sobre o êxodo do povo de Israel do Egito para Canaã (a palavra êxodo significa saída); Levítico, também da autoria de Moisés, é a continuação da história de Êxodo e trata sobre a leis que Deus deu a Moises até a partida de Israel do Monte Sinai (Nm 10.11). Embora o nome levíticos reporta-nos ao sacerdócio levítico, ele também trata não só dos levitas (israelitas da tribo de Levi, que foram separados para o serviço de Deus), mas também de todo o Israel. Números, outro livro de Moisés, relata o número do povo de acordo com suas tribos, ou seja, o recenseamento (que é a contagem do povo)- Leia o capitulo 1 e você entenderá melhor.  Deuteronômio, significa segunda lei, porque aqui é narrado a recapitulação das leis de Deus para a nova geração daqueles que peregrinavam no deserto. Passara-se muitos anos e agora os filhos dos israelitas que saíram do Egito, ainda peregrinavam em busca de Canaã, e Moisés relembra a eles tudo o que Deus ordenou em suas leis, como a celebração da páscoa e a lei do monte Sinal (os dez mandamentos), etc. Se continuarmos, veremos que os títulos de todos os livros da Bíblia tem um sentido referente ao que o livro trata.

No Novo Testamento, encontramos as cartas paulinas (escritas pelo apóstolo Paulo). A Epístola aos Romanos, por exemplo, trata-se da carta escrita por Paulo aos irmão de Roma. (A palavra "epístola", significa "carta") Eo nome do autor geralmente aparece no primeiro capítulo do livro, leia, por exemplo Romanos 1.1-7. No versículo 1 você encontrará o nome do autor e no versículo 7 o do destinatário (a quem ele escreveu). As Epístolas aos Corintios, são duas cartas do apóstolo Paulo, enviadas para os irmãos romanos, por isso são classificadas como 1 e 2 Coríntios, isto é,1ª e 2ª carta do apóstolo Paulo aos irmãos da cidade de Corinto. A epístolas aos Efésios foi escrita também por Paulo para os irmãos de Éfeso e assim por diante.

Entendemos,portanto, que a Bíblia começa com a história de como tudo começou (os astros, os animais, o homem), e por isso o nome do livro que conta o começo das coisas é Gênesis. No entanto, ela termina com o livro que nos revela como tudo irá acabar, por isso o nome do último livro da Bíblia chama-se Apocalipse, que significa “Revelação”.
Por enquanto fiquemos por aqui, e realmente espero ter ajudado.

Um forte abraço,
No amor de Cristo,
Leila Castanha.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Registre suas dúvidas ou opinião sobre o texto acima. Será um prazer ler seu comentário.