terça-feira, 21 de abril de 2015

COMO UTILIZAR A CONCORDÂNCIA BÍBLICA




    Muito cristãos entendem que devem ler a Bíblia, mas por mais que se esforcem não compreendem muito seus textos. Para tanto, se faz necessário o auxilio de um professor das Escrituras ou alguém com um pouco mais de conhecimento a fim de orientá-lo.

 Embora isso seja completamente válido, infelizmente é o motivo de muita gente parar de ler a Palavra de Deus por não conseguir acesso a essas pessoas. O essencial mesmo, é que o leitor da Bíblia possa ter capacidade de estuda-la por si, levando apenas as questões mais difíceis aos que são mais experientes.   
Pensando nisso, fiz um pequeno manual a fim de ajudá-lo a aprender a estudar a Bíblia sozinho. Prepare-se, portanto, para dar seus primeiros passos em direção a tornar-se um exímio estudante das Escrituras.
Vamos lá: Em primeiro lugar, procure adquirir uma Bíblia com concordância (referências bíblicas).  A concordância é útil para ligar um assunto ao outro. 
Por exemplo:Em Mt 1.23 lemos a narrativa de Mateus, na qual ele explica que o nascimento de Jesus cumpre a profecia de Isaias, que predisse que o Cristo nasceria de uma virgem. Nas Bíblias que possuem concordância Bíblica, trará sobre uma das palavras do texto uma letra que vai te indicar outro texto onde se achará mais informações sobre aquele assunto.

Por exemplo: Na Bíblia que estou me baseando agora (Bíblia Pentecostal), em Mt 1. 23, temos a referência marcada pela letra x, como você pode observar abaixo:




       Observe que acima da frase “Eis que a virgem...” acima do a  tem a letra x. Esta letra indica que há outros textos na Bíblia que concordam com este (Por isso o nome é “Concordância Bíblica”). Quando há uma marcação como esta, significa que há alguma (s) outra (s) referência (s) sobre o assunto. O próximo passo, então, é procurar pela letra (neste caso, a letra x ) e ver o (s) texto (s) indicado ( s).

Observe nos modelos abaixo que em algumas Bíblias as referências ficam no centro e em outras ao lado ou até mesmo no rodapé, mas, isso não importa. Veja as duas Bíblias  que usei como exemplo (Bíblia Pentecostal e Bíblia Scofield) e  observe que circulei com lápis verde o local das concordâncias. Aconselho que para melhor visualização utilize o zoom do seu computador: 


Clique na imagem para ampliar.


Talvez a sua Bíblia tenha concordância na parte inferior (no rodapé), mas isso não muda nada, o importante é que você saiba como utilizá-la. Agora que você já achou onde estão as referências do texto lido (as concordâncias bíblicas), basta procurar a letra indicada no versículo em estudo. Como vou usar duas Bíblias para exemplificar, comecemos pelo texto da Bíblia Pentecostal onde  a letra a está marcada com a letra x como vemos a seguir: “Eis que xa virgem conceberá...”, e na Bíblia Scofield  está  marcado  com a  letra o: “...como fora dito opelo Senhor por intermédio do profeta” . Observe esses exemplos das páginas copiadas da Bíblia, abaixo:


                            


Se você aumentar o zoom, perceberá que em ambas as Bíblias, circulei as letras das referências.  Após identificar a letra x no grupo de referências da Bíblia Pentecostal e a letra o, na lista de referências da Bíblia Scofield, você verá que o capítulo e versículo a que se refere a referência (Isto é,1.23) estará escrito em negrito para você saber sobre qual versículo ele está dando a referência,  e em seguida vem a concordância (referência bíblica) na qual mostra o livro, o capítulo e o versículo que tratam do assunto o qual você está lendo. No exemplo que estamos observando a referência que concorda com Mt 1.23 é Is 7.14. Agora vamos ler para comparar os textos, conforme veremos abaixo:





A referência indicada no texto de Mt 1.23, nos levou ao local onde se encontra a profecia de Isaias da qual Mateus falara.
Não é maravilhoso estudar a Bíblia com a ajuda da concordância bíblica?
Agora observe o seguinte:
O versículo o qual estamos pegando como exemplo é   Mt 1.23 que nos indicou Is. 7.14.
Ao lermos Is. 7.14 vamos encontrar mais referências sobre esta profecia. Agora, veja como seu estudo ficou ainda mais completo. Ao invés de apenas uma referência, a concordância encontrada em Isaías nos dá mais duas. Observe abaixo:






                         
À esquerda temos o texto de Is 7.14 e a referência indicada pela letra f, ao lado da página.  À direita temos a referência ampliada para você visualizar melhor.
Observe que na concordância bíblica, primeiro aparece a letra de referencia (f), depois, o capítulo e versículo – chaves, isto é, o capítulo e versículo que estamos estudando, ou seja, Isaias 7.14, que aparecerá em negrito (7.14), em seguida as referências sobre o assunto, conforme mostra detalhadamente o modelo abaixo:






Todos  esses versículos marcados em amarelo concordam, isto é, tratam  do mesmo assunto que Isaia 7.14. Leia cada um deles, (menos Mt 1.23, porque já lemos no início do estudo) e comprove o que estamos dizendo.
Existem várias Bíblias de Estudos que além de ter referências (concordância bíblica), também tem comentários. Estas duas que estou utilizando como modelo faz parte delas. Os comentários são marcados por pequenos números ou letras sobre a parte a ser comentada. Geralmente são números, salvo algumas exceções. Também há Bíblias que trazem a referência e o comentário juntos. Veja o exemplo abaixo do texto de Mt 1.23 (na Bíblia Pentecostal e na Bíblia Scofield),  mas não se esqueça de utilizar o zoom do computador para visualizar melhor.



                                            

   Você deve ter reparado que no recorte a esquerda eu circulei uma letra (o) e um número (4). A letra trata da concordância bíblica que vai te levar para outros textos, conforme vimos nos exemplos acima. O número (4) que está ao lado do nome Emanuel está indicando que há um comentário sobre esta palavra. No caso da Bíblia Scofield os comentários são dispostos no rodapé (parte inferior da Bíblia), então, é só você procurar o número indicado para ler o comentário.                           
         
                       
                                  


Agora é só procurar o número, nesse caso o número (4) usado na referência do vers. 23 (observe na segunda parte da Bíblia Scofield), onde circulei de laranja no exemplo que dei acima. Veja o versículo acima e em seguida veja a explicação na parte de comentários. O texto comentado foi ampliado abaixo para você conseguir lê-lo, então, observe que: Primeiro você deve encontrar o número indicado (nesse caso o número 4), e ao lado dele tem o capítulo e o versículo os quais se refere a leitura (1.23), depois segue o comentário sobre o assunto. Veja no exemplo abaixo:





Esta não é uma aula tão fácil de executar via internet, mas espero ao menos ter conseguido fazê-lo entender o que é a concordância bíblia, como ela é apresentada nas bíblias de estudo e qual é a sua utilidade.
Não se esqueça: Não há nada melhor do que a prática para nos aperfeiçoar.
Desejo-lhe um ótimo estudo, sob a orientação do Espírito Santo, porque só Ele é capaz de nos iluminar a fim de que tenhamos um verdadeiro entendimento das coisas espirituais. As armas você já tem: A concordância e os comentários bíblicos, que muito facilitará o seu trabalho de estudar as Escrituras. Faça bom proveito!

Despeço-me na paz do Senhor Jesus,
No amor de Cristo,
Leila Castanha.

08/2013

67 comentários:

  1. gostei muito me ajudou bastante obrigada

    ResponderExcluir
  2. Prezada Mara Pinelli,
    Fico muito feliz de poder ajudá-la. Espero que você pegue muito gosto em estudar a Palavra de Deus, pois ela deve ser o guia de fé e prática de todo o cristão. Que Deus continue te ajudando a crescer Nele.
    Agradeço por nos comunicar a utilidade deste texto para a sua vida.
    Um abraço e fique na paz de Cristo.

    ResponderExcluir
  3. Respostas
    1. Prezado leitor,
      Obrigada pela sua participação neste blog, e fico muito feliz em poder ajudá-lo. Deus o abençoe!

      Excluir
  4. Ajudou muito Deus te abencoe em nome de jesus! A paz de cristo seja com você.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amém. Obrigada por compartilhar a sua opinião sobre o post. Deus o abençoe.

      Excluir
  5. Nossa gostei muito dessas explicação muito obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Prezado leitor,
      Obrigada pela participação e seja bem vindo a este blog.

      Excluir
  6. Nossa gostei muito dessas explicação muito obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Prezado Fabio Anderson,
      Obrigada pela participação e seja bem vindo a este blog.

      Excluir
    2. olá eu continuo sem entender minha bíblia
      parece ser duas em uma alem de ter essas explicações no roda pé depois de apocalipse parece ter outra bíblia que são chamados grupos temáticos isso eu gostaria de entender eu ganhei essa biblia e n estou me adaptando
      ja agradeço pela ajuda dada

      Excluir
    3. Boa tarde, prezado Leitor!
      Os grupos temáticos são muito úteis para você estudar mais detalhadamente sobre determinados assuntos. Tenho a BÍBLIA DE ESTUDO EM CONCORDÂNCIA, da editora Gospel, e se a sua Bíblia for essa ficará mais fácil te explicar. No entanto, normalmente nessas bíblias tem o ÍNDICE ALFABÉTICO DE TEMAS (na minha fica depois dos grupos temáticos). A primeira coisa a fazer é ir no índice alfabético e procurar a palavra que você quer estudar. Por exemplo: você quer saber sobre a eternidade de Deus, então procura na letra D e encontre a palavra DEUS – aparecerão vários assuntos relacionados a Deus, então você escolhe o de seu interesse. Por exemplo – a eternidade de Deus ou nomes de Deus ou onipotência de Deus, etc. Você escolhe o tema que deseja e ao lado del terá a seção onde está esse tema e o numero referente à página. Por exemplo: Você escolheu o tema "eternidade de Deus" ao lado estará 51 – 141 (seção 51, página 141). Você vai pra página indicada, e lá procura a seção 51, que se refere ao assunto que você escolheu sobre a eternidade de Deus. Os nomes “SEÇÃO” e “PÁGINA” FICAM NO TOPO DA PÁGINA . Sei que é mais fácil entender visualizando, mas não consigo enviar as imagens por aqui, então se quiser que eu envie exemplos com as imagens, basta me enviar o seu e-mail, por lá dá pra enviar as fotos explicativas.
      Espero tê-lo ajudado. Leia a Palavra de Deus, e deixe ela fazer de você uma nova pessoa em Cristo.

      Excluir
  7. Muito bom! Obrigado pela postagem, muito bem explicativa por sinal. Fica com Deus!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Prezada Letícia Ferreira,
      Fico feliz em poder tê-la ajudado com este post. Obrigada pelo comentário. Que Deus te abençoe!

      Excluir
  8. Não sou evangélico mas gosto muito de ler a bíblia, e me ajudou muito.
    Fico muito grato,Deus abençoe.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Prezado Erick Bispo,
      Fico feliz por este post ter-lhe sido útil. Obrigada pelo seu comentário, e confesso sentir alegria pelo fato de você prezar a leitura da Palavra de Deus. Um abraço.

      Excluir
  9. Obrigada por este estudo! Que Deus te abençoe abundantemente! :D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amém. Obrigada pela sua visita e participação neste blog.

      Excluir
  10. nossa me ajudou bastante...na minha biblia os números representam a concordancia biblica e as letras representam os comentários...agora que sei ficara mais facil estudar e entender a bíblia! Deus abençoe.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Prezada Dárlia Délquia,
      Fico feliz em poder tê-la ajudado. Seja sempre bem vinda a este blog.

      Excluir
  11. Muito obrigada, me ajudou bastante, tinha dúvidas e com essa postagem sem dúvidas ficou mais fácil Deus abençoe

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Prezada Elizandra Tonetto,
      Que bom ter podido ajudá-la! Obrigada pela participação e seja sempre bem vinda!

      Excluir
  12. GOSTEI SOBRE O ESTUDO ISSO EU NAO SABIA PARABENS OBRIGADO.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Prezado (a) leitor (a),
      Fico feliz em poder tê-la (o) ajudado. Que Deus continue te abençoando, e que seu desejo por conhecer as verdades bíblicas cresça cada vez mais.

      Excluir
  13. Oi Leila Deus abençoe por compartilhar sua sabedoria conosco, tmb estava sem saber pra que servia a coluna do meio da minha bíblia.
    Mto obrigada!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Prezada leitora,
      Fico feliz em poder tê-la ajudado a estudar a Palavra de Deus. Seja sempre bem-vinda a este blog e continue buscando crescer na graça e no conhecimento de nosso Senhor Jesus Cristo.

      Excluir
  14. Deus continue abençoado-a ricamente.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Prezado leitor,
      Obrigada pela participação, e seja sempre bem-vindo a este blog.

      Excluir
  15. Deus te abençoa, me ajudou muito.
    Obrigada de coração .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Prezada leitora,
      Fico feliz em poder tê-la ajudado a estudar a Palavra de Deus. Que Ele te encha de sabedoria e graça.

      Excluir
  16. Gostei muito fico feliz por ter pessoas assim que gosta de ajuda outras pessoas parabéns professora

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico grata por este post ter-lhe sido útil. Oro para que esta Palavra penetre no teu coração e torne-se parte de tua vida. Obrigada pelo comentário e que Deus continue te abençoando.

      Excluir
  17. Muito obrigado agora vai ficar mais fácil entender a palavra de Deus,que Deus sempre ilumine o teu caminho.

    ResponderExcluir
  18. Me ajudou muito.
    Tirei as minhas dúvidas, Deus lhe abençoe .Obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Prezada leitora,
      Fico feliz em poder ter-lhe ajudado na compreensão do estudo da Palavra de Deus. Que seu amor por ele cresça a cada novo conhecimento adquirido nessa jóia de grande valor: a Bíblia Sagrada. Obrigada pela participação e comentário.

      Excluir
  19. Respostas
    1. Prezado Daviii Fernandooo,
      Agradeço sua visita e participação. Fico feliz por este post ter-lhe sido útil. Seja sempre bem.-vindo a este blog.

      Excluir
  20. Amém. Obrigada pela visita e comentário.

    ResponderExcluir
  21. Cara Irma em Cristo! sou convertida a pouco mais de um ano e tenho ainda imensas duvidas.
    O estudo sobre a concordancia ajudou-me bastante tenho certeza que me vai ajudar mais ainda. Estou a comecar escola biblica e um dos requisitos que li logo na primeira pagina foi concordancia biblica. Deus lhe abencoe!
    Paula M Conceicao
    Maputo-Mocambique

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Prezada irmã Paula M Conceição,
      Fico muito feliz por sua decisão em servir a Deus, e agradeço por compartilhar a utilidade dessa postagem para o seu crescimento no estudo da Palavra Santa. Continue se aplicando no estudo da Bíblia Sagrada, para que, um dia, você também possa orientar novos crentes a servir ao nosso Senhor.
      Que Deus continue te abençoando na estrada da fé.

      Excluir
  22. Muito boa explicaçao gostei me ajudou muito Deus abençoe.

    ResponderExcluir
  23. Prezado (a) leitor (a)
    Fico feliz por este post ter-lhe sido útil. Que Deus continue te dando graça para se aprofundar nas riquezas contidas em sua Palavra. Seja sempre bem-vindo (a) a este blog.

    ResponderExcluir
  24. Muito boom tirei minhas dúvidas todas sobre concordância parabéns Deus thi conserve

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Prezado (a) leitor (a),
      Fico feliz por este post ter-lhe sido útil. Seja bem-vindo (a) ao blog.

      Excluir
  25. pratico, objetivo e eficaz, parabéns excelente.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Prezado leitor,
      Agradeço pelo seu comentário. O respaldo do leitor é importante para que se possa saber se esse trabalho está sendo efetivo ou se precisa de algum melhoramento. Esse blog é feito para vocês, assim sendo, cada comentário é muito bem-vindo.

      Excluir
  26. Respostas
    1. Prezado leitor,
      Obrigada pelo respaldo e que Deus continue te abençoando em sua busca por sua Palavra.

      Excluir
  27. A Paz Senhor, muito obrigado, me ajudou muito, Deus lhe Abençoe

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amém. Que Deus te ilumine na busca do conhecimento da verdade. Seja sempre bem vindo (a) a este blog.

      Excluir
  28. Muito bom parabéns sempre tive curiosidade e agora já entendi da forma correta

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Prezado(a) leitor(a),
      Fico feliz em poder ter-lhe ajudado a compreender a utilização dessa ferramenta tão útil para nossa pesquisa dos textos sagrados. Agradeço o comentário.

      Excluir
  29. Respostas
    1. Prezado (a) leitor (a)
      Agradeço o comentário e participação.

      Excluir
  30. Parabéns pela explicação foi útil, simples de entender e necessário.
    Obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Prezado leitor,
      Agradeço o seu comentário, pois esses retornos são muito úteis para a progressão do trabalho desse blog. Deus te abençoe.

      Excluir
  31. Muito bom cada explicação,aprendir muito! Só não entendo porque não explicam isso na igreja. Deus abençoe sua vida ����

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Prezada leitora,
      Agradeço seu comentário. Fica aí a dica para os professores de Escola Bíblica, ensinar os irmãos a estudarem a Bíblia através das concordâncias. Deus continue te abençoando.

      Excluir
  32. Boa Tarde, Gostaria de informações sobre a BÍBLIA DE ESTUDO EM CONCORDÂNCIA, Valor, etc... Muito Grato ( mariomurici@gmail.com )

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, prezado leitor.

      Dentre outras, possuo a "Bíblia de estudo temas em concordância", da editora Central Gospel, mas, pelo visto ela não está mais sendo produzida. No entanto, na minha opinião, há outras bíblias de estudo muito boas e mais práticas de se manusear. Cito algumas que gosto: Thompson, Shedd, A Bíblia de estudo pentecostal, king James, a Bíblia de Jerusalém e a A Bíblia de estudo Anotada Expandida, mas tem outras igualmente boas. Depende do que você pretende estudar e o que procura (mapas, histórico dos livros, devocional, temas em concordância etc.). Quanto ao preço você encontra na internet. Segue link explicando o conteúdo de algumas bíblias.
      https://myswordbrasil.blogspot.com/2016/09/10-melhores-biblias-de-estudo-mundo.html?m=1

      Excluir

Registre suas dúvidas ou opinião sobre o texto acima. Será um prazer ler seu comentário.