quarta-feira, 27 de março de 2024

COMO ESTUDAR A BÍBLIA - PARTE 2

 COMO ESTUDAR A BÍBLIA (Parte 2)

   https://blog.doxabox.com.br     

TEXTO BÍBLICO: 1 Co 2.15,16

Embora haja muitas maneiras de como ler a Bíblia, refletiremos em apenas uma delas, ou seja, devemos ler a Bíblia desejando conhecer a mente de Deus. Conhecer a mente de Deus significa descobrir o que Deus pensa sobre nós, sobre as outras pessoas, sobre as coisas e as situações que nos envolve nessa vida e após ela.

Tiago Dias, autor do livro "Em busca de sentido", afirma que quando falamos a respeito de alguém ou de alguma coisa, falamos de fora, isto é, apenas conhecemos conceitos e ideias, no entanto, quando falamos sobre alguém ou alguma coisa, estamos falando de dentro, isto é, do que vivenciamos. Desse modo, com base nessa afirmativa, é fato que ninguém pode falar sobre quem não conhece. Além disso, para conhecermos alguém de verdade, é necessário que tenhamos certo grau de intimidade com essa pessoa.

Em relação a Deus, não é diferente, só podemos conhecê-lo, a ponto de podermos falar sobre ele, se desenvolvermos uma relação próxima com sua pessoa, e isso só é possível por meio da oração (momento em que falamos com Deus) e através da leitura da Bíblia (momento em que Deus fala conosco).

Um outro comentarista, Dr Stuart Holden, declarou que a verdadeira regra de fé não diz para vivermos uma vida terrena com a visão no céu, mas que vivamos uma vida celestial com a visão na Terra.  Esse pensamento é confirmado pela própria Palavra de Deus - leia Ef 2.6 e Cl 3.1 a 3. Quando vivemos nossa vida de modo natural, como quem vive influenciado pelas circunstâncias terrenas, é reflexo de que não conhecemos o que Deus pensa sobre aqueles que aceitam a seu Filho, Jesus Cristo. Pois, segundo os textos acima citados, “Vivemos juntamente com Cristo nas regiões celestiais”, e “estamos escondidos em Deus”, ou seja, vivemos de modo sobrenatural, isto é, tendo a mente de Cristo (2 Co 2.15,16), e não vivemos mais vendo as coisas em uma perspectiva carnal e humana. Segundo o apóstolo Paulo, quando estamos em Deus, não vivemos mais pelo que vemos, e sim pela fé (1 Co 5.7).

Por que devemos conhecer os pensamentos de Deus?

1) Porque seus pensamentos são superiores aos nossos. Leia Isaias 55.8,9.

Apesar de serem tão distantes dos nossos pensamentos, uma boa parte da mente de Deus o Espírito Santo já revelou nas Escrituras. Inclusive, Jesus falou que elas falam sobre ele, ou seja, a Bíblia é o livro da biografia de Jesus, e, conforme o próprio Cristo declarou, quem vê a ele vê o Pai (João 14.8-10).

O Espírito Santo inspirou os homens que escreveram a Bíblia, e, de acordo com as Escrituras, ele conhece os pensamentos de Deus (1Co 2.11). Quando rejeitamos ler as Sagradas Escrituras, estamos perdendo a oportunidade de conhecer o que o Espírito Santo revelou sobre  Deus, isto é, perdemos a oportunidade de descobrir o que Deus pensa sobre nós e sobre tudo o que nos envolve.

Por exemplo, diferente da nossa cultura atual, na visão de Deus, o castigo é prova de amor, e não de violência. A Bíblia revela que, para Deus, castigo é o modo que ele usa para nos dizer que nos ama e que somos seus filhos de verdade - leia Hb 12.5,6. Enquanto temos pena daqueles a quem Deus castiga, o Espírito Santo nos revela nas Escrituras, que “a tristeza segundo Deus produz arrependimento” - 2 Co7.9,10.

2) Não conhecer como Deus pensa nos leva a pecar contra ele. Leia Oseias 4.6

Perceba que Deus disse que a falta do conhecimento do povo, foi a causa deles serem destruídos. Falta de conhecimento do quê? No versículo 1, Deus disse que lhes faltou conhecimento sobre ele, ou seja, o povo não conhecia Deus, não conhecia a sua vontade, não tinha ideia do que ele pensava a respeito deles, embora ouviram falar, ou seja, apesar de saberem bem a teoria sobre as suas leis, eles não tinham interesse em conhecer, de fato, a mente divina. Em Lc 19.41, 42. a bíblia narra que Jesus chorou ao observar a dureza do coração do povo de Jerusalém e suas palavras foram estas: “Se vocês compreendessem o que te traz a paz! Mas vocês não conseguem enxergar”. Lembre-se que eles estavam com o "Príncipe da paz”, pois Isaías profetizou sobre Jesus, dizendo que esse seria um de seus nomes - Is 9.6. 

A Bíblia nos revela que o pensamento de Deus a respeito de como eles poderiam  alcançar a paz já estava revelado nas Escrituras, mas como Jesus mesmo declarou, eles não enxergavam. O Salmo 119.165 já declarava: “os que amam a tua lei possuem paz...”. A resposta estava nas Escrituras, livro usado por esse mesmo povo que buscava paz, mas que, apesar de saberem de cor as ordenanças do Senhor, eles não enxergavam que essa paz estava no Cristo que estava entre eles. Eles liam, mas  não enxergavam, não percebiam o que Deus estava lhes dizendo pelas Escrituras. Por isso é importante ler a Bíblia prestando atenção no que Deus está dizendo.

Mateus observou que Jesus  também acusou o seu povo (Israel) de matar os profetas e apedrejar os mensageiros que Deus enviou e ele afirma que a intenção do Pai, logo, a sua própria intenção, era protegê-los como a galinha protege seus pintinhos debaixo das asas, porém, eles não aceitarem sua proteção.   Assim também agimos quando lemos a Bíblia sem interesse de conhecermos a mente de Deus, quando não nos importamos em saber o que ele quer nos comunicar. 

Ler a Bíblia por ler não é suficiente para o Espírito Santo nos revelar o que Deus pensa, pois ele só nos revela quando nosso coração está voltado a viver segundo a mente de Cristo. Israel lia as Escrituras desde a mais tenra idade, mas não enxergava o que Deus estava dizendo a respeito de sua vontade para eles. Ouviam a letra (os mandamentos), mas não entendiam o que Deus queria lhes comunicar por meio das suas ordenanças, isto é, o que estava nas entrelinhas. Em Isaías 1.2, Deus diz que até os animais tem noção das coisas, mas o seu povo não tem conhecimento sequer de sua vontade, isto é, não compreendiam nada do que Deus lhes dizia, não entendiam o que ele queria lhes comunicar. Eles eram tão faltos de entendimento que o Senhor diz que nem adiantava castigá-los, que eles não compreenderiam o motivo (v.5) - Leia todo o capítulo de Isaías 1, e veja como age o povo de Deus que não conhece a sua mente.

4) Devemos conhecer os pensamentos de Deus, porque ele quer se comunicar diretamente conosco.

Em Jó 42.1-6,  Jó confessa a Deus que falou de coisas que não conhecia, e que por isso se arrependia muito. Ele confessa que tudo o que ele sabia a respeito de Deus era baseado em coisas que ele ouvira falar.  Após Deus falar diretamente com ele, Jó chega a conclusão de que nunca o conhecera de fato, porém, após ouvir o que Deus pensava a respeito do que ele supunha, Jó declarou: “Antes eu só te conhecia de ouvir falar, mas agora os meus olhos te veem”. 

Jó estava na mesma situação que Jerusalém na passagem de Lucas, que estudamos acima: ele não enxergava os propósitos de Deus, a verdade sobre o Senhor estava oculta a seus olhos. Mas, quando Jó ouviu o próprio Deus falando sobre como ele vê as coisas, seus olhos foram abertos e agora ele passou a enxergá-lo como ele realmente é. Isso me lembra uma história, extraída do livro Varão de Dores, da autoria de Miguel Rizzo, o qual narra a história de uma menina que queria muito ver o mar. Ela insistiu tanto que a mãe a levou, e, após observar o oceano por longos minutos, a garota voltou ao hotel, onde também se encontrava hospedado um velho marinheiro. Toda entusiasmada, a menina gritava eufórica: “Eu conheço o mar! Eu conheço o mar”. O marinheiro aproximou-se dela e lhe disse: “Eu também conheço o mar!”. Rizzo observa a distância entre o “conhecer” da garota, e o "conhecer" do velho marinheiro, pois este conhecia cada movimento e situação de prazer e perigo da vida marítima, enquanto a garotinha conhecia de longe. Como você conhece a Jesus? De longe - de ouvir falar dele - ou de perto - de ouvi-lo falar com você?

Se nos contentarmos a conhecer Deus apenas de ouvir os outros falarem acerca dele, nunca vamos vê-lo como ele realmente é. Por isso, leiamos a Bíblia, procurando conhecer a mente de Deus, buscando entender o que o Espírito Santo está nos revelando sobre os pensamentos divinos, e então, ouçamos a voz do Senhor ecoando através da história de Jó, e das demais narrativas e cartas da Bíblia, a nos dizer: “Você já falou, agora me escute, e eu falarei”.

No amor de Cristo,

Leila  Castanha

25/03/24


Bibliografia

Bíblia Sagrada

Em busca de Sentido -  Tiago Dias

Varão de Dores - Miguel Rizzo


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Registre suas dúvidas ou opinião sobre o texto acima. Será um prazer ler seu comentário.