segunda-feira, 15 de abril de 2024

BÍBLIA, O GUIA INFALIVEL DA NOSSA VIDA


https://br.pinterest.com


 TEXTO BÍBLICO: Sl 119.105

Os cristãos da Igreja Primitiva seguiam as instruções da Bíblia : Os cristãos da Igreja Primitiva obedeciam a Palavra de Deus - o Cânon do Novo Testamento ainda não estava fechado quando a igreja foi formada, entretanto ela seguia os escritos do Antigo Testamento e as orientações verbais de Jesus transmitidas pelos apóstolos. Por exemplo, Jesus leu o livro do profeta Isaias, ele e os apóstolos citaram várias passagens dos Salmos; a galeria dos heróis da fé, no livro de  hebreus, cita homens e mulheres cujas histórias foram retiradas do Antigo Testamento.

Cânon: É uma palavra grega, e significa cana ou vara de medir. Esses livros que fazem parte da Bíblia é o meio pelo qual tudo deve ser medido ou avaliado, pelo fato de ter autoridade concedida por Deus.

Para entrar no cânon, os livros tinham que cumprir algumas exigências:  Alguns livros foram rejeitados porque possuem ensinamentos contrários aos de Moisés e também porque não foram citados por Jesus nem pelos apóstolos. Eles receberam o nome de apócrifos, que significa "Oculto, escondido" (esses livros não foram reconhecidos como inspirados), também não faziam parte dos escritos dos judeus (a maior parte do Antigo Testamento foi escrito na língua dos judeus, o hebraico) porém, ao traduzirem a bíblia do grego para o latim, Jerônimo incluiu esses livros na Bíblia e a Igreja Católica os denominou de deuterocanônico, que significa segundo canônico. 

CuriosidadeA palavra Deuteronômio (5º livro da bíblia) significa "segunda lei", pois deuteros é uma palavra grega que significa segundo(a), nesse caso, foi utilizada para indicar que houve a repetição da lei de Moisés, e na palavra deuterocanônico, indica que houve um segundo cânone, reconhecido pela Igreja Católica. Alguns desses livros que, aliás, não foram aceitos pela maioria dos cristãos, há ensinamentos heréticos (contrários à Palavra de Deus), como, por exemplo, em 2 Macabeus 12.45,46 e Tobias 12.12, há incentivo para se orar em favor de pessoas mortas, quando toda a Bíblia não ensina isso, pelo contrário, ela afirma que depois da morte segue-se o juízo (Hb 9.27).  Esse é apenas um exemplo, mas há muitos outros problemas encontrados nesses livros, embora alguns estudiosos utiliza alguns deles para estudos históricos, mas não doutrinários. A palavra doutrina significa ensinamento.

CRISTÃO: quando falamos de cristãos da Igreja Primitiva, é importante sabermos o que significa essa palavra. Cristão significa seguidor de Cristo. Ser cristão é  diferente de ser simpatizante. O cristão precisa seguir Jesus. Todos os que Jesus chamou, sua ordem foi: “Segue-me”. Seguir Jesus pressupõe renúncia - Lc 14.26.

Mahtma Gandhi:  Foi um ativista indiano, que lutava pelos direitos civis. Ele disse a seguinte frase: “Admiro o Cristo dos cristãos, mas repudio  o cristianismo deles”. Na verdade, apesar dele mencionar o nome CRISTÃO, ele se referia a simpatizantes do cristianismo, pois essas pessoas, apesar de gostar de ir à igreja, não têm compromisso com a Palavra de Deus. Os cristãos, de fato,  são imitadores Cristo, eles seguem o seu exemplo, e, por isso é impossível desassociar o cristão de Cristo. Como disse o apóstolo Paulo, em sua segunda carta à igreja de Corinto (2 Co 3.3), ele afirma àqueles  irmãos que eles são a carta de Cristo. Assim somos nós, cristãos, todos que nos "leem" deverão encontrar em  nossas atitudes a assinatura de Cristo, isto é, ver em nós a prática dos ensinamentos de Jesus. È muito preocupante quando uma pessoa que se diz cristão escandaliza o Evangelho, pois Jesus disse que “é lícito que venha o escândalo, mas ai daquele por quem o escândalo vier” Mt 18.7

De acordo com Juan Carlos Ortiz, em nossas igrejas há muitos membros e poucos discípulos. Discípulo é aquele que aprende com outro, é um aprendiz. No entanto, também é o que segue os conselhos, ideias ou doutrinas de outrem, isto é, um seguidor. Na realidade bíblica, essa segunda concepção da palavra discípulo é a cabe a nós, pois trata-se de alguém que imita a Cristo, alguém que segue os seus ensinamentos, ou seja, um seguidor, não apenas um aprendiz.

Jesus é o Senhor, só assim ele torna-se nosso Salvador: O Pr Juan Carlos Ortiz, em seu livro “O discípulo" (que, aliás, super recomendo), explica que Jesus é o Senhor, não apenas o nosso Salvador, e, quando o aceitamos Cristo, ele recebe o senhorio de nossa vida. Para mostrar essa verdade o Pr Ortiz narra a história de Zaqueu: quando Jesus disse a Zaqueu que iria em sua casa, ele  não perguntou se o publicano, que era o dono da casa, queria sua visita ou se a esposa permitia. Ele é o Senhor de tudo e de todos, por isso ele só declarou que iria 'hoje".

Em outra ocasião, um homem queria primeiro enterrar o seu pai e Jesus lhe disse que NÃO - “deixe os mortos enterrar seus próprios mortos, quanto a você vem e segue-me”, essa foi a resposta do Mestre. Jesus também não perguntou a Mateus se ele gostaria de segui-lo, nem tampouco lhe explicou o que isso significava, apenas ordenou: "Segue-me". Mateus só tinha que resolver se obedeceria ou não (Mt 9.9). 

Ortiz disse que algumas pessoas pensam que a característica de alguém ser do Reino de Deus é o fato de não fumar ou não beber ou não praticarem coisas que desagradam ao Senhor. Porém, é muito mais que isso: ele explica que seguir a Jesus pressupõe ser o que ele quer que sejamos e fazer o que ele quer que façamos. Outra coisa que o pastor argentino nos leva a refletir é que tratamos a Jesus como se ele fosse um coitadinho: “Abra a porta do teu coração, porque Jesus está batendo. Coitadinho de Jesus!”. Não é de se admirar que as pessoas pensem que estão fazendo um favor para Jesus, ao invés de entenderem que precisam dele - disse o referido autor.

A salvação, de acordo com a reflexão do autor acima citado, não é um convite, mas uma ordem. Isso porque quando alguém faz um convite não há castigo caso a pessoa não aceite, mas se for uma ordem, a quebra dela terá consequências. Jesus disse que “quem crer e for batizado SERÁ SALVO; mas quem não crer SERÁ CONDENADO” (Mc 16.16).  

Seguir a Cristo, pressupõe andar como ele andou: O pastor Nilson do Amaral Fanini, falando sobre Jesus ser o caminho - João 14.6 - contou que, certa vez, em um acampamento numa reserva indígena, o guia, que também era um homem indígena, lhes disse: Eu sou o caminho! Fanini observa que com essa frase, o guia queria dizer que os visitantes deveriam segui-lo. O Pr Fanini relatou que ia atrás do guia e contou sua experiência da seguinte maneira: “Quando ele pulava eu pulava, quando ele parava eu parava, quando ele se abaixava eu me abaixava, etc.”. Jesus, quando disse que é o caminho (Jo 4.6), ele estava dizendo que  quem for segui-lo deverá fazer exatamente o que ele fez e como ele fez. João disse isso com muita precisão: 1 João 2.6 - “Aquele que diz que está nele, deve andar como ele andou”.

 Seguir Jesus pressupõe nascer de novo- A diretora de uma escola de ensino fundamental, em uma reunião de pais, decidindo junto à equipe de professores e na presença do aluno que estava tendo pouco resultado pedagógico, devido a sua falta de compromisso com os estudos, disse a seguinte frase: Você pode até passar, mas para isso,  você vai ter que nascer de novo”. Lembrei-me da conversa de Jesus com Nicodemos: “É necessário nascer de novo” - João 3.3-7. Nascer de novo é começar do zero. Abandonar  tudo o que aprendemos,  tudo o que praticamos, a nossa cultura mundana, enfim, largar tudo o que Deus não aprova e viver segundo os moldes da Palavra de Deus.

Resumindo: A Bíblia é o guia infalível da vida do cristão, logo, todas as nossas decisões e todo o nosso pensamento deve ser "medido" por esse Livro. A Bíblia é a "vara de medir" do cristão. No Sl 119.9, o salmista faz uma reflexão e ele mesmo a responde: "Como purificará o jovem o seu caminho?" - e a resposta é - "observando-o de acordo com a tua Palavra". Tudo o que fazemos ou deixamos de fazer, deve ser examinado se está de acordo com a Bíblia. Ela deve ser examinada diariamente, pois precisamos guardá-la em nosso coração para não pecarmos contra o nosso Senhor (Sl 119.11)

Que Deus te abençoe continuamente.

No amor de Cristo,

Leila Castanha

15/04/2024


BIBLIOGRAFIA:

A graça é feita de elementos concretos, Caio Fábio

Enciclópedia Estudos de teologia(Volume I). Editora Semeie

O DISCÍPULO - JUAN CARLOS ORTIZ

Livros apócrifos: por que evangélicos rejeitam parte da Bíblia de católicos (uol.com.br)

 

 

2 comentários:

  1. Parabéns! Aprendi muito ao ler esse texto.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Prezada leitora,
      Agradeço por sua participação e comentário, que, aliás, traz sentido a esse blog. Que Deus continue te abençoando na busca por conhecer a sua Palavra.

      Excluir

Registre suas dúvidas ou opinião sobre o texto acima. Será um prazer ler seu comentário.