sexta-feira, 10 de janeiro de 2014

O LIVRO DE MÓRMON E A BÍBLIA



Se você ainda não conhece a história do mormonismo, aconselho a ler primeiro o texto anterior, intitulado “A Historia do Mormonismo”, a fim de que você consiga compreender melhor o assunto que trataremos.
O Livro de Mórmon, segundo seus adeptos, foi escrito originalmente, em Egípcio Reformado, por homens de épocas passadas, e traduzido por um único homem por poder divino, sendo testemunhado por onze testemunhas. Quanto ao Urim e Tumim, assim como o peitoral no qual estavam presos, o anjo Morôni (o mesmo que lhe revelara onde estavam as placas de ouro que deram origem ao seu livro sagrado) o proibiu de mostrá-los a alguém, salvo àqueles que ele permitisse, sob pena de ser destruído. O problema é que nunca foi descoberta qualquer língua que fosse ou se equiparasse ao egípcio reformado, da qual Smith diz ter traduzido O Livro de Mórmon com a ajuda divina, por meio do Urim e Tumim (instrumentos usados pelos sacerdotes hebreus para entenderem a vontade de Deus) e, que, para ele, serviu como tradutor desse estranho idioma. Além disso, não existe nenhuma cópia do original porque, segundo seu fundador, após a tradução, a placa de ouro da qual se traduziu o Livro foi devolvida ao anjo Morôni. Assim sendo, o Livro de Mórmon não pode ser crido como livro religioso por mentes pesquisadoras (que não aceitam o que ouvem sem refletir), nem tem valor como livro histórico, por não haver comprovação científica de seus escritos.
Os mórmons alegam não crerem na existência de um Cânon Bíblico já concluído (Catálogo dos livros reconhecidos como inspirados), porque, segundo eles, Deus continua a revelar novas informações à Igreja. Por isso o Livro de Mórmon contem textos que dizem que não devemos supor que toda a revelação divina se encontra na Bíblia. Eles dizem aceitar quatro livros como Escrituras (Escritos sob a influência do Espírito Santo), os quais são: A Bíblia, o Livro de Mórmon, Doutrinas e Convênios e Pérola de Grande Valor. As palavras dos profetas vivos também são aceitas como escrituras.
Sobre a Bíblia, creem de forma parcial, alegando o seguinte: “Cremos ser a Bíblia a Palavra de Deus, enquanto seja correta sua tradução” (Regra de Fé1:8)
Em relação ao Livro de Mórmon afirmam que, segundo as palavras de Smith, esse livro é “o mais correto que existe e a pedra angular de nossa religião, e que um homem pode se aproximar mais de Deus observando os seus preceitos do que de qualquer outro livro(HISTORY IF THE CHURCH, 4:461) – (itálico meu)
Creio que fica evidente que para os adeptos do mormonismo, o Livro de Mórmon não é, conforme dizem, equiparado a Bíblia, mas superior a ela.
Doutrinas e Convênios contêm revelações sobre a Igreja de Jesus Cristo conforme sua restauração nos últimos dias, definem o ofício dos sacerdotes e suas respectivas funções, contém revelações, que segundo eles, ficaram perdidas para o mundo por centenas de anos, explicam algumas doutrinas extraídas da Bíblia e também relata profecias para o futuro.
O outro livro sagrado dos mormos é Pérola de Grande Valor, que é composta pelo Livro de Moisés, o Livro de Abraão e alguns inscritos de Joseph Smith. O Livro de Moisés narra algumas visões e escritos de Moisés, revelados a Smith, em junho de 1830, as quais esclarece algumas doutrinas que haviam sido perdidas da Bíblia e dá informações adicionais sobre a criação da Terra.
O Livro de Abraão contem informações sobre a Criação, o evangelho, a natureza de Deus e o sacerdócio e foi traduzido pelo profeta Joseph Smith de rolos de papiro tirados de catacumbas egípcias.
Os escritos de Joseph Smith incluem parte da tradução da Bíblia feita por ele, seleções de History of the Church  (outro de seus livros) e as regras de fé.
A Bíblia foi formada a partir de vários livros, encontrados no decorrer dos séculos. Sua autoria pertenceu a pessoas diferentes, de épocas diferentes e de diversas profissões. Originalmente, o Antigo Testamento foi escrito em hebraico, sendo algumas partes em aramaico, e o Novo Testamento em grego, línguas estas conhecidas por várias pessoas, o que possibilitou fazer diversas traduções dos livros sagrados por diferentes indivíduos versados em tais idiomas. O ajuntamento desses livros formou a Bíblia, cujo nome significa “Coleção de livros pequenos”. Comprovada a existência de diversos originais, bem como registros históricos e científicos, ela é respeitada por seu valor histórico, mesmo por céticos que não a aceitam como livro sagrado.
Leia neste blog o texto intitulado “A Bíblia, o livro” (Parte I e II) e veja a história da Bíblia.
O Livro de Mórmon é baseado na narração de duas grandes e principais civilizações as quais são denominadas nefitas, lamanitas e jareditas, raças estas que a ciência nunca conseguiu comprovar sua existência. Inclusive, segundo o Livro de Mórmon, os lamanitas eram povos oriundos de Jerusalém, dos anos 600 a.C. e deles derivaram os principais antepassados dos índios americanos, sendo, portanto, descendentes dos hebreus. O problema é que a ciência afirma que os índios americanos são de origem mongolóide (asiática).
A Bíblia (especialmente o Antigo Testamento) trata a respeito de um povo amado por Deus, os hebreus, e conta seus conflitos terrenos e espirituais, assim como faz alusões a nações e cidades gentias (não judeus), inclusive, no Novo Testamento. Lugares estes, comprovadamente existentes, sejam na época atual ou pertencente à época da história dos tempos bíblicos.
Em O Livro dos Mórmons encontra-se uma história cujo personagem principal é um profeta judeu por nome Alma. Esse nome significa “donzela, virgem ou donzela desposada”, um nome, cujo significado não condiz com um profeta de Deus, segundo a tradição judaica.
A Bíblia mostra, por meio de seus escritos, que, segundo a tradição dos hebreus os nomes eram cuidadosamente escolhidos de acordo com seus significados. Assim vemos: Isaque, que significa “riso”, porque sua mãe, Sara, riu-se incrédula ao ouvir que teria um filho (porque ela já era velha); Samuel, cujo nome significa “Ouvir de Deus”, foi assim chamado porque Deus ouviu a oração de sua mãe que lhe pedia um filho; Jacó, que quer dizer “usurpador”, recebeu esse nome porque ao nascer veio agarrado à perna de seu irmão gêmeo, como se quisesse usurpar seu lugar, nascendo primeiro. Esaú, o gêmeo de Jacó, cujo nome significa “peludo”, foi assim chamado porque era um bebê ruivo e peludo; José, que significa “Ele acrescenta”, recebeu esse nome porque sua mãe era estéril e Deus lhe acrescentou um filho; O nome Jesus, significa “Salvador”, porque ele encarnou-se com a missão de salvar os pecadores; Saulo, cujo nome Jesus mudou para Paulo, que significa “pequeno”, porque ele precisava compreender que era um ser pequeno (que ele não era ninguém) para querer perseguir o povo de Deus. E assim por diante, sempre que se colocava um nome em alguém, os hebreus (povo de Israel) pensavam em seu significado. Segundo estudiosos da Bíblia, Alma não é um nome propício a um profeta hebreu.
OUTRAS DISCREPÂNCIAS NO LIVRO DE MÓRMON
·         A última palavra do Livro de Alma (38.15) é “Adeus, meu filho”. Sendo a palavra “Adeus” uma saudação em francês, traduzida na língua inglesa, é impossível constar no chamado Livro de Mórmon, por ser sua origem, de 600 a.C., época esta em que a língua francesa ainda não existia, pois esta só foi formada a partir de 700 d.C.
·         O Livro de Mórmon é defendido pelos seguidores do mormonismo como sendo o possuidor da Plenitude do Evangelho, isto é, que possui o evangelho completo, porque lhes foi revelado através da tradução das Placas de Ouro, que Cristo, após sua ressurreição, visitou o continente americano e aqui concluiu o seu ministério.
 O problema é que Jesus ressuscitou por volta do ano 33-34 d.C. e os mórmons dizem que seu Livro (O Livro de Mórmon) é de 600 a.C. Como pode isso ser possível?
·         No Livro de Alma (46.15), fala de um grupo chamado cristão, no entanto, Lucas narra, em At 11.26 que a primeira vez que os discípulos de Jesus foram chamados de cristão foi em Antioquia.
·         Para provarem que é a verdadeira Igreja, os mórmons dizem que em seu corpo de liderança possuem apóstolos e profetas e apóiam seus argumentos em Efésios 2.20, o qual diz:  
“Edificados sobre o fundamento dos apóstolos e profetas, de que Jesus Cristo é a principal pedra de esquina.”
No entanto, esquecem-se de observar o seguinte:
A)   A Bíblia não diz que a Igreja está edificada sobre os apóstolos e profetas, mas sobre o fundamento dos apóstolos e profetas, que é Jesus Cristo.
B)   Se o fato de possuírem apóstolos e profetas for a prova máxima de que a Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias (nome da Igreja dos Mórmons)fosse a verdadeira religião, eles estariam com problemas porque a ordem apontada por Paulo é: primeiro, apóstolos e depois profetas, e na Igreja dos Mórmons é ao contrário,  primeiro vem os Profetas para depois vir os Apóstolos.
C)   Se esse fosse (porque não é) o termômetro a se medir a verdadeira Igreja de Cristo, eles teriam de admitir que toda ramificação do mormonismo, como por exemplo, a Igreja Reorganizada de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, que se rebelou contra a original e foi formada sob a liderança de Joseph Smith III, filho do fundador,  também é  a verdadeira religião (Porém eles não admitem isso).
 O nome do livro sagrado dos mórmons é:
LIVRO DE MÓRMON
OUTRO TESTAMENTO DE JESUS CRISTO.
Vou parar por aqui, e em nosso próximo encontro trataremos das doutrinas fundamentais dos mórmons.
Por ora, finalizo com as palavras de ambos os livros, sobre a Bíblia Sagrada e sua veracidade.
Assim diz O Livro de Mórmon:
“Portanto, porque tendes uma Bíblia não deveis supor que ela contém todas as palavras minhas; Nem deveis supor que eu não fiz com que se escrevesse mais.” (2Néfi 29.10)
Assim diz A Bíblia:
“Mas, ainda que nós mesmos ou um anjo do céu vos anuncie outro evangelho, além do que já vos tenho anunciado, seja anátema (amaldiçoado)”. (Gl1.8)
Um abraço, e até a próxima se Deus nos permitir,
Em Cristo,
Leila Castanha
01/2014
Até a
Um
Da



2 comentários:

  1. Li tudo a respeito do texto acima, e gostaria de saber se você teria alguma continuação?. Sou evangélico e acredito veemente na palavra do Senhor. Obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Prezado leitor,
      Obrigada pela participação, e respondendo a sua pergunta, neste mesmo blog há dois textos que tratam sobre esse tema, você pode abri-los procurando pelos títulos: 1) História do mormonismo e 2)O mormonismo segundo a Bíblia.
      Os links são:
      http://leilacast.blogspot.com/2014/01/o-mormonismo-segundo-biblia.html
      http://leilacast.blogspot.com/2014/01/historia-do-mormonismo.html
      Espero que a luz da Palavra de Deus ilumine o seu conhecimento. Que Deus te abençoe em Cristo Jesus.

      Excluir

Registre suas dúvidas ou opinião sobre o texto acima. Será um prazer ler seu comentário.