quinta-feira, 21 de fevereiro de 2013

A BÍBLIA – O LIVRO (PARTE II)

Códice
Já tendo uma ideia básica sobre a Bíblia, agora podemos nos aprofundar mais um pouquinho sobre a história deste maravilhoso livro.
Primeiramente, é importante sabermos que a Bíblia foi o primeiro livro a ser impresso no mundo. Isto aconteceu no ano de 1.452, em Mainz, Alemanha.
Em 398-404 d.c. (depois de Cristo), João Crisóstomo, bispo de Constantinopla, atual Istambul, Turquia, deu o nome “Bíblia” a este livro, que antes era conhecido pelos termos usados pelos antigos, e registrados em suas próprias paginas, como por exemplo,”Livro  da Lei” (Dt 29.21; Js 1.8);”Rolo do Livro”(Sl 40.7); “Livro do Senhor” (Is 34.16) “Escrituras ou Sagradas Escrituras” (Mt 21:42; Rm 1.2),”Palavra de Deus” (Mc. 7.13; Hb 4.12) etc.
João Crisóstomo, era padre da Igreja grega. Era um reformador rigoroso e um orador de prestigio, ou seja, sabia se expressava muito bem, o que lhe valeu o apelido de “Crisóstomo”, que é uma palavra grega que significa “Boca de Ouro”. Ele morreu no exílio, doente, perseguido pela vingança da imperatriz Eudóxia.
Já vimos na parte I deste estudo, que os dois materiais pelos quais a Bíblia foi feita, foram o papiro e o pergaminho. O nome Pergaminho, deriva de Pérgamo, cidade onde foi criado este material, feito de pele de animal curtida (cabras, ovelhas ou bezerros).O nome papel, deriva do papiro.
Mesmo com a chegada do pergaminho, que era um material mais resistente, o papiro continuou a ser usado para a escrita de cartas, textos administrativos, jurídicos ou médicos, por ser de material mais leve.
Os primeiros formatos da Bíblia eram o rolo e o códice. O rolo era exatamente um rolo, onde o papel era preso às hastes laterais. O códice era uma obra no formato de um livro grande, feito de pergaminho. Suas folhas tinham em média 65 centímetros de comprimento e 55 centímetros de largura.
As primeiras Bíblias eram manuscritas (escrita à mão), e esse serviço era feito pelos escribas (escrivães da época, copistas e mestres das Escrituras), e era feito de modo muito lento (Imagine a Bíblia inteira sendo escrita à mão!). O período em que ela foi escrita, foi de aproximadamente 1.600 anos, isto incluindo o período chamado de “período interbíblico”, que era o período de 400 anos em que Deus parou de falar com o homem. (Obs.: Isto não está na Bíblia, mas foi registrado pelos pesquisadores e historiadores).
Quanto a língua em que a Bíblia foi escrita, há partes em aramaico, latim, grego e hebraico, porém as principais foram o hebraico e o grego. Sendo a maior parte do Antigo Testamento escrito em hebraico e o Novo Testamento em grego.
A Bíblia é  composta por 66 livros, porém não estão todos em ordem cronológica, mas foram separados por assuntos. Para facilitar o estudo da Bíblia, ela foi dividida em partes, sendo o Antigo Testamento dividido em 5 e o Novo em 4, os quais são:
Novo Testamento:
·         Livros Históricos – São 12, de Josué até Ester.
·         Livros Poéticos – São 5 (Jó, Salmos, Provérbios, Eclesiastes e Cantares de Salomão)
·         Profetas Menores – São 12, de Oséias até Malaquias  (Veja na primeira parte do estudo porque dos termos “menores e maiores”
·         Profetas Maiores – São 5 (Isaias, Jeremias,  Lamentações de Jeremias, Ezequiel e Daniel)

Quanto ao Novo Testamento, foi dividido da seguinte forma:
·         Biografia – São os quatro Evangelhos (Mateus, Marcos, Lucas e João).
·         História – 1livro, que é o de Atos dos Apóstolos
·         Epístolas – São as 21 cartas (Romanos até Judas)
·         Profecia – 1 livro, que é o de Apocalipse
Antes dos livros serem reunidos e formar a Bíblia, cada um era um livro individual. Ao serem reunidos, fez-se necessário nomea-los e para facilitar ainda mais o acompanhamento de sua leitura, dividiram cada livro em capítulos e versículos. Assim, entre 250 a.c e 130 a.c, o Antigo Testamento foi dividido em livros pela septuaginta (72 intelectuais judeus, seis de cada tribo de Israel), que traduziram do hebraico para o grego e dividiram-na.
Uma vez já compreendido que a septuaginta foi a responsável pela divisão da Bíblia em livros, resta-nos saber quem a dividiu em capítulos e versículos.
O vocábulo “capítulo”, vem do grego “capitulum”, e quer dizer, “cabeça pequena”, “cabeça”, “Parte essencial”.
Em 1.250 d.c., Hugo de Sancto Caro, padre dominicano e estdioso da Bíblia, foi quem a dividiu em 929 capítulos no Antigo Testamento e 260 no Novo.
O Antigo Testamento foi dividido em capítulos no ano de 1.445, pelo rabi Mardoqueu Nata e o Novo testamento em 1.550, por Robert Stevens, um impressor de Paris.
A Bíblia é uma só, porém existe várias versões, as mais antigas são:
·         Septuaginta- Versão dos 72 intelectuais judeus, feita do hebraico para o grego.
·         Vulgata- (vulgata vem do latim Vulgatus, que significa “popular”). Tradução da Bíblia para o  latim, feita por Jerônimo. No Novo Testamento, ele fez uma revisão de uma versão que já existia, a “Vetus Latina ou Itala”, e o Antigo Testamento ele traduziu do original hebraico. A tradução foi concluída em 405 d.c., em Belém, na Palestina.
Jerônimo era padre e notável erudito da Igreja Católica Romana quando ainda mantinha sua pureza espiritual.
A primeira tradução da Bíblia em Português foi feita pelo pastor João Ferreira de Almeida. Ele converteu-se ao Evangelho,em 1.642, na Igreja Reformada Holandesa, em Batávia(ilha de Java, atual Djacarta, Indonésia),onde estava morando há um ano. Lá ele traduziu a Bíblia para o português, servindo-se da versão latina de Beza, da espanhola, da francesa e da italiana. Diz-se ser uma das melhores (mais fiel ao original). Primeiro traduziu o Novo Testamento, que foi publicado em 1681, em Amsterdam,Holanda e o Antigo Testamento só traduziu até o livro de Ezequiel e seus colegas terminaram, por conta de sua morte em 1.691. Foi publicado em 1753.
As siglas ARC e ARA, que indicam duas vezes de João Ferreira de Almeida, significa:
·         ARC- Almeida Revista e Corrigida
·         ARA- Almeida Revista e Atualizada (tem uma linguagem mais popular)

Agora, espero que você ao ler esse maravilhoso livro, tenha uma visão mais ampliada, não só de seu conteúdo, mas também de sua história.
Esse livro é imbatível! Dê valor a esse tesouro pois suas instruções podem transformar simples seres humanos em filhos de Deus.

Espero ter ajudado,
Com amor,
Leila Castanha
02/2013



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Registre suas dúvidas ou opinião sobre o texto acima. Será um prazer ler seu comentário.