terça-feira, 18 de janeiro de 2022

AVIVAMENTO E SEUS ELEMENTOS

 

imagem extraída de Pinterest

O que é avivamento espiritual?

O nome já indica que é um acontecimento voltado ao âmbito espiritual. O avivamento é uma operação sobrenatural do Espírito Santo na Igreja para trazê-la  de volta à verdadeira comunhão com Deus (Is 59.2) - onde não há a presença de Deus há morte espiritual. Um avivamento anima ou reanima as igrejas cristãs, para que exerçam um impacto espiritual e moral sobre as comunidades.

Significado do nome "avivamento": Essa palavra é originada do hebraico e significa "preservar" ou "manter vivo".

Habacuque e seu pedido por avivamento: "Senhor, ouvi falar da tua fama; temo diante de teus atos, Senhor. Realiza de novo, em nossa época, as mesmas obras, faze-as conhecidas em nosso tempo; em tua ira, lembra-te da misericórdia". (Hc 3. 2) - NVI (nova versão internacional). Com base nesse versículo, observamos que "avivamento" é o ato de Deus "realizar de novo, em nossa época, as mesmas obras que fizera antes, e torna-las conhecidas", agora por meio da sua Igreja.

Para ocorrer o avivamento sempre haverá perdas: Ao lermos os capítulos 1 até o 3, percebemos que Deus profetiza castigo para o seu povo, no entanto, Habacuque não pede para  Ele retirar o castigo, mas que transforme essa situação em um avivamento, isto é, em um meio de realizar de novo as operações divinas que aconteciam quando Israel andava em obediência. Para isso, Habacuque sabia que a Lei de Deus deveria ser novamente trazida aos ouvidos e coração do povo, pois ele frisa que Deus é Santo (Hc 2. 20; 3. 3). Sem santidade, isto é, sem a separação das coisas que desonram a Deus, não há avivamento.

Israel perdeu sua liberdade, mas muitas vezes precisamos perder pessoas que não se adequam à santidade: Isso aconteceu quando o povo retornou à Judá, Esdras ensinou a lei de Deus repetidamente para que o Senhor voltasse para o meio do povo e também expulsou todas as mulheres que os israelitas trouxeram do exílio, porque com elas também vinham suas culturas pagãs (Leia Ne 13 e Es 10). No livro "O obreiro aprovado", da autoria de Richard Baxter, o autor conta a história de um pastor que foi a uma reunião e disse que resolveu ensinar a Bíblia a sua igreja, de modo que estava havendo o maior avivamento que ele já presenciou. Perguntaram-lhe quantas almas haviam sido salvas, e ele respondeu que nenhuma, pelo contrário, a igreja havia perdido quinhentas pessoas.

Ou seja, para haver um avivamento, muitas vezes Deus precisará separar o joio do trigo, pois todo avivamento legítimo é pautado na abnegação à Palavra de Deus.

4 principais elementos que não podem faltar para a promoção de um avivamento: oração, fé, Bíblia e  louvor, não necessariamente nessa ordem, pois todos esses requisitos se complementam.

1) oração:Gary Luther Royer, em seu livro "Vale a pena ser pobre", relata que um velho judeu disse essas palavras: "A oração é o momento em que a Terra e o Céu se beijam". Ou seja, não há momento mais íntimo entre o homem e Deus do que na oração. John Pipper fez uma analogia para explicar quanto perdemos por negligenciar a oração, dizendo que em nossos problemas diários agimos como um motorista de ônibus que tenta inultilmente tirar o veículo de um atoleiro, sendo que dentro do ônibus está o Clark Kent (Super homem).

Alguém disse que não podemos fazer nada sem Deus, no entanto, Deus não fará nada sem nós. Para haver um avivamento, precisamos depender de Deus, e a oração é um modo de mostrarmos a nossa depência dele, e quando nos rendemos a  Ele o seu poder opera em nós e através de nós.

Leia esses textos e veja como deve ser nossa oração (Tg 4.1-4; 1 Jo 3. 21-24).  cristão é chamado a viver uma vida de pleno contato com Deus por meio da oração.

Leia sobre a importância de orar: (devemos orar sempre) 1 Ts 5.17; (orar em todas as ocasiões) Ef 6. 18; (interceder pelos não crentes e pelos irmãos de fé) I Tm 2.1,2; Rm 15.30; (ter fé ao orar) Tg 5.  17,18; (Entregar nossas ansiedades a Ele) Fp 4.7; 1 Pe 5.7.


2) : Nada faz sentido se o cristão não tiver fé, isso fica bem claro em Hebreus 11.6: "Ora, sem fé é impossível agradar Deus, pois quem dele se aproxima precisa crer que ele existe e que recompensa aqueles que o buscam" (NVI). 

Em Tito (1.1,2) Paulo afirma que escreveu para levar os crentes à e ao conhecimento da verdade. O apóstolo Paulo não estava preocupado com a teoria (conhecimento), mas sua carta foi para promover a fé (crença na teoria). Não pode haver avivamento se não cremos nas verdades da Palavra de Deus. E, se cremos, precisamos viver essas verdades, senão não passam de palavras. Essa fé não é apenas para nós, assim como o avivamento é um acontecimento coletivo. A fé dos homens que levaram o paralítico a Jesus fez com que o doente fosse curado (Mt 9.2).

Em 1 Jo 5. 4, o apóstolo João dá a receita para se vencer o mundo, isto é, por meio da nossa fé. Sem fé, não conseguimos agir. Paulo diz aos irmãos de Tessalônica (1Ts 1.3) que o trabalho que eles haviam realizado era resultado da fé que eles tinham. Não conseguimos praticar aquilo no qual não cremos, por isso o apóstolo aos gentios (Paulo) diz para usarmos o escudo da fé (Ef 6.16). Se cremos de fato em algo, apagamos toda a palavra contrária que vem para nos desanimar, pois a fé nos faz ver o impossível (Mc 9.23). Ao mesmo tempo, o galardão, isto é, a recompensa foi para os que levaram o paralítico, pois puderam ver a glória de Deus através da vida de outra pessoa (Jo 11.40). 

Nossa fé não pode ser baseada na sabedoria humano, isto é, não podemos olhar as coisas espirituais do mesmo modo que olhamos as materiais (1 Co 2.5; Gl 2.20). 


3) Bíblia: Buscar avivamento ou qualquer coisa de âmbito espiritual sem a Palavra de Deus é construir uma casa na areia. Em Mt 15. 28 vemos uma cena impossível acontecer porque os discípulos fizeram a distribuição da comida sob a autoridade da Palavra de  Jesus. O mesmo ocorreu no episódio da pesca maravilhosa, sob a Palavra do Senhor eles lançaram a rede, não obstante a experiência que tinham como pescadores, e o resultado foi maravilhoso (Lc 5.1-8). A mulher que sofria de fluxo de sangue também alcançou a cura pelo poder da palavra de Jesus: "Filha, a tua  fé te salvou; vá em paz e sê curada". Mas uma vez, a fé levou a mulher a agir indo atrás de Jesus, e debaixo da autoridade da palavra dele ela foi curada. 

É a Palavra de Deus que nos limpa (Jo 15. 3). Só alcançaremos o que queremos (no caso, um avivamento) se permanecermos em Jesus e a Sua Palavra permanecer em nós ( Jo 15. 7)


A operação divina às vezes leva tempo

Habacuque queria que o avivamento surgisse ainda em seus dias (seu tempo), mas sabemos que Deus tem os seus propósitos. Muitas vezes Deus age com o povo incrédulo como aquele ditado "água mole em pedra dura, tanto bate até que fura", isso requer tempo  e paciência. O salmista confessou no Salmo 40 que esperou com paciência no Senhor. Daniel também teve que esperar, pois estava havendo uma batalha espiritual que impedia chegar a resposta a sua oração. Geralmente, o avivamento vem enquanto estamos "arrumando a casa".

Podemos pegar alguns exemplos mais perto do nosso tempo, como é o caso de John Wesley. Esse homem foi um dos maiores avivalista da Grã-Bretanha. Ele precisou lutar por muito tempo em favor das causas sociais enquanto pregava sobre avivamento. Finney pregava sobre a escravidão nos EUA e foi um dos maiores avivalistas em seu país. Uma coisa importante de se saber é que o avivamento traz mudanças não apenas espiritual, mas em todas as esferas sociais. 


4) Louvor: John Pipper afirmou em um dos seus livros que "a adoração é autêntica quando ela tem um fim em si mesma", ou seja, ela não é causada como meio de se chegar a outra coisa. Os sentimentos de adoração a Deus devem surgir pelo que Ele é, e não pelo que podemos alcançar por  meio dele.

John Pipper usa a seguinte analogia para explicar o que é um sentimento autêntico: ele diz que ao deparmo-nos com uma onça não pensamos com que propósito devemos sentir medo, o medo surge e pronto. Assim, disse ele, é a adoração autêntica. Não há um porquê adorarmos a Deus, esse sentimento faz parte de nós, e quando o fazemos ele é espontâneo.

Disse outro autor que, muitas vezes louvamos ao Senhor como um marido que dá um buquê de rosas à esposa, e quando ela agradece ele lhe responde: "Não foi nada. Só fiz a minha obrigação". É claro que todo esforço dele em agradá-la foi perdido.

Outro exemplo que achei interessante, não me recordo do nome onde li ou ouvi, foi o seguinte: o marido chega em casa e pergunta a esposa: "Tenho que te beijar?". Ao que a esposa responde: "Você deveria, mas não é obrigada". Agimos assim ao louvar a Deus, principalmente quando as coisas não vão bem. Fazemos por obrigação ou não fazemos  porque não nos sentimos dispostos. Como será que Deus se sente em relação ao nosso louvor?

Sobre adorar/louvar a Deus, leia esses belíssimos textos bíblicos: Sl 100; Hb 12.28, 29; Jo 1.20; 4. 24; Sl 2.11; 63.3,4; 29.2; Ap 4.11; At 17.24.


Que Deus nos desperte para um avivamento

No amor de Cristo,

Leila Castanha

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Registre suas dúvidas ou opinião sobre o texto acima. Será um prazer ler seu comentário.