quinta-feira, 19 de junho de 2014

A SANTA CEIA DO SENHOR


   Devido à falta de compreensão das igrejas atuais sobre o real significado dessa solenidade instituída por Jesus Cristo alguns líderes religiosos não dão a importância devida a celebração da santa ceia, e por isso incluem-na em cultos corriqueiros e chegam até, com o passar do tempo, a excluí-la de seu cronograma, julgando não ser necessário os símbolos determinados por Cristo: o pão e o vinho, utilizados com a finalidade de os cristão lembrarem-se do sacrifício de Cristo. No entanto, procuraremos mostrar, biblicamente, a importância desta cerimônia para a Igreja.
   Observaremos que este cerimonial é como um rio muito profundo, e que a compreensão de seus símbolos (pão e vinho), como memórias da carne e do sangue de Jesu equivale a estarmos apenas à margem desse rio, o que nos indica que temos muito a mergulhar em busca de um conhecimento mais apurado em relação a esse tema, como por exemplo, dos porquês do uso de tais elementos para o referido ritual simbólico.
   Vejamos, então, algumas das diversas significações do ato da Santa Ceia do Senhor:
1)           Representa unidade em Cristo:  De acordo com a Enciclopédia Larousse Cultural, Unidade quer dizer "qualidade do que é um ou único (por oposição a pluralidade)”.
   O desejo de Jesus sempre foi haver unidade em sua Igreja , e por isso antes de ele subir  orou ao Pai para que isso fosse possível (Leia Jo 13.35; 17.20,23)

A)          Por que Jesus fez essa oração?
   Porque ele sabia que sua Igreja cresceria, devido à propagação do Evangelho, e se não houvesse essa unidade, uma vez que alguns foram para Ásia, outros para a Judéia, enquanto que outros espalharam-se para as mais diferentes regiões do globo terrestre,  com o passar do tempo o povo se dividiria. O apóstolo Paulo também advertia aos irmãos sobre manterem a união em Cristo (1 Co 10.17; 12.25,26; Ef. 4,3-6).

B)           Por que precisamos cear na Igreja?
   Em primeiro lugar, porque Jesus assim determinou. Foi ele, o grande Mestre, que a seu exemplo, ordenou que os discípulos continuassem essa tradição em memória de sua morte sacrifical pela humanidade (Lc 22.14-20).
     Todavia, por trás dessa ordem havia propósitos, conforme veremos  a seguir:

1-           A  Ceia do Senhor visa o ajuntamento do povo cristão
   A ceia constitui um momento em que todos participam de uma cerimônia, em conjunto. Tanto alimentamos nosso corpo, como também fortalecemos nosso espírito pelo ato de comunhão, tendo, todavia, como primazia o alimento espiritual, conforme indica o apóstolo Paulo, no texto a seguir: “Mas, se algum tiver fome, coma em casa, para que não vos ajunteis para condenação.” (1 Co 11.34)
   Um dos propósitos de Cristo ao ordenar essa cerimônia solene era o ajuntamento dos  cristãos, conforme lemos em 1 Co 11.33: “Quando vos ajuntais para comer esperais uns pelos outros”.
   Um dos grandes problemas que enfrentamos nos dias modernos é que a internet tem substituído as visitas físicas por bate-papos online. Precisamos nos reunir mais com nossos entes e amigos queridos a fim de estreitar nossos laços por meio do ajuntamento.

2-           Reunir-se à mesa, é um ato de comunhão
   Embora na cultura ocidental perdeu-se a importância de a família reunir-se à mesa, na cultura hebraica o ajuntamento da família em volta da mesa era algo  valorizado porque significava comunhão.  Leia os textos a seguir para compreender esse pensamento cultural do povo hebreu:
   No Salmo 141.4, o salmista pede a Deus que não permita que ele venha a comer das delícias (da  mesa) dos que praticam o mal. Em  2 Samuel 9.7, Davi, querendo mostrar que Jônatas era bem vindo a sua casa, promete-lhe que sempre comerá à sua mesa. Em 1corintios 5.11, o apóstolo Paulo exorta aos irmãos de Corinto que não se associem a lista de pessoas que ele descreveu, nem sequer comam com eles. Em Mateus 9.11 e Lc 15.2, os evangelistas contam que  os judeus se escandalizavam porque Jesus se dizia Filho de Deus e comia à mesa de pecadores.
   Percebe o quanto isso representava para a cultura judaica? Comer com alguém é o mesmo que dizer que estavam em comunhão, isto é, em comum acordo.

3-           Comer o pão é símbolo de pertencimento à família
   O ato de partir do pão entre os judeus ortodoxos (conservadores) também tem significado. Conforme a narrativa do 1bispo Roberto, ao sentarem-se à mesa para uma refeição, no lugar de orarem agradecendo pelo alimento, o chefe da família parte o pão e oferece um pequeno pedaço a cada membro. Os que não pertencem a sua família não recebem porque aquele pedaço de pão simboliza que as pessoas que os comeram fazem parte do seu corpo. 
   O mesmo sentido existe quando os cristãos reunidos “à mesa de Cristo” recebem o pedaço de pão e come-o. Anunciamos que fazemos parte do mesmo corpo, isto é, do corpo de Cristo (a Cabeça do corpo, ou seja, o líder da família cristã).

4-           Partir o pão - Ato de compartilhamento
   Como já compreendemos anteriormente, tudo o que Cristo ensinou possui algum aprendizado implícito. Compartilhar é a palavra chave para esse mandamento do partir o pão.  Em Isaías 53.5, o profeta diz que “Ele foi moído pelas nossas transgressões”, isto é, foi feito em pedaços.
   Parece que o escritor queria dizer que Jesus dividiu-se em pedaços para que todos nós participássemos dos benefícios de seu sacrifício. Jesus, ao servir a primeira ceia como símbolo de sua morte, partindo o pão, ofereceu-lhe aos seus discípulos, dizendo-lhes: “Esta é a minha carne que é partida por vós”.
   Se o sacrifício pelo pecado fosse feito no Antigo Testamento, cada ofertante teria que trazer sua própria oferta sacrifical, mas no Novo Concerto que Deus fez com o mundo, Cristo foi moído por nós, isto é, sua carne foi partida por nós para que cada um pudesse servir-se dela a fim de serem salvos.
   Ele fez um  único sacrifício que foi dividido por todos. Por isso Jesus nos advertiu de que o mesmo pão seja partido e repartido dentre todos, da mesma forma que confirma  o apóstolo aos gentios (Paulo):  “Todos participamos do único pão” (1 Co 10.17).

5-           A mesa do Senhor é símbolo de igualdade
   Assim como na tradição judaica, todos os que participam da mesa, na condição de membro do corpo de Cristo, são servidos igualmente. Não há acepção para o chefe da família (Cristo), mas todos recebem o pedaço do pão como reconhecimento de que pertencem ao mesmo corpo. Daí se faz entender as palavras paulinas:
“E, vindo, ele evangelizou a paz, a vós que estáveis  longe, e aos que estavam perto; Porque por ele ambos temos acesso ao Pai em um mesmo Espírito. Assim que já não sois estrangeiros, nem forasteiros, mas concidadãos dos santos, e da família de Deus.” (Ef 2.17-19).
   Sendo todos reconhecidos como da mesma família, agora, como simbolismo, participamos do mesmo pão que é repartido para todos igualmente.

2) A Santa Ceia representa uma celebração do amor
    A Palavra “Santa” já explica tudo, uma vez que significa “Separada, Sagrada”. Não é uma ceia qualquer, mas uma reunião diferente das demais em que nos juntamos para comer e congratulamo-nos. É tão diferente que Paulo exorta aos irmãos de Corinto que não devem ir a essa solenidade com a intenção de encher a barriga, mas “Se alguém tiver fome, coma em casa” (1 Co 11.34).
   Percebemos nesse versículo que embora devamos participar do pão e do vinho, a Santa Ceia do Senhor não tem como propósito matar  nossa fome física, mas nos lembrar da sua morte em sacrifício pela nossa salvação. Não é o ato de comer que importa, mas nosso ajuntamento e nossa comunhão uns com os outros, conforme nos afirma os versículos 20-22:
“De sorte que, quando vos ajuntais num lugar, não é para comer a ceia do Senhor. Porque, comendo, cada um toma antecipadamente a sua própria ceia; e assim um tem fome e outro embriaga-se; Não tendes porventura casas para comer e para beber? Ou desprezais a igreja de Deus, e envergonhais os que nada têm? Que vos direi? Louvar-vos-ei? Nisto  não vos louvo.”
   Observe que o apóstolo aos gentios enfatiza que se fosse para comerem e beberem a vontade deveriam fazer isso em suas casas. O que importava nessa celebração era a mostra do amor pelo próximo, isto é, a união entre eles, que não permitiria que uns comessem demais, enquanto outros padecessem fome.

 3)  Ato de lealdade ao chefe da Igreja (Cristo)
   Certa feita Jesus disse aos seus discípulos: “Vós sereis meus discípulos se fizerdes o que eu vos mando” (Jo 15.14). Ao falar sobre a Santa Ceia do Senhor, o apóstolo Paulo repreende  os irmãos de Corinto, iniciando sua fala com as seguintes palavras: “Porque eu recebi do Senhor o que também vos ensinei...”.
  Isto é, ele estava ordenando exatamente o que o Mestre ordenara, estava sendo leal a Cristo. A palavra Sacramento (também utilizada para a Santa Ceia),  deriva do latim que, traduzido, corresponde a “juramento”. Assim, participar da Santa Ceia do Senhor é ser leal ao juramento que ele confiou aos seus discípulos que se baseia em ajuntarmo-nos para, por meio dos símbolos (pão e vinho), lembrarmo-nos da Sua morte até que Ele venha. (Lc 22.17-20; 1 Co 11.26).
Espero tê-lo ajudado a melhor compreender a importância dessa cerimônia, tão ignorada por muitos, mas igualmente, tão importante para aqueles que desejam de coração fazer a vontade do Mestre, vivendo em concordância com os seus ensinamentos.
Que Deus continue te abençoando e o seu Santo Espírito venha esclarecê-lo mais e mais.

Com amor fraternal,
Em Cristo Jesus,
Leila Castanha

14/06/2014



1ROBERTO, BISPO. A Presença Real - Rio de Janeiro: Carisma, 1981.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Registre suas dúvidas ou opinião sobre o texto acima. Será um prazer ler seu comentário.