sábado, 6 de abril de 2013

POR QUE EU DIGO "ALELUIA"?


    O apóstolo Paulo ensinou aos irmãos de Roma que deviam fazer o culto a Deus de maneira racional. Esse texto se encontra em Romanos 12.1.
 “Culto racional”, quer dizer, adoração feita de maneira consciente, tendo compreensão daquilo que se faz durante o momento em que alguém adora a Deus. Embora conhecedores desse texto, muitos cristãos continuam sem entender de fato, o significado das expressões que usam quase que diariamente na igreja.

Na verdade, poucos são os cristãos que durante seu culto, seja na igreja ou em qualquer outro lugar, compreendem as palavras usadas por eles próprios para adorar a Deus. É sobre essas palavras e expressões, que iremos procurar entender seus significados, para cultuarmos a Deus de maneira racional, isto é, com a razão, com a mente, e não apenas só de palavras, sem compreendermos o que dizemos.
O cristão deve ser alguém que busca o conhecimento e não apenas a graça, conforme está registrado em 2 Pe 3.18.
Uma das palavras a qual costumamos usar no meio evangélico, é culto. Não são poucas as vezes em que pronunciamos esse vocábulo, como nos  exemplos que se segue abaixo:
“Hoje tem culto na minha igreja!”; “O culto, hoje, foi uma maravilha!”; “Ontem, Deus se fez presente no culto do Círculo de Oração!” etc.
A palavra culto é o mesmo que adoração,  portanto, cultuar é sinônimo de adorar. Quando dizemos que vamos à igreja no culto de domingo, estamos dizendo que vamos à igreja, “adorar” a Deus, no dia de domingo.
 Ao dizermos que o culto de ontem foi uma benção, queremos dizer que o momento de adoração que dedicamos a Deus, ontem, foi uma bênção.  Quando o pastor diz: “Irmãos, estamos aqui não para conversarmos uns com os outros, mas para cultuarmos a Deus”, ele está dizendo que estamos ali para adorarmos a Deus e não conversarmos.
O culto doméstico, por exemplo, nada mais é do que um momento de adoração a Deus em nossa casa. Os cultos dominicais, nada mais são do que momentos em que o povo de Deus se reúne para adorá-lo nos dias de domingos, e assim por diante.
Um dos problemas observados nas pessoas que não buscam o conhecimento relativo ao significado das expressões usadas pelos cristãos é o de dar sentido bem diferente à palavra.  Por exemplo, é muito comum observarmos pessoas que acham que o significado da palavra amém é fim ou terminou, porque geralmente se usa esse vocábulo quando encerramos a oração.
Outro motivo de se entender errado o significado desta palavra é pelo fato de algumas pessoas gritarem “Amém!” quando o pregador demora muito para encerrar a mensagem, como um meio dele entender que já está na hora de parar de falar. 
No entanto, tais significados nada têm a ver com o real sentido da expressão Amém! Seu significado real é “Assim seja”, como sinal de concordância com algo que foi pregado, cantado, orado ou simplesmente dito. Por exemplo, alguém ora: “Senhor, salva almas esta noite!”, e o irmão que ouve a oração e concorda com ela, apoia àquele que ora usando a expressão “Amém!”, isto é, “Assim seja!”.
 Ao usar esta expressão é como se ele orasse assim: “Senhor, eu concordo com o que o irmão Fulano está pedindo”. Por isso, é muito errado dizermos “Amém!” quando não concordamos com algo.
 Por exemplo: Alguns pregadores costumam querer movimentar a igreja com frases prontas e tentam manipular os crentes, como aconteceu comigo num culto de Círculo de Oração, no qual um pregador disse que eu estava vendo uma luz próxima ao púlpito por isso meu rosto brilhava. Para mostrar ao povo que Deus realmente mostrara isto a ele,  dirigiu-se a mim e disse-me: Amém, irmã?  Sabendo do significado desta expressão, compreendi que ele perguntava se eu concordava com o que ele havia dito ao que, automaticamente, fui sincera em lhe dizer: “Desculpe, irmão, mas o senhor se enganou, não vi nada!”.
 Dizer “Amém!”, quando não se concorda, é faltar com a verdade, pois não posso dizer que concordo quando, na verdade, discordo.
Ao dizermos Amém quando queremos que o pregador pare de falar, estamos usando uma figura de linguagem chamada ironia. Usamos a ironia quando dizemos algo querendo dizer exatamente o contrário.
Por exemplo: Quando digo que alguém é lindo, de forma irônica, estou querendo dizer exatamente o contrário, ou seja, que aquela pessoa é horrível. Quando digo chamo uma pessoa de anjo, posso estar querendo dizer o contrário, que ela não tem nada de anjo, mas é um terror!
 Assim também é quando se usa a expressão Amém para fazer o pregador parar de falar (não podemos mandá-lo parar, então brincamos com ele, através da ironia, para que ele entenda, que ao dizer que concordamos, estamos dizendo de maneira chique que “não concordamos” com sua demora em acabar o sermão).
Observe a expressão facial das pessoas quando usam esta expressão de forma irônica: uns falam um “amém” bem arrastado: “Ameeeeeeeem!”, outros olham seriamente para o pregador e diz com a cara amarrada: “Amém!”, outros, mais ousados chegam a dizer: ”Amém, irmão!”, enquanto mantém um sorrisinho cínico no canto da boca.
Mas nunca se engane: Essa expressão não significa “Fim”, mas, falada sem ironia, tem mais conotação de “Continue porque eu concordo” do que de “Pare!”.

A expressão Glória a Deus:
A palavra Glória, de acordo com o dicionário da Língua Portuguesa significa “honra, exaltação, engrandecimento”. A partir daí podemos entender melhor essa expressão tão falada pelos cristãos durante seu culto (sua adoração) a Deus. Assim, conhecemos e até usamos expressões como: “Irmãos, glorifiquem ao Senhor porque ele merece toda honra e toda glória!”.
Entendendo-se o significado da palavra Glória, podemos mudá-la para honra, que nesse sentido é reconhecimento, como no texto em que o apóstolo Paulo diz que devemos pagar a todos o que convém “A quem honra, honra”. Bem, se utilizarmos este sinônimo, o texto ficaria assim: “Irmãos, reconheçam ao Senhor porque ele merece todo o reconhecimento!” (Honra e glória, nesse sentido é sinônimo).
Se preferirmos usar o termo exaltação para substituir a palavra glória e reconhecimento para diferenciar um pouco a palavra honra da outra,  leríamos o seguinte texto: “Irmãos, exaltem ao Senhor porque ele merece todo o reconhecimento (honra) e toda exaltação (glória)!”. 
 Quando o pastor diz, "Glorifiquem o nome de Jesus!", em outras palavras, ele está dizendo "exaltem, engrandeçam o nome de Jesus!".
Eu creio que ficou mais fácil de compreender agora, mas se você ainda não compreendeu busque mais possibilidades no dicionário, o importante é que você tenha ao menos uma base do que cada expressão quer dizer para não falar com Deus como quem fala o grego sem conhecer a língua, usando de vãs repetições que para nada aproveitam (Mt 6.7). 
 A expressão Aleluia não tem um significado certo, mas em linhas gerais, ela tem o sentido de “Louvado seja Deus”, porque é sempre usada no sentido de louvor. Por isso ao dizermos “Louvado Seja Deus” ou “Aleluia”, estamos louvando a Deus da mesma forma, diferenciando apenas a palavra, mas produzindo o mesmo sentido.
Não devemos nos esquecer de que Jesus sempre incentivou seus discípulos a buscar o conhecimento, porque a Igreja é convocada a ser racional, e isso só se faz possível se cumprirmos a sua ordem de crescermos na graça (usufruindo de todas as bênçãos espirituais), mas também no conhecimento (buscando conhecer as coisas de Deus).
O Culto racional é o culto que agrada a Deus, e não os cultos cheios de emoção e vazios de conhecimento.  As emoções são parte do culto, porque somos seres sentimentais, mas desprovidas do conhecimento se torna algo que é  muito usado no meio cristão, denominado de meninice (atitude emotiva, causada pela falta de conhecimento bíblico, que leva a pessoa a agir como crianças, impelidas pelas suas emoções).
 A meninice traz consequências terríveis, dentre as piores, o escândalo do Evangelho. Muitos odeiam o cristianismo por causa de cristãos cheios de boa vontade, mas vazios de conhecimento bíblico.
Cuidado! Busque a graça e o conhecimento de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo!
Espero tê-lo ajudado nesta deliciosa, mas árdua vida cristã, de milhares de fiéis que seguem os passos do Mestre.


Sinceramente,
No amor de Cristo,

Leila Castanha



6 comentários:

  1. Prezada Cris Macharete,
    Agradeço-lhe a participação e comentário, pois este vem carregado de incentivo para que esta obra de instrução bíblica prossiga. Deus a abençoe!

    ResponderExcluir
  2. Muito bom. As pessoas precisam adorar a Deus em espírito e em verdade...

    ResponderExcluir
  3. Prezada Raquel Santos,
    Muito obrigada pela participação e seja sempre bem-vinda a este blog.

    ResponderExcluir
  4. Muito boa a explicação, clareou minha mente.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Prezado (a) leitor (a)
      Agradeço a visita e o comentário. Seja sempre bem-vindo (a) a este blog!

      Excluir

Registre suas dúvidas ou opinião sobre o texto acima. Será um prazer ler seu comentário.