quinta-feira, 30 de julho de 2015

COMO ESTUDAR A BÍBLIA

  


Hermenêutica é uma palavra grega que significa: “Arte ou técnica de explicar ou interpretar um texto ou um discurso”.
A hermenêutica bíblica traça alguns princípios e normas para se interpretar a Bíblia, como, por exemplo, a compreensão de que os textos bíblicos são apresentados em dois sentidos: literal e figurado. Encontramos também textos com sentido figurativo, também chamado de sentido típico (que é a relação entre o tipo e o antítipo).

Tipo e antítipo: uma pessoa, um objeto ou um evento que se refere à pessoa, objetos ou eventos futuros. O tipo é uma prefigura do que ainda há de vir. O antítipo é a figura a quem se refere o tipo- o cumprimento.

Exemplos:
1- A serpente de bronze - Nm 21.5-9 é tipo de Cristo (que seria pendurado na cruz, e todos quantos olhassem para ele seriam salvos). .Cristo, por sua vez, é o antítipo da serpente (ele é a figura apontada pelo tipo) – Jo 3.14.
2- Adão é tipo de Cristo: Ele é o maior representante da humanidade caída, e Cristo é o maior representante da humanidade redimida – Rm 5.14; 1 Co 15.22.
3- Moisés é tipo de Cristo – Dt 18.15; At 3.20-22.

Sentido literal: O significado do texto está claro, é explícito. “No princípio criou Deus o céu e a Terra” – Gn 1.1 (Aqui, céu é céu mesmo, e Terra é literalmente Terra).

Sentido figurado: O significado está escondido, é implícito. Ele pode estar escondido nas palavras do próprio texto ou no contexto (Contexto é tudo o que fala sobre o texto – anterior ou posterior ao texto referido). 

Ex. de contexto – Minha filha está 3 horas atrasada para chegar em casa. Então, ao ver meu desespero meu marido diz: “Calma, você não vê que está chovendo?”.
 Observe que, em muitos lugares de São Paulo, em dias de chuva há alagamentos, enchentes, e isso resulta em trânsito. Então, ao dizer “Você não vê que está chovendo?” ,esta frase só fará sentido se eu conhecer tudo o que envolve a cidade de São Paulo em dia de chuva, ou seja, se eu conhecer o contexto de São Paulo em relação às chuvas (enchentes e trânsitos, por exemplo).

Outro exemplo: Suponhamos que hoje seja dia 15 e João quer pagar contas. Então a esposa lhe diz: “Mas João, você não sabe que hoje é dia 15?” Somente quem conhece o contexto sobre esse dia (que é dia de pagamento de muita gente, e as filas nos bancos são gigantescas, e que, por esse motivo há muita incidência de assaltos), é que entenderá esta frase.
Observação 1:  Contexto é tudo o que tem relação com o texto em questão. Na Bíblia, o contexto de um versículo pode estar num livro, ou num capítulo, ou até mesmo em outro versículo (anterior ou posterior a ele).

Observação 2: Texto é toda comunicação, oral ou escrita, que tenha sentido. Um texto pode ser em forma de palavras ou frases. Por exemplo: “Oi!” “Ai!”, “Bom dia”, “Eu amo você!”, etc. Teve sentido comunicativo é um texto.
A Bíblia é cheia de figuras de linguagem, dentre as quais, encontramos muito as metáforas. Metáfora é uma comparação implícita. Ela é subentendida. 

Exemplo prático sobre metáfora: José nunca aprende. Ele é um burro. (Na metáfora é como se eu vestisse o objeto comparado com a imagem ou a figura daquilo na qual eu quero compará-lo, caracterizando-o). Fui a casa de Maria e bati a cara na porta. É óbvio que não bateu de verdade! (A metáfora tem o poder de fazer a comparação parecer mais viva, mostrando a imagem daquilo que se quer comparar como se fosse real).
É por conta dessa aparência de literalidade produzida pela metáfora que precisamos identificar se os versículos que lemos estão expressos no sentido literal (se pode ser entendido ao pé da letra), ou se está em linguagem figurada - metáforas (Exemplo:"Eu sou o Pão da vida, quem comer a minha carne nunca terá fome - Jo 6.48, 54. O contexto mostra que Jesus falava no sentido espiritual - Jo 6.31-35);  hipérboles - exageros,  como por exemplo em Lm 3.48: "Rios de lágrimas correm dos meus olhos..: ") ou os eufemismos - termo ou expressão  mais suaves para substituir outro de conotação rude ou desagradável  (exemplo: Ao invés de o apóstolo Paulo dizer: "Prefiro morrer e estar com Cristo" ele usou o eufemismo : "Prefiro partir e estar com Cristo. Partir aqui, não é viajar, mas morrer. Percebe como temos que ter cuidado para não mudarmos o sentido real do texto?

Exemplo de metáforas na Bíblia:
a) “Eu sou a porta” (Jo 10.9). Sabemos que a porta é lugar de acesso, logo, ao dizer “Eu sou a porta”, Jesus estava indicando-se como o único acesso a Deus. Esta ideia é confirmada em João 10.9, onde Cristo aponta para si como o Caminho que leva a Deus, e reafirma coma forma em que usou o verbo “vir”: “Ninguém vem ao Pai, senão por mim”;
b) “Eu sou o caminho, a verdade e a vida” (Jo 14.6). É claro que ele não falava isso de forma literal. Caminho também é lugar de acesso, assim, ao usar esta metáfora ele estava novamente afirmando que só por meio dele o homem pode chegar a Deus. Da mesma forma, ao afirmar ser a Verdade, ele quer dizer que, sendo portador da Mensagem de Deus (pois ele veio falar o que Deus ordenou –Jo 5.19, 30; 12.49), e sendo a Palavra de Deus  a verdade (Jo 17.17), e ele próprio sendo o verbo  (a Palavra), isto resulta no porquê ele se autodenominou a Verdade: Ele é Deus, vindo da parte de Deus, e em Deus não há mentira - (Jo 1.1-3). 
c) “Debaixo da sua asa estarás seguro” (Sl 91.4) - Será que Deus é um pássaro? Claro que não. Mas, se interpretarmos a Bíblia de forma literal correremos o risco de criar heresias (doutrinas que não condizem com a realidade expressa na Bíblia). O salmista compara, por meio de metáforas, o servo de Deus com uma ave, que  assustada ou com medo, pode contar com um abrigo seguro: o crente (como a ave) encontra abrigo em Deus (o nosso refúgio).
  d) “Deus é um fogo consumidor” (Hb 12.29). Para entendermos metáforas como estas, precisamos recorrer ao contexto. Qual a função do fogo? Nesse caso, o escritor já deu uma dica de que  fala de uma função específica (por exemplo, Deus não é um fogo que aquece, no contexto desse versículo), ele é um fogo consumidor. Qual a sensação de alguém ser consumido pelo fogo? Claro que é pavoroso e dolorido. Observe, então, que a figura do fogo foi utilizada para mostrar o outro lado de Deus: Ele é amor (um lado), mas também tem outro lado (é um fogo consumidor). Assim como pode amar Deus também  pode destruir ou punir àquele que não o leva a sério, assim como diz o ditado: "Quem brinca com fogo pode se queimar!". O apóstolo Paulo faz analogia semelhante ao falar sobre a lei da semeadura: “Não erreis: Deus não se deixa escarnecer (zombar, tirar o sarro), tudo o que o homem semear, isto também ceifará”- Gl 6.7.
e) “Vós sois o sal da Terra” (Mt 5.13). Como em qualquer metáfora, precisamos procurar o contexto em relação ao texto: Qual era o conhecimento daqueles em relação ao sal? Quais as características do objeto de comparação? Em que os discípulos de Cristo podem assemelhar-se ao sal? Etc.
Podemos observar algumas características do sal que condizem com a situação dos discípulos de Cristo, inclusive, confirmadas pela própria Bíblia.

1-    O sal tem que dar sabor: “Se o sal for insípido, e não tiver sabor, para nada mais presta” (Mt 5.13). O apóstolo Paulo exorta aos cristãos dizendo-lhes o seguinte: “A vossa palavra seja sempre agradável, temperada com sal”- Cl 4.6. Daqui já adquirimos o conhecimento de que uma palavra temperada com sal, isto é, saborosa, tem que ser agradável. Em Ef 4.29 o apóstolo Paulo adverte aos irmãos que não saia de sua boca nenhuma palavra que não seja para a edificação. Ser sal da terra é fazer a diferença também no falar.

2-    O sal faz efeito, mas desaparece: João Batista, apesar de ser respeitado por muitos (Mc 11.32), e apesar de sua fama, disse a respeito de Jesus: “Convém que ele cresça e eu diminua” (Jo 3.30). Quando fazemos a obra de Deus com o intuito de nos aparecer não estamos nos portando como sal. O sal deixa o sabor (faz a diferença na culinária), mas ninguém o vê: Ninguém diz: "Que comida deliciosa! Que marca de sal você usou?", mas o normal é as pessoas  elogiarem a comida, sem ao menos lembrarem-se que sem o sal ela não ficaria tão saborosa! Assim deve ser o crente: Fazer a obra de Deus e deixar que o nome dEle seja glorificado.

Há muitas outras passagens bíblicas onde são utilizados textos com sentido figurado, em especial, com metáforas. Mas, colocarei apenas estes, pois creio ser o suficiente para o leitor compreender que não podemos levar todos os textos bíblicos ao pé da letra (no sentido literal), mas algumas passagens devem ser entendidas pelo sentido implícito, contextualizado, pois, conforme diz o adágio, “Texto fora de contexto só serve pra pretexto”.
Além da metáfora, ainda há passagens na Bíblia cujo texto é expresso por meio de outra figura de linguagem: a símile ou comparação.
Símile ou comparação é a figura de linguagem que consiste na aproximação de dois seres, em função de semelhança entre eles. É parecido com a metáfora, porém, ele utiliza os seguintes conectivos: com, como, parece, tal qual, assim, quanto.

Exemplo de comparação ou símile: José nunca aprende. Ele parece um burro; José é tal qual um burro; José é como um burro; José empaca tanto quanto um burro, etc.
.
Resumindo: Ao ler a Bíblia devemos ter em mente que os textos nela contidos podem estar escritos em linguagem literal ou figurada. Assim, ao observarmos que um determinado texto está expresso em linguagem figurada devemos buscar pelo significado, que pode estar na própria palavra ou no contexto.
Bom estudo!

Um abraço,
Em Cristo Jesus,
Leila Castanha

8 comentários:

  1. Este texto é um texto muito esclarecedor para quem estuda a Bíblia e ainda tem alguma dificuldade em analisar as palavras que não devem ser interpretadas ao pé da letra, mas observar o verdadeiro significado de cada uma delas. Não preciso nem exemplificar porque está muito claro. Que Deus abençoe a autora deste texto e que cada um de nós, leitores, possamos orar por ela para que Deus a ilumine cada vez mais, para nos trazer esses belos conteúdos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Prezado irmão Paulo Simão dos Santos,
      Sou grata a Deus por este texto ter-lhe sido útil, e também te agradeço pelo comentário que é muito animador para que este blog siga em frente no seu propósito de ajudar a esclarecer as verdades bíblicas. Agradeço-lhe também pela oração proposta pela minha vida, aceito e desde já agradeço, pois sem Jesus nada podemos fazer (Jo 15.5)

      Excluir
  2. Muito bom o seus estudos tenho me alimentado bastante. Recebido este tesouro escondidos.Deus te abençoe ricamente.

    ResponderExcluir
  3. Prezada Daniela Vaz,
    Fico muito feliz em poder tê-la ajuda na compreensão da Palavra de Deus. Procure conhecer esta Palavra como quem procura um tesouro escondido, pois dela depende a nossa paz terrena e nossa alegria eterna. Que Deus continue te abençoando!

    ResponderExcluir
  4. Obrigado, Deus abençoe. E como posso entender o exegese de um texto? Será que quem tiver noções de hermenéutica, não precisa necessáriamente recorrer a exégese? Gostaria de alguma explicação neste sentido.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Prezado leitor,
      Agradeço pela sua participação e comentário. Peço desculpas por não ter sido possível respondê-lo imediamentente, mas espero satisfazer a sua indagação a respeito da hermenêutica e exegese bíblica.
      A Hermenêutica é a sistematização de princípios, leis e métodos que nos ajudam a compreender o sentido original do texto para uma correta interpretação. É a técnica utilizada para interpretar textos.
      A exegese é a prática da hermenêutica. Por meio dela, o exegeta analisa os textos bíblicos, submetendo-o às leis e técnicas da hermenêutica, de modo a observar o que o autor quer dizer a respeito, seu contexto histórico, o sentido gramatical do texto na língua original etc.
      Ou seja, a hermenêutica é a arte de interpretar um texto por meio de técnicas de estudo, e a exegese é a aplicação desses métodos ou técnicas para a correta interpretação.
      Assim sendo, o estudo da Bíblia é feito por meio da exegese, seguindo as regras as leis e métodos da hermenêutica.
      Espero tê-lo ajudado. Bons estudo!

      Excluir
  5. Benção, essas explicações.
    Deus abençoe sua vida e de todos os envolvidos em sua realização.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Prezado leitor,
      Agradeço seu comentário, pois traz significado a esse trabalho. Que Deus o abençoe nessa busca pelo conhecimento de sua Palavra.

      Excluir

Registre suas dúvidas ou opinião sobre o texto acima. Será um prazer ler seu comentário.