quarta-feira, 24 de abril de 2024

A HARMONIA ENTRE A BÍBLIA E O ESPÍRITO SANTO


https://jovensdefogo.comunidadejavenissi.org

TEXTO BÍBLICO: 2Tm 3:16

A Bíblia foi escrita por cerca de 40 homens, mas estes foram inspirados pelo Espírito Santo: em primeiro lugar, é importante que nos lembremos de que a Bíblia não é um livro qualquer, mas que ela foi inspirada pelo Espírito Santo, conforme podemos conferir nos textos de 2 Tm 3:16 e 2 Pe 1. 20,21

Quem é o Espírito Santo? De nada nos resolve saber que o Espírito Santo é o responsável pela inspiração da Bíblia, se não soubermos quem ele é. A primeira informação relevante é que ele é Deus : ele é eterno - Hb 9.14; Gl 6:8; Mc 3:29. ele é onipresente (está em todos os lugares ao mesmo tempo) - Sl 139:7-10, etc. Ele tem atributos divinos. mas veremos em outra aula. No mundo antigo havia muitas civilizações politeístas (que adoravam vários deuses), como é o caso do Egito, no qual cada cidade tinha o seu próprio deus, embora haviam deuses principais, como, por exemplo, Ramón, Ísis e Osíris, Rá, que eram divindades daquela nação. Cada um desses deuses tinham suas leis e seus próprios rituais.

No cristianismo, porém, não servimos a deuses, mas cremos que há um único Deus, como podemos ler em Is 44.6. No entanto, defendemos que há uma trindade (três seres distintos que agem em unidade), os quais são: o Pai, o Filho (Jesus) e o Espírito Santo. Apesar de serem seres distintos, eles trabalham juntos e recebem a adoração juntos, bem como seus propósitos e ações são realizados em comum acordo.

O Espírito Santo não é uma força ativa (como o vento, por exemplo), conforme defendem algumas crenças religiosas, mas que ele é, de fato, uma pessoa (possui características de pessoa: ele sente, ele age, ele pensa, sente ciúmes, etc.), coisas que não é possível a uma força ativa. A Bíblia afirma que ele faz parte dessa trindade, e não é uma manifestação de Deus, como alguns ensinam (ora ele se manifesta como um, ora como outro), pois vemos narrativas bíblicas que mostram os três seres agindo no mesmo espaço e no mesmo tempo. Nos textos a seguir, apenas alguns dentre muitos, veremos a presença desses três seres divinos agindo juntos ou sendo citados distintamente: Lc 3.21,22 (no batismo de Jesus,  aparecem os três seres); em Lc 4.1, o Espírito Santo conduziu Jesus ao deserto; Jo 17. 21-23 (Jesus ora para que aqueles que foram chamados à salvação, sejam um como ele e o Pai são um) - seria estranho, primeiramente, Jesus orar para si mesmo; depois, ele mesmo explicou o que quis dizer em Jo 10. 30, isto é, são um em unidade, do mesmo modo que a Bíblia diz que no casamento o casal se torna um - Gn 2.24. Em Jo 14.16-27 (O termo outro - no grego é ekeinos, que significa “outro do mesmo tipo", isto é, o Espírito Santo tem as mesmas qualidades de Jesus; 1 Pe 1.2 (Pedro cita os três seres divinos),  do mesmo modo acontece na bênção apostólica - 2 Co 13.13, etc.

 O Espírito Santo participou da criação e é eterno como o Pai e Jesus: Leia Gn 1.2; Jó 26.13; 33.4; Sl 104:29,30, etc.

Ele se manifestou no Antigo Testamento: Assim com Jesus agiu no Antigo Testamento, o Espírito Santo também agia, embora sua aparição era muito pontual, era esporádica (aparecia casualmente). Por exemplo: quando algum profeta precisava entregar uma mensagem divina, o Espírito Santo descia sobre o profeta, depois se retirava. Leia Nm 11.25; Nee 9.30; 1Sm 19:23; Ez 8:3; 11: 1-5. Ele também capacitava a pessoa para uma missão específica: Gn 41: 38-40; Ex 35:30-35.

Luciano Subirá, em sua pregação “O ministério do Espírito”, na internet, pontua que o Espírito Santo nunca foi o plano B de Jesus, mas, desde o princípio, ele já fazia parte do plano específico de Deus de vir ficar com a Igreja, conforme observamos nas palavras de Cristo em Lc 24.49: “Enviarei sobre vós a PROMESSA de meu Pai” - ele já havia sido prometido - Is 44:3; Ez 39:29; Zc 12:10; Joel 2. 28-32 - (veja o cumprimento dessa promessa em At 2. 14-21). Além disso, sua vinda era tão importante, que, segundo observa o pastor Luciano Subirá, em Jo 16.7-16, Jesus diz aos seus discípulos que “convém que eu vá, senão o Consolador não virá”. Atente-se para a palavra “convém”. Percebemos no decorrer da leitura desse texto que o Espírito Santo tinha uma obra específica para fazer: o Pai planejou o nosso resgate, Jesus veio cumprir o plano, pagando o preço pelo resgate (preço de sangue, coma sua morte) e o Espírito Santo veio convencer os homens da realização desse plano e de suas implicações para quem aceita e para quem não. Ele é MUITO IMPORTANTE, para o cumprimento do plano divino, por isso é necessário que a Igreja saiba quem é essa pessoa da divina trindade e quais são as suas funções. Dentre elas, o texto de Jo 16. 7-16, conforme já lemos acima, apresenta as seguintes:

1) Convencerá o mundo - de nada adiantaria pregarmos se as pessoas não pudessem ser convencidas. Esse é o papel do Espírito Santo: convencer das verdades registradas nas Escrituras.

2) Guiará - ele também é o guia, o orientador da Igreja. Sem ele, estaríamos sem rumo.

3) Falará do que ouviu - ele vem como um embaixador de Cristo, lembrar o que Jesus pregou quando andou na Terra;

3) Anunciará o que há de vir - ele vem para revelar os mistérios de Deus à Igreja;

4) Glorificará a Jesus (ele vem para nos direcionar a enaltecer Cristo, que se sacrificou pela Igreja).

A Bíblia não tem sentido espiritual se não houver a intervenção do Espírito Santo: A Bíblia é o meio principal que o Espírito Santo utiliza para convencer o homem a respeito das coisas espirituais. Sem ele a Bíblia não passa de um livro de histórias ou de um livro histórico. O apóstolo Paulo afirmou em 1Co 2.10-14 que “as coisas espirituais se discernem espiritualmente", de modo que só os espirituais conseguem entendê-las, visto que só o Espírito de Deus é que tem capacidade de nos revelar as verdades contidas nesse livro inspirado por ele.

O Espírito Santo nos ensina - Jo 14.26; Lc 4. 17-21 (Jesus leu o livro de Isaías que dizia sobre o Espírito Santo estar sobre ele), e em Mt 13.54-56, os escribas (conhecedores das Escrituras) se maravilhavam da sabedoria dele por ser ele filho de carpinteiro) - o Espírito estava sobre ele, e uma de suas funções é ensinar. mesmo aconteceu com Pedro, após ser cheio do Espírito Santo (At 4.8-13). A Bíblia é o nosso guia de fé e de prática, logo, é nela que nos orientamos e é dela que aprendemos os valores cristãos. E o nosso professor, aquele que nos explica o funcionamento dessas práticas é o Espírito Santo, com ele temos conhecimento de tudo - 1Jo 2. 27.

O Espírito Santo nos lembra:   É por isso que não precisamos ter medo de evangelizar, pois o Evangelho diz respeito às boas novas que Jesus pregou e uma das funções do Espírito Santo é nos lembrar o que Cristo falou - Jo 14. 26. Todavia, é importante observar que ninguém pode lembrar a outra pessoa o que ela não conhece. O Espírito Santo só pode nos lembrar o que conhecemos  e à medida que conhecemos (se conhecemos pouco o Evangelho , ele te lembrará desse pouco, se conhecemos muito, ele nos lembrará muito).

Ele revela: Além de lembrar, ele também revela, isto é, compartilha com você o que você não sabe, mas que é necessário para a obra que ele pretende realizar em alguém ou em você mesmo. Ele revelou a José - Gn 40.1-19, a Daniel - Dn 2.27,28, dentre outros. No Novo Testamento, temos a revelação de João (Apocalipse), dentre outras.

O Espírito Santo habita em nós: No tempo do Antigo Testamento, isto é, antes de Jesus vir morrer para nossa redenção, o Espírito Santo se manifestava quando era muito necessário, depois se retirava. Quando Jesus andou na Terra, Jesus estava com os discípulos, não tendo ainda a necessidade do Espírito Santo se manifestar, embora, como Cristo tinha seu lado humano também, o Espírito se apossou dele para ajudá-lo a realizar sua missão. No entanto, quando Jesus voltou para o céu, tendo cumprido sua obra na Terra, o Espírito Santo foi enviado, não mais para ficar COM os discípulos de Jesus, mas para estar NELES. Leia 1Co 3. 16 - por isso, quando pecamos, estamos profanando o templo do Espírito Santo - 1Co 6. 18,19.

Resumindo: sem o Espírito Santo conosco, ficaríamos sem rumo, não entenderíamos as Sagradas Escrituras, não teríamos poder para pregar a Palavra de Deus, nem haveria convencimento do pecado, da justiça nem do juízo divino, além do mais, não teríamos esse ser divino habitando em nós e nos ajudando nas nossas fraquezas - leia Rm 8: 26. Viu como esse ser, que faz parte da Trindade e que também é Deus,  é INDISPENSÁVEL para a Igreja da qual fazemos parte?  

Espero tê-lo ajudado a conhecer, pelo menos, um pouquinho da importância do Espírito Santo para a compreensão, a divulgação e a eficácia da Palavra de Deus em nossa vida.

No amor de Cristo,

Leila Castanha

21/04/2024


BIBLIGRAFIA:

Bíblia, versão NVI (com exceção de Jo 14. 16-27 - ARA; Nee 9. 30 - ACF; Jo 16: 7-16 - NBV)

Luciano Subirá, pregação "O ministério do Espírito Santo", youtube

2 comentários:

  1. Amei! Seus escritos são muito esclarecedor e tratando-se desse assunto, absorvi muitos conhecimentos. Que o Espírito Santo continue te inspirando para as próximas postagens.

    ResponderExcluir
  2. Prezada leitora,
    Sou grata pelo seu comentário, pois ele me dá mais ânimo para continuar esse trabalho de semear a Palavra de Deus explanada. Inclua-me em suas orações para que o Espírito Santo me esclareça mais e mais, a fim de conduzir-me à ministração do ensino da Santa Palavra. Grata pela sua participação.

    ResponderExcluir

Registre suas dúvidas ou opinião sobre o texto acima. Será um prazer ler seu comentário.