O espiritismo tem raízes muito antigas. A Bíblia relata a primeira
sessão espírita, em Gênesis 3.1, quando Satanás usou a serpente (como médium)
para falar à Eva a fim de persuadi-la a comer do fruto que Deus havia proibido.
O espiritismo é, em suma, a doutrina e prática segundo a qual os
espíritos dos mortos podem entrar em contato com os vivos, na maioria dos casos
por intermédio dos médiuns (pessoas que servem como intermediários entre os
vivos e os mortos). Manifestam-se por toques, movimentos e certas formações
materiais, denominadas ectoplasmas (substância visível que emana do corpo de
alguns médiuns). Os espíritos que possuem os médiuns são chamados de guia.
Além da própria religião que recebe esse nome, o Espiritismo
existe dentro de muitas outras, como no hinduísmo, no budismo e até em algumas
doutrinas do catolicismo romano, que nada mais são do que subprodutos do pensamento
universal espiritualista, tais como o purgatório, salvação pelas obras e oração
pelos mortos.
A “explosão” ocidental do Espiritismo aconteceu em 1847, nos
Estados Unidos, com a experiência vivida pelas irmãs Fox. A mais velha, Margaret, tinha
onze anos de idade e a mais nova, Kate, tinha apenas nove. Elas moravam em uma
casa velha com os pais, quando começaram a ouvir ruídos, uivos, vozes e
gargalhadas, e quando estavam deitadas na cama seus cobertores eram puxados.
Um dia, uma das irmãs sentiu uma mão fria em seu rosto, o que lhe
causou desespero. Até que, finalmente, Kate resolveu entrar em contato com o
suposto espírito, que lhe respondia através de uma estratégia que a garota
usou. Cada batida correspondia a uma letra do alfabeto (por exemplo, duas
batidas correspondia à letra a, e assim por diante).
Dessa maneira o “espírito”
disse-lhe que se chamava Charles Rosma, e que o motivo de persegui-las era
porque, quando era vivo, ele morava naquela casa e havia sido assassinado no
porão. As crianças contaram tudo aos pais, que chamaram as autoridades, e
descobriram o corpo exatamente onde o tal espírito indicara.
A partir desse reavivamento espírita que se iniciou nos Estados
Unidos e depois se espalhou pela Europa, apareceu, na França, um homem chamado
Léon Hippolyte Dénizard Rivail, que se autodenominava a reencarnação do poeta
celta Allan Kardec. Esse homem recebia espíritos e trabalhava ativamente como
médium. Embora as práticas espíritas sejam antiguíssimas, o espiritismo, tal
como conhecemos hoje, foi codificado e organizado por Allan Kardec, na segunda
metade do século XIX (século 19). Ele registrou suas doutrinas em vários
livros, além de fazer excursões pela Europa propagando suas ideias espíritas.
Seus primeiros registros datam de 1861, e dentre seus escritos
constam: O Livro dos espíritos, O Evangelho Segundo o Espiritismo, O Livro dos
Médiuns, O Inferno e Gênesis. Também fundou a Revista Espírita, um periódico
mensal de temas voltados ao espiritismo.
No Brasil podemos encontrar várias facetas do espiritismo: Aquelas
de raízes africanas (Quimbanda, Umbanda, Macumba e Candomblé) e ameríndias.
Embora, no início, o mais comum era ver o sincretismo entre o espiritismo
africano e o ameríndio, podemos encontrar o sincretismo entre a cultura e a religiosidade
popular, como se vê na Bahia, na Igreja do Senhor do Bonfim, onde o nome de
cada santo corresponde a um guia equivalente das religiões africanas como a
Umbanda e o Candomblé.
Há dois tipos de Espiritismo: o comum (quiromancia, cartomancia),
o baixo espiritismo (macumba, candomblé, umbanda, vodu), o Espiritismo
Científico ou Alto Espiritismo (esoterismo, teosofismo); e o Espiristismo
Kardecista (baseado nos ensinamentos de Allan Kardec).
A diferença entre o Espiritismo Científico e o Kardecista é
basicamente a seguinte: O Espiritismo
Científico refere-se a grupos
que, embora sejam espíritas (porque têm características e crenças espíritas),
não admitem ser uma religião.
Preferem intitularem-se como grupos científicos, filosóficos, beneficentes,
organizações esotéricas etc.
Um exemplo desse tipo de espiritismo é a LBV – Legião da Boa
Vontade (entidade que faz um trabalho social junto aos pobres). Quanto ao
Espiritismo Kardecista, é reconhecido como religião, e
professa como doutrina central o aperfeiçoamento
moral do ser humano a partir
de ensinamentos e orientações produzidos pelos espíritos dos mortos. Mascaram
suas doutrinas como sendo de caráter cristão, utilizando-se de textos bíblicos
em seus ensinamentos.
Para os Kardecistas, o
espiritismo é considerado a terceira revelação da Lei de Deus à humanidade,
sendo a primeira, vinda através de Moisés e a segunda, através de Jesus.
EM QUE CREEM OS ESPÍRITAS:
Segundo
o espiritismo, é espírita quem acredita:
1) Em Deus, criador de todas as
coisas que há no Universo, isto é, os espíritos desencarnados (mortos), os
espíritos encarnados (vivos) e as coisas materiais;
2) Na imortalidade da alma;
3) Na reencarnação, como processo para
expiação de erros passados (em outras encarnações) e para alcançar a perfeição
espiritual;
4) Na comunicação dos espíritos
desencarnados (mortos) com os encarnados (vivos).
O
lema do espiritismo Kardecista é: FORA DA CARIDADE NÃO HÁ SALVAÇÃO. Por isso os
espíritas dão muita importância às obras de assistência social.
O
QUE O ESPIRITISMO DIZ SOBRE:
A)
Deus: Deus é a inteligência
suprema, causa primária de todas as coisas. Citam passagens bíblicas como Sl
19.1, no qual o salmista diz que “os céus declaram a Glória de Deus e o
firmamento anuncia as obras de suas mãos”. Embora acreditem na existência de
Deus, dizem que Ele é por demais longínquo (muito distante), e se perde na distância
imensurável. Sendo assim, mais próximos do que Deus estão os guias (entidades
que se incorporam nos médiuns), cujo intuito é de auxiliar e confortar os
encarnados (vivos).
B) Jesus Cristo: Para os espíritas, Jesus
é visto como uma grande entidade encarnada, a maior que já veio ao nosso mundo.
No entanto, dizem que como todos os Espíritos, Jesus também teve o mesmo ponto
de partida, reencarnando quantas vezes tenha sido necessárias nas diversas
moradas do Universo, até chegar à condição de Espírito puro. Jesus, na visão
espírita não é nada mais do que um grande médium, assim como Allan Kardec.
C) Salvação: Não acreditam em
salvação pela graça, pois afirmam que ninguém alcança salvação só por meio de
arrependimento, mas todos sofrerão as consequências de seus atos e expiarão os
seus males por meio de reencarnações, esforçando-se continuamente para melhorar
a si mesmos, até chegarem a espíritos puros. O sacrifício de Jesus foi apenas o
ato heróico de um homem bom, do espírito mais evoluído que passou pela Terra,
sem, contudo, ter qualquer valor expiatório (salvífico).
D) Céu e Inferno: Tanto o céu, como o inferno são estados de alma, não geográficos.
Assim sendo, os que seguem o bem, ficarão em estado de céu (ou paraíso) e os que fazem o
mal, de inferno (sofrimento). Para eles, o inferno, como um lugar de tormento
eterno não existe, porque, alegam que, sendo Deus totalmente bondade e amor não
seria capaz de enviar os seus filhos para o sofrimento eterno, pelo contrário,
sua alegria é que todos se salvem.
Como
argumento contra a existência do céu, utilizam-se do texto bíblico no qual
Jesus diz ao ladrão: “Hoje mesmo estarás comigo no paraíso”. No entanto, dizem
eles, três dias depois Jesus apareceu a Maria Madalena e disse que ainda não
havia subido para o paraíso, será, então, que ele mentiu ao ladrão?
Suas
conclusões foram as seguintes: O ladrão encontrou paz interior, o paraíso, isto
é, um estado de
consciência, e não um lugar determinado no espaço. Céu,
inferno, paraíso, segundo os espíritas, tem a ver com estados da alma,
não lugares reais.
E) Diabo: Assim como não acreditam
na existência do inferno, não creem que o diabo existe. Apoiam suas afirmativas dizendo que
Deus sendo bom jamais criaria o mal eternamente. Alegam que, se Deus, por
intermédio de Jesus, recomenda que perdoemos nossos inimigos, como pode Ele
mesmo condenar alguém? Creem que todos os espíritos evoluem, e todos, sem
exceção, chegarão à perfeição. O diabo, também, não existe, é apenas a
representação do mal.
F) A Bíblia: Citam partes de textos
bíblicos e pregam lindos sermões baseados nela, mas acreditam que o Evangelho
foi reinterpretado por Allan Kardec.
G) Sofrimento: Acreditam que toda a dor
e sofrimento têm um propósito: Servem para a expiação de faltas passadas (em
outras encarnações), bem como para nos ajudar no progresso espiritual. Por não
ser possível identificar quando a alma se desprende do corpo, os espíritas não
aprovam a prática da eutanásia (a provocação da morte de um paciente
desenganado), crendo que o sofrimento da vítima pode ser um processo para seu
progresso ou para sua expiação, e interferir, pode ser uma violação da lei de
causa e efeito (karma).
H) Reencarnação: Utilizam o texto de Jo 14.2, “Na casa de meu Pai há muitas
moradas”, para afirmarem a existência de vários mundos para onde vão os
espíritos de acordo com o grau de atraso ou adiantamento de seus habitantes.
Creem que a Terra não é o único mundo habitado, (inclusive acreditam na
existência de ETs – Criaturas extraterrestres) e que cada mundo pertence a uma
categoria (grau) diferente, sendo a Terra um planeta de expiação e provas, que
ocupa o segundo grau na escala dos mundos habitados; Ela já ocupou o primeiro
grau e está passando para a categoria de mundo de regeneração (3º grau),
posteriormente será um mundo feliz (4º grau), e por fim, um mundo celestial (5º
grau).
Quando
o Espírito, pelo seu livre-arbítrio, entra pelo caminho do mal, afastando-se
das Leis de Deus, ele sofre as consequências de seus erros, passando por
reencarnações até chegar à pureza e à perfeição espiritual. Comparam o processo
de reencarnação a um aluno que repete o ano até ficar em condições de ser
aprovado. Por meio desse processo (reencarnação), todas as pessoas serão
salvas, nem que para isso precisem desencarnar, encarnar e reencarnar diversas
vezes.
Assim,
a pessoa que fez algum mal em outra encarnação, reparará esse mal, mesmo não se
lembrando de suas outras vidas. Dizem
que esse esquecimento é para o nosso bem, para não sofrermos com as lembranças
e para elas não dificultarem o processo de construção de nós mesmos. A lei de
causa e efeito (Karma) funciona mais ou menos assim: Se em determinada
encarnação certo homem foi um guerreiro, e em seu ofício mutilou e tirou a vida
de muitos, ele irá reencarnar com o devido esquecimento e terá a oportunidade
de reparar o mal cometido, exercendo o ofício de cirurgião, cuja função será a
de restaurar os corpos, por meio de cirurgias.
Pessoas
que sofrem coletivamente, como por exemplo, em catástrofes naturais como
terremotos, não é por acaso (aliás, para os espíritas não existe acaso), mas é
porque em sua vida regressa também praticou o sofrimento coletivo, como por
exemplo, alguém que, na Idade Média, havia sido um guerreiro e incendiou
aldeias, matando seus moradores.
O
espiritismo Kardecista não admite que alguém possa reencarnar em outro ser
vivo, a não ser como humano. Já outros grupos espíritas, como os Hare Krishna
acreditam que o espírito pode reencarnar em qualquer ser vivo (como por
exemplo, planta, animal, inseto ou pessoa).
I) Mortos: Acreditam que muitas
pessoas, ao abandonarem seus corpos por ocasião da morte, passam a viver nas
colônias e cidades do mundo espiritual. Outras vivem em diversos mundos
habitados, enquanto que, um grande número delas continua a viver no meio dos
encarnados (vivos) participando de suas lutas diárias, sofrendo e chorando
conosco. Em relação aos vários mundos habitados, defendem suas crenças dizendo
que Deus não criaria vários planetas se pretendia usar somente um.
Ensinam
que, por ser a alma imortal, podemos orar pelos nossos entes queridos que já
morreram, pois, se estiverem sofrendo por algum mal praticado, nossas orações
suavizarão seus sofrimentos, principalmente se morreram por suicídio, pois,
segundo eles, quem se mata
sofre de tal forma que não há palavras humanas que possam definir tal
sofrimento, além de que sua alma não descansará com a morte física, mas terá de
acompanhar a decomposição do corpo e reviver as angústias do suicídio.
Para
confirmar biblicamente suas doutrinas sobre o retorno da alma ao corpo físico,
afirmam que João Batista é a reencarnação de Elias. Usam, também, as palavras
de Jesus à Nicodemus, “necessário é nascer de novo” (Jo 3.7), como prova de
confirmação da legitimidade da doutrina da reencarnação.
J) Mediunidade: É o fenômeno pelo qual
um espírito de um morto entra em contato com os viventes por intermédio dos
médiuns. Defendem essa prática alegando que Moisés proibiu somente a exploração
comercial da mediunidade, ou seja, consultar os mortos com fins lucrativos.
Para comprovar suas teses, dão como exemplo,
as atividades “mediúnicas” de Eldade e Beldade, dizendo terem sidos apoiados
por Moisés, mesmo depois que ele havia proibido tais práticas, porque as
atividades espirituais através deles tinham o propósito de orientar moralmente
os seus conterrâneos (Nm 2. 26-29). Outra prova pela qual defendem suas
práticas de feitiçaria e necromancia (consulta aos mortos) é mostrando a
narrativa bíblica, na qual o próprio Moisés aparece juntamente com Elias,
depois de mortos, no monte Tabor, conversando com Jesus (Mt 17.3).
Também
usam a história de Saul, que ao consultar uma pitonisa (feiticeira ou médium),
falou com o espírito do profeta Samuel (1Sm 28.12). Segundo os espíritas, a
comunicação com os mortos tem dois objetivos: Mostrar o caminho do bem para nos
auxiliar em nosso progresso e nos consolar diante das provas da vida
O QUE A
BÍBLIA DIZ EM RELAÇÃO AO ESPIRITISMO:
A Bíblia é contra o
espiritismo pelas seguintes razões:
No
livro de Deuteronômio 18.10-15, lemos:
“Não
se achará entre ti quem faça passar pelo fogo o seu filho ou a sua filha, nem
adivinhador, nem prognosticador, nem agoureiro, nem feiticeiro, nem
encantador, nem necromante, nem
mágico, nem quem consulte os
mortos; pois todo aquele que faz tal cousa é abominação (coisa detestável)
ao Senhor; e por estas abominações (coisas detestáveis) o Senhor teu Deus os
lança de diante de ti.” 2 Cro 33.6, mostra que um dos pecados cometidos
pelo rei Manassés (rei de Jerusalém), foi ter consultado feiticeiros e adivinhos. E
isto, provocou a ira de Deus.
Saul
entendia que consultar a feiticeiros e necromantes (pessoas que consultam os
mortos para saberem do futuro) era proibido por Deus, porque em 1 Sm 28.3, diz
que ele mandou procurar uma médium, porque ele próprio havia expulsado de
Israel todos eles. Saul expulsou essa gente porque sabia que Deus abominava
(detestava) essas práticas e só foi procurá-los porque Deus não mais falava com
ele.
PORQUE
NÃO ERA SAMUEL QUEM FALOU COM SAUL:
Porque
o próprio Samuel, que era profeta de Deus (profeta era uma pessoa que falava em
nome de Deus), ao repreender Saul, o próprio Samuel, quando ainda estava em
vida, disse-lhe que Deus o havia rejeitado porque desobedecera a sua palavra e
para o Senhor “a rebelião é como o pecado de feitiçaria” (1Sm 15.23).
Veja
bem: Se Deus rejeitou a Saul porque desobedeceu a Sua ordem (rebelou-se contra
Ele), e Samuel disse que a rebelião é como o pecado de feitiçaria, logo, fica claro que a
feitiçaria (mediunidade) é pecado. Médiuns
são feiticeiros, magos, adivinhos que preveem o futuro. Nos tempos antigos eram
chamados de pítons, e as mulheres, pitonisa.
Teria
lógica Deus dizer pelo profeta Samuel que a feitiçaria era pecado e depois
enviar o próprio profeta para falar a Saul, por meio de um ato pecaminoso?
A
Bíblia diz que Saul procurou a médium (pitonisa) porque Deus não lhe falava de
nenhuma forma (nem por sonhos, nem por Urim, nem pelos profetas). Se Deus não
lhe falava nem pelos profetas,
como permitiu a Samuel (um profeta) falar
com ele? Se pelos meios que o próprio Deus ordenara, Ele não falou
a Saul, como ele preferiu falar pelos meios que Ele mesmo condenou?
A
morte de Saul não foi cumprimento da predição feita pela médium (ou pelo
espírito de Samuel), pois, de acordo com 1Cro 10.13,14, ele morreu porque:
a) Não guardou a palavra do Senhor
(Istoé, não obedeceu o que Deus dissera);
b) Interrogou e consultou uma necromante,
e não ao Senhor”.
Vemos,
pois, que a morte de Saul foi, simplesmente, consequência de sua desobediência a Deus.
Observamos
através deste texto que Samuel não consultou ao Senhor, porque se fosse Samuel
que falara com Saul, sendo ele profeta do Senhor, seria o próprio Deus quem
falava e o texto diz claramente que ele não consultou ao
Senhor.
Também
não poderia ser Deus que falara, porque estando Samuel morto, não podia voltar
ao mundo dos vivos, conforme indica a narrativa de Lc 16.27-31.
Além
do mais, embora seja verdade que o céu não tem relação com o universo físico,
não se situando em cima ou em baixo, todavia, como referência para nós, que só
compreendemos as coisas na esfera física, em toda parte em que a Bíblia
menciona o céu e o inferno ela nos aponta
da seguinte maneira: O céu para cima e o inferno para baixo (Dt 2.39; 2 Rs
2.11; Sl 139.8; Pv 15.24; Jo 3.31; Rm 10.6). Como pode, então, esse Samuel vir
de baixo e crermos que ele veio da parte de Deus?
Outra
discrepância encontrada nas previsões do falso Samuel é o fato de ele dizer que
no dia seguinte (quando Saul seria morto), Saul estaria com ele. O problema é
que, se Samuel era um homem de Deus não poderia estar no mesmo lugar que Saul,
porque em 2 Cr 10.13, a Bíblia revela que Saul
morreu em pecado e longe de Deus.
AS
PREVISÕES MEDIÚNICAS FALHARAM:
O
pseudo Samuel disse que Saul seria entregue nas mãos dos filisteus, no entanto,
isso não aconteceu, porque ele suicidou-se (1 Sm 28.19; 31.4).
OBS.: Saul foi a primeira
pessoa a quem a Bíblia narra que se suicidou. Isso não quer dizer que ele foi o
único, mas Deus fez questão de mostrar como foi a sua morte, isto é, ele não
foi morto pelos filisteus (conforme profetizou o falso espírito de Samuel), mas
matou-se.
O
versículo 4 do capítulo 31, aponta que o rei Saul foi cremado pelos homens de
Jabes-Gileade. Portanto, os filisteus não o pegaram, nem o mataram e nem ao
menos o enterraram.
Segundo
a profecia do espírito, que a médium entendeu ter sido de Samuel, os filhos de
Saul também morreriam com ele. Isso não aconteceu, porque a Bíblia apresenta
seis de seus filhos e diz que no dia de sua morte, morreram apenas três deles
(1Sm 31.8; 2 Cro 10. 2,6). Veja que havia outros que continuaram vivos (2 Sm 2.10;
28.8).
Segundo
a palavra da pitonisa, Saul morreria no dia seguinte,
mas, segundo a Bíblia ele só morreu alguns dias depois. Lendo atenciosamente, 1
Sm 30, observa-se que esse incidente ocorreu paralelamente ao encontro de Saul
com a médium. Observamos no versículo primeiro haver passado três dias. No verso treze, passou-se
mais três dias e no dezessete, mais
um dia de luta. Além do tempo gasto para Davi voltar e ainda, 2 Sm 1.1 registra mais dois
dias. Dessa forma contamos vários dias até a morte de Saul. Segundo alguns
estudiosos da Bíblia é possível contar dezenove dias até a sua morte.
REFUTAÇÃO BÍBLICA:
Não há dúvidas de que o
que acontece numa sessão espírita é real. Tudo o que se passa ali é a mais pura
realidade. Existem sim manifestações de espíritos. A questão é que, apesar de
haver realidade nessas manifestações, não há verdade. Ou seja,
são, realmente, espíritos que se encorparam nos médiuns, mas não são espíritos
de pessoas mortas, mas de demônios (anjos caídos que agem a serviço de
Satanás). E eles são muito reais! Todavia, são mentirosos e servem ao Pai da
Mentira, o que dá a eles a capacidade de enganar tantas pessoas.
Há
os que se defendem dizendo que pertencem ao Espiritismo de mesa branca, e tudo
o que fazem é para o bem, inclusive, muitos nem cobram por seus serviços. Li um
livro, no qual achei interessante o raciocínio do autor que, ao ser questionado
por um espírita que justificavas suas práticas benéficas, respondeu-lhe dizendo
que em Dt 18 a Bíblia não faz diferença alguma entre magia negra e
Espiritismo Kardecista. O texto bíblico, dizia ele, começa com quem mata os
filhos e termina com quem consulta os
mortos e diz o texto que TUDO é abominação (coisa detestável) ao
Senhor.
Além
dos textos expostos acima, podemos encontrar outros, onde Deus proíbe a prática
espírita e manda matar todos os feiticeiros e adivinhos, dentre eles, Êxodo 22.18 e Levíticos 20.27.
Em Gálatas 5.19,21,
o apóstolo Paulo faz uma lista a qual chama de “obras da carne” e diz que quem
pratica tais coisas, não herdará o reino de Deus. Entre os itens de sua lista
está a feitiçaria.
Em Apocalípse 21.8,8;
22.15, afirma que o lugar dos feiticeiros é no lago que arde com fogo e
enxofre.
Em
relação à falta de memória
do passado quando reencarnamos, conforme prega o espiritismo, é bastante
incoerente, porque se é injusto Deus condenar alguém ao inferno, acaso não
seria igualmente injusto fazer as pessoas vagarem vida após vida pagando por um
erro que simplesmente desconhecem?
Diferente do ensinamento espírita sobre a
busca da pureza e perfeição, a Bíblia ensina que devemos buscar a santificação
em nossa vida
diária, vigiando para não mais pecarmos (transgredirmos as Leis de Deus),
e, se pecarmos, devemos confessar os nossos pecados (a Deus, e se for o caso, à
pessoa contra quem pecamos) a fim de sermos perdoados e recomeçar (em nossa
atual vida) a buscar a pureza e perfeição (Mt 5.23; Tg 5.16; 1 Jo 1.9).
Além disso, a observância bíblica é que devemos lembrar de onde caímos a fim de
nos arrependermos (Apocalipse 2.5). Lembrar é necessário para a correção do
nosso erro.
É
assim que a Palavra de Deus ensina que devemos “progredir” em nossa busca pela
pureza, isto é, lembrando-nos de
onde e como caímos, arrependendo-nos, confessando os nossos erros e recomeçando
a viver em novidade de vida (Sl 51.3; Pv 28.13;1 Jo 1.9 e Ap 2.5). É através da memória (e não do esquecimento) que nos
aperfeiçoamos para a pureza, abandonando o mal, do qual temos consciência, e
nos apegando ao bem (Leia Efésios 4.22, 28).
O
diabo,
bem diferente do que desejam os espíritas, é um ser real, não uma pessoa ou espírito
que se compraz (sente prazer) em praticar o mal. Segundo a Bíblia, Ele tentou a
Jó (e foi responsável por toda a desgraça que lhe ocorreu - Jó 8.44). Jesus foi
tentado por ele (Mt 4.1-10) e Pedro diz que ele vive em nosso derredor,
procurando nos tragar (1Pe 5.8). Ele é deus deste século (mundo), a fonte de
todo o mal, o pai da mentira etc (Jo 14. 30; Mt 13.18;; 1Jo 3.8,10;Jo 8.44).
Ele pode operar grandes sinais e maravilhas e transfigurar-se em anjo de luz (2
Ts 2.9; 2 Co 11.14) Seu ofício, é matar, roubar e destruir (Jo 10.10). Tanto o diabo como os seus anjos
são reais (Mt 25. 41; Mt 7.22; 9.34; Mc 9.38; 16.17; Lc 4.41).
Quando
o homem desobedece a Deus, o culto que oferecem é a demônios, não a Deus. O
salmista, o apóstolo Paulo dentre outros, sabiam que o ídolo nada é, pois não
passam de bonecos sem vida, todavia, a Bíblia afirma que, por desobedecerem a
Deus, quem os adora não presta culto a Ele, mas a demônios (Dt 32. 16, 17; 1 Co
10. 20). Se Deus proibiu a feitiçaria, como pode os espíritas adorar a Deus? Se
o próprio Deus disse que o pecado de feitiçaria é abominação ao Senhor e em Ap 21. 8 diz que aos abomináveis (...)e
aos feiticeiros, seu lugar é
no lago que arde com fogo e enxofre, como pode suas práticas ser do agrado de
Deus?
Em
relação ao sofrimento, nada
tem a ver com expiação de pecados, porque em João 9.1-3 encontramos a história do cego de
nascença, na qual perguntaram a Jesus se sua cegueira foi conseqüência do
pecado de seus pais ou dele mesmo, ao que Cristo respondeu: “Nem ele, nem seus
pais pecaram, mas isso ocorreu para que a glória de Deus se manifestasse nele”.
A doença de Lázaro, também, não era para expiar nenhum pecado, mas Jesus disse
que era para se manifestar a Glória de Deus (Jo 11.4). Os profetas, homens que
eram retos diante de Deus passaram por grandes sofrimentos (5.10) e o próprio
Cristo, que segundo os espíritas, foi o maior espírito iluminado que já pisou
no mundo, sofreu como qualquer homem, inclusive para resistir as tentações
humanas, sem pecar (1 Pe 5.1; Hb2.18).
O Jesus que a Bíblia apresenta não é o
mesmo mostrado pelo espiritismo. Marcos, apesar de apresentar Jesus, em seu
Livro, como “O Servo Sofredor”, inicia
sua narrativa apresentando-o como o “Filho de Deus”
(1.1). Mateus também narra uma conversa entre Jesus e seus discípulos, na qual
Ele perguntou-lhes o que o povo dizia a seu respeito. Após os discípulos responderem qual
era a opinião geral, Ele tornou a perguntar-lhes: “E vós, quem dizeis que eu
sou?”, ao que lhe responderam: “Tu és o Cristo, o Filho do Deus Vivo”
(16.13-17). Marta também confessa a Jesus que crê em sua divindade, isto é, crê
que Ele é, de fato, o Filho de Deus (Jo
11.27). Quando Jesus abordou o cego de nascença, sua pergunta foi: “Crês tu no Filho de Deus?” E
ao perguntar de quem se tratava, Jesus disse-lhe: “...É aquele que fala
contigo” (Jo 9.33-37).
João
afirmou (20.31) que o propósito de ter escrito o seu Evangelho foi para que
creiamos que Jesus é o Filho de Deus, a fim de que tenhamos
a vida eterna. Ou seja, quem não crê nisso, pode fazer todas as boas obras
imagináveis e reencarnar quantas vezes for, ainda assim, não será salvo.
O
mesmo João alertou que também é necessário crer que Jesus veio
em carne e esteve entre nós
em carne (como ser humano). Ele finaliza sua admoestação dizendo que quem não
crer nisso, NÃO É DE DEUS (1 Jo 4.2,3; 2 Jo 7).
Há
algumas seitas, como os gnósticos que ensinavam que Jesus veio em aparência de carne, isto é, ele continuava
espírito, mas apresentava-se como se fosse carne (humano). O ensino bíblico nega
essa doutrina, porquanto João escreveu com todas as letras: “E o verbo (Jesus) se fez carne e habitou entre nós”.
Ele não era como carne, ele se fez (se tornou) carne.
Voltando
a divindade de Jesus, a Bíblia apresenta o próprio Cristo afirmando ser Deus (Mt 26.62-65; Jo 10.24-33,33). João,
também confirma, dizendo que Ele estava com Deus e era Deus (1.1-3).
Em
relação à comunicação dos
vivos com os mortos, é totalmente contrário ao que a Palavra de Deus
declara, porque o salmista afirma que os mortos não fazem parte do mundo dos
vivos, de sorte que não podem louvar a Deus na Terra (Sl 88.10-12; 115.17).
Deus se irava contra aqueles que procuravam ajuda dos mortos, de modo que falou
as seguintes palavras, através do ministério do profeta Isaias: “Quando vos
disserem: Consultai os que têm espíritos familiares e os adivinhos, que
chilreiam entre os dedos; - não recorrerá um povo ao seu Deus? A favor dos vivos
interrogar-se-ão os mortos?” (Is
8.19).
Obs.: Espíritos familiares eram
aqueles que só atendiam as pessoas que, supostamente, tinham poder sobre eles,
isto é, só baixavam em determinados médiuns.
É
verdade que a Bíblia conta sobre transfiguração de Jesus, momento esse no qual
ele conversou com Moisés e Elias (já mortos nessa época). Todavia, eles não
estavam conversando com os discípulos, mas com o próprio Jesus, e também, Jesus
não lhes recomendou que os invocassem ou propagassem a doutrina da comunicação
com os que morreram.
Sob
ordens de quem, os espíritas assim fazem? Sabemos que foram orientados pelo
Evangelho reinterpretado (ou melhor, distorcidos) por Allan Kardec, porém, o
apóstolo Paulo preveniu a Igreja, dizendo: “Ainda que eu mesmo ou
um anjo dos céus vos anuncie outro evangelho, além do que já vos
tenho pregado, seja amaldiçoado.” (Gl 1.8).
É
só ler a Bíblia, desprovidos de preconceitos, que você poderá descobrir por si
mesmos se ela equipara-se com a doutrina espírita ou a rejeita.
Quanto
à reencarnação,
o homem pode fazer todas as boas obras imagináveis, mas se não crê que Jesus é
o Filho de Deus que veio em carne e sacrificou-se pela salvação do pecador,
nenhuma reencarnação poderá ser suficiente para salvá-lo, porque o próprio
Jesus já havia profetizado: “Sem mim nada podereis fazeis” (Jo 15.3-5). Além do
mais, segundo a Bíblia, as obras a ninguém salva, porque a salvação é dom (presente) de Deus, e não vem
pelas obras (Ef 2.8,9; 1Pe 1.19). Portanto, por mais que o homem pudesse passar
milênios a fio reencarnando e expiando seus pecados, de nada resolveria para
alcançar a pureza e a salvação. Quem nos purifica e nos encaminha à perfeição é
a nossa obediência à Palavra de Deus, que é a prova de que cremos no Senhor
Jesus Cristo (Jo 15.3; 1Pe 1.22).
As
obras são apenas “fruto”, isto é, resultado de uma vida que segue as instruções da
Palavra de Deus, pois conforme o próprio Jesus afirmou:
“... Quem está em mim, e eu nele, esse dá muito fruto” (Jo 15.5).
E o apóstolo Paulo fez uma lista sobre que tipo de fruto produzimos quando
estamos em Cristo, isto é, quando fazemos o que ele manda (Leia Gl 5.22).
Os
espíritas gostam de se passar por cristãos, de forma que procuram firmar seus
sermões utilizando a Bíblia, no entanto, ao pregarem sobre a reencarnação
parece que não prestam muita atenção no que os textos bíblicos dizem sobre a
morte: “Pois ao homem está ordenado morrer uma só vez,
vindo depois disso o juízo”. (Hb 9.27; Ap 20.12). Como posso dizer que o
espiritismo é uma religião cristã se ela nega e distorce os ensinamentos do
próprio Cristo?
Há
alguns que, defendendo o espiritismo, dizem que se Deus proibiu a consulta aos
mortos é prova de que os mortos podem se comunicar com os vivos. Porém, isso
não é verdade, porque Deus também proibiu a adoração a ídolos e o apóstolo
Paulo disse que o ídolo não é nada (1 Co 8.4) . O salmista também disse que não
passam de imagens inanimadas (Sl 115.4; 135.15). Então por que Deus proibiu? O motivo
da proibição, o próprio Deus revelou a Samuel quando este foi ungir Davi para
rei, dizendo-lhe que Ele não vê como o homem, pois o homem vê o que está diante
dos olhos, mas Ele olhava para o coração. (1 Sm 16.7).
Assim,
compreendemos que, quando os hebreus escolhiam outros deuses, Deus não via,
apenas, simples bonecos sem vida, Ele via a atitude de um povo, a quem tanto
amava, e, a despeito de seu amor o trocava por qualquer coisa. Não era o ídolo que estava em jogo, mas a escolha de
seu povo (Preferiam outras coisas a Deus). Veja o que Deus falou através do seu
profeta Jeremias:
“Espantai-vos disso, ó céus, e horrorizai-vos! Ficai
verdadeiramente desolados, diz o Senhor. Porque o meu povo fez duas maldades: a
mim me deixaram, o manancial de águas vivas, e cavaram cisternas rotas, que não
retêm águas” (Jr 2. 12,13)
Observe,
então: Deus disse que o seu povo fez duas maldades:
1º) Deixaram-no (Esta é a questão crucial); 2º) cavaram para si cisternas que
não retêm (juntam) águas (Trocaram-no por nada). A primeira maldade foi com Deus e a segunda, com eles mesmos.
Se Deus compara os ídolos a cisternas rasas, que não retêm água, sendo Ele a
fonte de água viva, não haveria motivo para ele disputar com esses “deuses”.
Porém, como todo o coração que ama, Deus não suportava ser trocado. Nem
pelos ídolos, nem por outras pessoas (Mt 10. 37), nem pelo mundo (2. 15) etc.
Em
Ezequiel 8.3,5, o profeta narra sobre a idolatria de Israel, chamando os ídolos
de “ídolo que provoca o ciúme de Deus”. Deus nunca precisou disputar com
ninguém, mas ver o seu povo glorificando a outros, independente de ser real ou
fictício, magoava sobremaneira o coração divino, de forma que Ele declarou: “A
minha glória não a dou a outrem” (Is 48.5, 11).
A
verdade é que Deus tinha e tem ciúme do seu povo (Tg 4.5). Não eram os ídolos em si que provocava
a ira de Deus, mas a atitude de traição que o seu povo demonstrava para com
Ele, deixando de honrá-lo para adorar falsos deuses.
Por
isso é de muita relevância, observarmos o alerta do apóstolo Paulo a Timóteo:
“Ora, o Espírito afirma expressamente que, nos últimos tempos alguns
apostatarão da fé, por obedecerem a
espíritos enganadores e a ensinos de
demônios...” (1 Tm 4.1) . (Grifo meu)
Espero
poder tê-lo ajudado no tocante as tuas dúvidas sobre a história e a doutrina
espírita, e fazê-lo entender o que diz as Escrituras em relação ao perigo dessa
prática.
Despeço-me
na doce Paz de Cristo,
Com Amor,
Leila
Castanha
01/2014
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