segunda-feira, 29 de julho de 2024

ALEGRIA - UM INGREDIENTE NECESSÁRIO AO CRISTÃO

 

Em primeiro lugar, não podemos seguir Jesus por muito tempo se não o conhecermos e entendermos quais são os seus ensinamentos. Para tanto, é necessário que examinemos a Bíblia, visto que ela testifica sobre a pessoa de Cristo - Jo 5.39  

Jesus e o jovem rico: A Bíblia diz que quando o jovem confessou que seguia todos os mandamentos de Deus,  Jesus o amou. E, justamente por isso era necessário que nada o impedice de segui-lo. Aquilo que para muitos era só bens materiais, Cristo sabia que era um grande impecilho para o moço segui-lo, pois ele estava "preso" às riquezas. Por isso exigiu que o jovem se desfizesse daquilo que, em seu coração,  deixava Deus em segundo lugar:.  Enquanto a riqueza fosse um bem supremo para ele, Deus não teria liberdade de agir em sua vida. Por isso Jesus lhe revelou que só após se desapegar do tesouro terreno, ele teria um tesouro no céu. E o jovem se retirou TRISTE. Sua alegria não estava em obedecer a Deus, mas em suas posses materiais. Sem elas ele não sabia ser feliz. Leia Mc 10.17-22.

O Evangelho descrito na Bíblia pressupões renúncia - Se não soubermos nos desapegar das coisas desta vida, seja objetos, animais, trabalho, pessoas, ou qualquer outra coisa, nunca seremos plenamente usados por Deus. Faz parte da vida cristã renunciar a tudo para que Cristo seja a primazia em nossa vida - Lc 9.23; Mt 10.37. A tristeza do jovem consistia no fato dele querer Deus e seus bens, e isso não teria problema algum se as riquezas não fosse um ídolo para ele, ou seja, se ele não tivesse depositado sua segurança, esperança e alegrias no que possuia mais do que em Deus. Só conseguiremos alcançar a alegria completa em Cristo, quando ele for o nosso mais valioso tesouro, pois as coisas dessa vida são transitórias, passageiras e sempre deixará lacunas em nossa alma. Leia o que Jesus disse sobre isso: Mt 6.19-21.

Vem, toma a tua cruz e segue-me:   Cruz é símbolo de morte, e só consegue seguir a Jesus quem já morreu para si mesmo. O apóstolo Paulo se expressou muito claramente, usando a analogia da cruz, ao dizer: "Já estou crucificado com Cristo, agora já não sou eu qem vive, Cristo vivem em mim" - Gl 2.20.

Jesus sabia a dificuldade daquele jovem em largar tudo o que tinha para se dedicar a Deus, pois Cristo mesmo já fizera isso, e sua perda foi infinitamente mair do que a de qualquer um que abandone toda a sua fortuna, visto que ele trocou seu poder, sua glória e majestade para se humilhar a forma frágil e débil de uma criatura sua, finita, e, além disso, nasceu num lar pobre. Ele sabia muito bem o que é ter tudo e se ver sem nada. No entanto, a única coisa do qual reclamou foi no momento de sua crucificação, quando perguntou: "Pai, porque me desamparastes?" Deus era a única perda que Jesus sentiu muito e se entristeceu. Será que esse é o nosso caso? Ou fazemos parte do grupo que pode perder a presença de Deus desde que as coisas materiais não lhes sejam tiradas, a exemplo daquele jovem rico da narrativa bíblica?

Deus exige posicionamemento por parte dos seus servos - Jesus contou uma parábola sobre a responsabilidade de se tomar uma decisão. Em sua narrativa, ele propôs que nenhuma decisão deve ser precipitada, pois para qualquer projeto que se tenha interesse em realizar é necessário se sentar e pensar sobre o que se quer fazer, seja uma torre ou guerra, pois em qualquer situação, a ideia do empreendedor é ser ter vitória sobre o que se pretendeu conquistar. Depois, Jesus faz um paralelo entre essa história e a escolha em o servir. Ele deixa claro que servi-lo tem um preço e nem todos estão dispostos a pagar. Logo, conclui o Mestre, analise primeiro, para você não parar no meio do caminho e ser motivo de chacota para os que te observam. É isso, a salvação é adquirida de graça, porque Cristo pagou o preço, mas servi-lo nos custa tudo o que temos, pois ao nos entregar a ele, tudo o que é nosso passa a ser dele e nos tornamos apenas mordomos - Lc 14.27-33.

A alegria do Senhor é a nossa força - Muitos cristão da atualidade, ao pensar em alegria, não consegue desvincular a palavra de coisas dessa vida (bens, dinheiro, amigos, família etc.). No entanto, ao falar da posição em que seus discípulos deveriam assumir no tocante a serem servos, isto é, Cristo neles e eles em Cristo, e de outras observações que o Mestre fez sobre como ser seu discípulo, Jesus abriu um parênteses na explicação para dizer que o propósito daquelas admoestações era para que seus seguidores pudessem usufruir da sua alegria  a fim de que a alegria deles fosse completa - Jo 15.11Percebe que a única alegria que nos completa, segundo o próprio Senhor Jesus, é a alegria que emana dele?

Neemias (8.8-10) , juntamente com Esdras, ao reunirem o povo para ouvir a lei de Deus, e, enquanto ouviam a Lei do Senhor que outrora haviam rejeitado e, por causa disso, foram exilados por anos como cativos de Babilônia, choravam muito por reconheceram o seu pecado para com Deus. No entanto, Neemias, Esdras e os levitas que estavam liderando o povo ensinando-lhes novamente as palavras da Lei, repreenderam o povo por estarem tristes diante do Senhor, e ordenaram que comessem, bebessem e exigiram que estivessem alegres na presença do Senhor. O salmistano Sl 100.1,2 mostra bem essa realidade ao exortar o povo a adentrar  na casa de Deus com alegria.

O reino de Deus é alegria - No novo testamento, o apóstolo Paulo faz uma importante observação ao dizer aos irmãos de Roma que o reino de Deus  não é constituído de coisas materiais e naturais como comida ou bebida, mas é constituído por justiça, paz e alegria no Espírito Santo - Rm 14.17.

 Alegria no Espírito Santo: é de fundamental importância o complemento dessa frase "alegria no Espírito Santo", pois estamos acostumados a buscar alegria em muitos lugares, porém, talvez não tenhamos observado que no Reino de Deus a alegria deve ser buscada no Espírito Santo de Deus. Ele conhece a mente de Cristo e nos leva por caminhos que nos assegurará a verdadeira e completa alegria que Jesus reservou para seus discípulos. 

O salmista, no Sl 1.1,2 diz que bem-aventurado, isto é, feliz é a pessoa que tem o seu prazer na lei do Senhor e medita nela de dia e de noite.  Ao nascermos de novo nossas fontes de alegria também deverá mudar, e assim como Jesus diante da pergunta dos discípulos sobre se ele não estava com fome, a resposta do Mestre foi: "" minha comida é fazer a vontade daquele que me enviou" - Jo 4.33,34Ou seja, Jesus estava dizendo, em outras palavras, que o que lhe causava alegria era fazer a vontade de Deus, mais do que alimentar o seu corpo. Se  não vivemos em NOVIDADE de vida, que boa NOVA iremos pregar?

 Alegrai-vos sempre no Sr - Em Fp 4.4,  apóstolo Paulo admoesta os irmão da cidade de Filipos dzendo-lhes: "Alegrai-vos sempre no Senhor". Além do imperativo "Alegrai-vos", Paulo frisa que isso deve ser SEMPRE e também deve ser NO SENHOR. 

Ao dizer a palava sempre, o apóstolo aos gentios (Paulo) estava esclarecendo aos irmãos que a alegria deles não pode ser circunstancial, ou seja, de acordo com o momento em que estão vivendo. Eles deveriam sempre estarem alegres. Olhando a grosso modo isso parece algo impossível, não é mesmo? No entanto, essa impossibilidade seria real se a alegria da qual ele se referia fosse uma alegria pautada nas coisas dessa vida. Mas, um olhar  mais atento há de observar que ele falava para se alegrarem sempre NO SENHOR.  Isto é, com a alegria completa de que Jesus disse em Jo 15.11 - a alegria que só ele pode dar.

Essa alegria é inesperada e acontece sem a gente programar, apenas aquece nosso coração e lança fora a tristeza. Dois discípulos de Jesus experimentaram dela em uma tarde em que estavam voltando entristecidos pela decepção de terem confiado que Jesus haveria de ressuscitar e, até aquele momento, nada tinha acontecido. Foram até suas casas contando suas decepções a um viajante que "pegou carona" na estrada com eles, até chegarem em casa. Convidaram o acompanhamento para entrar devido ao perigo da alta hora em que chegaram em suas casas, e na hora em que serviram o pão, o visitante o partiu e agradeceu a Deus. Então perceberam que era o Senhor. E a observação deles foi que durante todo o trajeto em que conversavam os seus corações ardiam. Ou seja, eles sentiram algo diferente do comum, do natural, porque, apesar de estar tristes e desanimados, a presença de Jesus lhes trouxe uma experiência sobrenatural. E tão felizes ficaram que se animaram, e, sem se lembrarem dos perigos da noite, voltaram todo o caminho que a pouco percorreram para contar aos outros seguidores de Cristo que ele havia ressuscitado sim. Leia essa história em Lc 24.13-35

O Evangelho é boas novas de alegria - Se formos crentes tristes não teremos condiçoes de anunciar as boas novas do Evangelho porque elas são novidades alegres, sua mensagem traz alegria, conforme os próprios anjos anunciaram a Maria que ela seria mãe do Salvador do mundo, dizendo-lhe: "...estou te trazendo boas novas de grande alegria, que são para todo o povo" - Lc 2.10.

JESUS NOS ENSINA COMO AGIR PARA SERMOS FELIZES:

Pensando no hoje: Em Mt 6.33, 34 vemos a narrativa de Jesus dizendo que não devemos nos preocupar com o dia de amanhã, pois assim como Deus cuida das flores do campo e dos pássaros, isto é, assim como ele sustenta a natureza, ele provê as nossas necessidades. A ansiedade é um dos fatores que, na atualidade, vem causando diversos males a nossa saúde física e mental, e ela é resultado de nossas muitas preocupações com o futuro. Mas, de acordo com o Rei do Universo, basta fazermos a nossa parte que do resto ele se responsabiliza. O salmista compartilha essa certeza conosco no Sl 125.1, ao dizer que "Os que confiam no Senhor... não se abalam"

Enquanto não confiarmos no que o Senhor nos revela em sua Palavra não temos nenhuma boa nova a anunciar.

Que o Espírito Santo de Deus nos esclareça quem é o Deus a quem servimos para que, tal qual Geasi, possamos ver que há mais conosco do que com qualquer coisa ou ser  que venha tentar roubar a nossa alegria.

No amor de Cristo,

Leila Castanha

23/07/24